Madrid, a capital da Espanha, não só é conhecida por sua rica história e cultura, mas também por sua culinária excepcional. E quem não gosta de comer bem, não é? Se esse for também o seu caso, não deixe de pesquisar voos para Madrid e poder embarcar em um turismo gastronômico único. Porém, em meio a tantas opções, podemos ficar perdidos em como definir um roteiro gastronômico para a viagem. Se esse é um problema para você, veja aqui algumas dicas de como fazer.
Por onde começar?
Para iniciar essa jornada culinária, não há lugar melhor do que as tabernas tradicionais de Madrid, onde se pode saborear autênticas tapas espanholas. Uma das áreas mais famosas para aproveitar dessas pequenas porções de comida é a região de La Latina. Não deixe de provar clássicos como tortilla espanhola (uma omelete de batata), croquetas (croquetes cremosos) e gambas al ajillo (camarões salteados no alho). Para bebida, poderá pedir uma taça de vinho ou uma cerveja gelada. Em alguns bares, alguns pratos já vêm acompanhados de uma boa bebida então, não deixe de aproveitar para provar os diferentes tipos de vinhos e cervejas espanhóis.
Para um tour histórico pelos sabores locais visite o Restaurante Botín, reconhecido pelo Guinness Book como o restaurante mais antigo do mundo. Desde 1725 o Botín ocupa o número 17 da charmosa Calle de Cuchilleros. Olhando de fora, parece um espaço pequeno, mas basta entrar para encontrar um universo de 4 andares que nos remetem direto ao século XVIII, com direito a salão de pedra e forno à lenha original da fundação. Os pratos mais tradicionais da casa são os leitões e cordeiros assados lentamente e à perfeição, mas você poderá se deliciar com outras iguarias do lugar.
Explorando a gastronomia
Para uma experiência gastronômica mais sofisticada, Madrid também oferece uma variedade de restaurantes estrelados Michelin. Desde a cozinha inovadora até os pratos tradicionais reinterpretados, esses restaurantes oferecem uma experiência única e memorável. O DiverXO, com três estrelas Michelin, é um exemplo perfeito dessa culinária experimental, onde os pratos são verdadeiras obras de arte gastronômica, surpreendendo os paladares mais exigentes.
Além das tapas e da alta gastronomia, Madrid é conhecida por seus mercados vibrantes, onde os visitantes podem provar uma ampla variedade de produtos frescos e especialidades locais. O Mercado de San Miguel, próximo a Plaza Mayor, é um dos mais famosos da cidade. Este mercado histórico oferece uma variedade incrível de produtos, desde presuntos ibéricos e queijos artesanais até frutos-do-mar frescos e doces espanhois tradicionais como churros con chocolate. É o local perfeito para experimentar os sabores autênticos de Madrid em um ambiente animado e pitoresco.
Um lugar que tem que estar na lista é o Museo Del Jamón. São várias unidades deste bar-restaurante que funcionam desde 1978. Não deixe de pedir o carro chefe da casa: o sanduíche de jamón. Para além do sanduíche, você pode pedir porções, saladas ou tábuas de frios que chegam até € 20 (bem servida). Há também pratos combinados e até um menu do dia que inclui primeiro prato, segundo prato, bebida e sobremesa na faixa de € 11.
Gastronomia tradicional e sobremesas
Para os que buscam uma experiência mais autêntica, uma visita a um bairro tradicional como Lavapiés ou Huertas é essencial. Nestas áreas, os visitantes podem encontrar pequenos bares e restaurantes familiares, onde os habitantes locais se reúnem para compartilhar uma refeição e conversar. Aqui, é possível provar pratos regionais menos conhecidos, como cocido madrileño (um cozido à base de grão-de-bico, carne e legumes) ou callos a la madrileña (tripas de vitela estufadas em molho de tomate).
Por fim, não se pode deixar de experimentar as sobremesas deliciosas que Madrid tem a oferecer. Desde os churros quentes e crocantes até os famosos doces conventuais, como os deliciosos rosquilhos de San Isidro, a cidade oferece uma ampla variedade de opções para os amantes dos doces. Uma visita a uma das confeitarias tradicionais da cidade, como a La Mallorquina, na Puerta del Sol, é uma obrigação para qualquer viajante com um dente doce.
Horário de funcionamento dos restaurantes
Madrid é uma cidade agitada então você encontrará restaurantes abertos desde cedo até a madrugada, especialmente na região turística. Os madrilenos costumam tomar café da manhã, ou desayuno, entre 7h e 9h da manhã. Caso não esteja hospedado em um hotel com café da manhã, não há com o que se preocupar. Os menus são caprichados e garantem energia para o dia de passeio.
Próximo ao meio-dia, é comum que os madrileños façam um pequeno lanche, chamado de almuerzo. Somente entre 13h e 15h acontece, de fato, a refeição principal do dia, chamada de comida, o que seria o nosso popular almoço. No final do dia, entre 16h e 19h, os madrileños param para fazer mais uma refeição, desta vez um lanche rápido, conhecido como merienda. O jantar, chamado por lá de cena, acontece depois das 21h, não sendo raro jantares por volta das 23h. É uma longa maratona gastronômica, mas que vale a pena.
Já ficou com água na boca? Então prepare as malas, siga as dicas e aproveite ao máximo o que a culinária espanhola tem a oferecer em Madrid.
Veja Também: Moda viagem: 12 ideias de looks lindos e confortáveis para passar horas no avião