Você tem um couro cabeludo oleoso? Veja aqui o que você deve fazer

Muitas mulheres sofrem com o couro cabeludo oleoso. Essas mulheres conhecem muito bem a sensação de lavar os cabelos e senti-los sujos apenas alguns minutos depois.

Veja: Cabelo oleoso: saiba como cuidar

Mais: Descubra passo a passo todos os segredos para transformar o seu visual sem sair de casa

Mas, afinal, o que provoca um couro cabeludo oleoso?

Ele acontece quando as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem sebo (óleo) em excesso e esse sebo atinge os fios de cabelo também.

As causas do couro cabeludo oleoso podem ser por motivos genéticos, umidade, desequilíbrios hormonais, dieta ruim, ou algo mais específico como determinadas doenças. Uma delas, a dermatite seborreica, também causa manchas que escamam e a atenção de um dermatologista é desejada nesses casos.

Veja: Top 12 pecados que pioram cabelo oleoso

Mais: Veja como tratar e dar adeus aos fios oleosos

mulher com cabelo oleoso

Se você quiser tratar a oleosidade de seu couro cabeludo em casa, os especialistas recomendam que você lave menos os cabelos.

Apesar disso parecer contra intuitivo, funciona. O shampoo tira o óleo de seus cabelos. Quanto mais shampoo você usar, mais sebo o seu couro cabeludo produzirá como resposta.

Embora no início seja difícil quebrar esse hábito diário, o recomendado é lavar os cabelos um dia sim, um dia não. Lavá-los diariamente pode causar desidratação, irritação e perda de cor. Além disso, você pode acabar com um couro cabeludo oleoso cada vez mais e mais.

Quando você lavar os cabelos, passe shampoo e enxágue duas vezes para evitar o acúmulo de produtos nos fios.

Além disso, para combater o couro cabeludo oleoso, evite produtos muito hidratantes como leave-in e condicionador.

Esses produtos não somente deixam o couro e os fios mais oleosos como também deixam um certo peso nos fios, passando a impressão de que eles estão mais sujos.

Veja: Como lavar os cabelos em casa com resultado de salão

Mais: 6 dicas para lavar os cabelos corretamente

mulher lavando o cabelo

Quando você iniciar esse processo de não lavar os cabelos todos os dias, eles vão parecer gordurosos no começo, uma vez que estarão se adaptando a produzir menos óleo.

Sua arma secreta até que o cabelo se ajuste: shampoos secos. Se o shampoo seco não tem ajudado você, é porque provavelmente você não o está utilizando da forma correta.

A melhor maneira de cuidar de seu couro cabeludo oleoso através do shampoo seco é primeiro escovando o cabelo depois agitando o frasco de shampoo seco e pulverizando-o apenas nas raízes, mantendo-o alguns centímetros longe do couro cabeludo.

Veja: 5 Razões para investir no xampu seco

Mais: Xampu: descubra o ativo certo para seus cabelos

Em seguida, distribua o produto uniformemente escovando seu cabelo novamente.

Se você pular a etapa de escovar o cabelo para distribuir o shampoo, ele poderá entupir os poros e resultar em excesso de sebo, que é justamente o que você não quer que aconteça.

Para os dias que seu couro cabeludo oleoso precisa de mais ajuda, especialistas recomendam dois penteados: um rabo de cavalo bagunçado ou cachos simples.

Conheça: 8 tipos diferentes de Rabo de Cavalo

Mais: Opções incríveis de penteados para cabelos cacheados

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.