10 alimentos que fortalecem unhas e cabelos

“Você é o que você come”!

Essa frase não apenas significa ter um peso ideal em função de uma alimentação saudável, mas também pode ser aplicada ao fato de que a beleza do cabelo, das unhas, da pele e de outras partes do corpo é mantida graças à ingestão de nutrientes que fornecem as substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Como as unhas e os cabelos são formados a partir de minerais, vitaminas e proteínas, seguir um cardápio adequado e rico em certos nutrientes é fundamental para estimular e preservar o brilho e a vitalidade dos fios e deixar as unhas mais fortes do que nunca!

Veja: Como a alimentação pode ajudar sua pele, cabelos e unhas?

Mais: Alimentos que tornam o cabelo mais bonito

Abaixo, trouxemos uma seleção com 10 alimentos que, além de deliciosos, contribuem de maneira significativa para o fortalecimento das unhas e cabelos. Confira!

cabelos saudáveis

Alimentos ricos em proteína

Você certamente já deve ter ouvido falar que a proteína é o principal elemento para deixar unhas e cabelos mais fortes, não?

Para ficar ainda mais bonita, invista nas principais fontes de proteína: carnes magras (filé mignon, lagarto, peixe, frango e chester), grãos e lentilha

Caso você seja vegetariana, a dica é comer alimentos com aminoácidos capazes de criar queratina, como pimentão vermelho, brócolis, banana e aveia.

Conheça: 13 alimentos que você deve parar de comer para emagrecer

Castanhas

castanhas

A castanha-do-pará e a castanha de caju têm uma grande quantidade de selênio que, além da ação antioxidante, contribui para a construção de colágeno; vitamina E; zinco e vitamina B.

Oleaginosas ricas em Ômega 3, elas ajudam no tratamento de unhas fracas e queda de cabelo. Só não vale exagerar na porção, uma vez que podem causar o ganho de peso quando ingeridas em grande quantidade.

Veja: 10 alimentos que fazem bem para pele

Folhas verdes escuras

Ricas em vitaminas do complexo B, vitamina A, ácido fólico e ferro vegetal, que ajuda o organismo a fortalecer os níveis de cálcio, magnésio e zinco, as folhas verdes escuras (rúcula, espinafre e almeirão) são super indicadas para a nutrição e oxigenação do bulbo capilar e obtenção de um couro cabeludo mais saudável.

Mais: Veja como perder peso com suco verde

Frutos do mar

Os frutos do mar, principalmente as ostras e os mariscos, são altamente recomendados para conseguir unhas e cabelos mais bonitos e sadios, pois são repletos de magnésio, nutriente essencial para a construção da queratina (proteína que constrói, dá força para os fios e incentiva a renovação celular).

Conheça: Alimentos que ajudam a combater a acne

Laranja

laranja

Assim como o morango, a goiaba, o tomate, a acerola e o limão, a laranja conta com uma boa quantidade de vitamina C.

Além de ser um alimento que age contra radicais livres e ajuda a retardar o processo de envelhecimento, a laranja consegue deixar o cabelo com mais vitalidade e as unhas muito mais fortes.

Conheça: 10 alimentos para quem quer ter uma pele impecável

Óleo de coco

Rico em vitaminas A, D e K, o óleo de coco não apenas aumenta a capacidade metabólica e combate as gordurinhas de forma mais eficaz, como também contribui para que as unhas e cabelos adquiram mais força e resistência.

Conheça: Os muitos benefícios do óleo de coco

Ovos

Os ovos são riquíssimos em proteínas e ajudam a ter unhas grandes e fortes. Além disso, são ricos em vitaminas do complexo B e biotina, uma coenzima que estimula o metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras.

Para se ter uma ideia do poder da biotina, ela ajuda no crescimento do cabelo saudável e, além de combater a fragilidade, deixa as unhas mais firmes.

Conheça: Receitas para seus cabelos crescerem rápido

Pepino

pepino

Nem todo mundo sabe, mas o pepino faz um bem enorme para a pele, unhas e cabelos. Com alto poder medicinal, graças ao teor elevado de silício e enxofre, esse verdadeiro diurético natural tem substâncias que conseguem garantir força aos fios e unhas.

Para quem não gosta de consumir o pepino na forma sólida, a dica é fazer um suco do fruto. Muito simples, a receita leva apenas um pepino e 250 ml de água. Basta misturá-los no liquidificador e, em seguida, coar a bebida, que estará pronta para o consumo.

Conheça: 10 alimentos que ajudam a chapar a barriga

Salmão

Com zinco e muita proteína, o salmão, além de ser um peixe delicioso, ajuda o corpo a absorver a proteína consumida, o que significa que ela acaba sendo aproveitada pelo corpo nas mais diversas funções.

Por ter muitos ácidos graxos como o Ômega 3, o consumo regular desses alimentos colabora para ter unhas e cabelos mais saudáveis.

A abundância de selênio e cobre é outra vantagem desse peixe muito apreciado no Brasil. Essas substâncias impulsionam a produção de colágeno que, consequentemente, estimula o crescimento das unhas, melhora o aspecto do cabelo e deixa a pele mais elástica e bonita.

Mais: Veja como diminuir a barriga cortando 3 alimentos

Sementes de abóbora e girassol

A ingestão de sementes de abóbora e girassol supre a carência de zinco, cálcio e magnésio no organismo.

Enquanto a primeira é repleta de potássio, cálcio, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E, a segunda é formada por selênio, magnésio, vitaminas A e E e gordura monoinsaturada. Ambas as sementes trazem benefícios para as unhas e cabelos.

Dica: não esqueça de beber bastante água

Veja: Semente de girassol para emagrecer

mulher bebendo água

Necessária e indispensável para que o corpo possa realizar as mais diversas funções vitais, a água deve ser ingerida regularmente (cerca de 2 litros por dia) para que possa manter o corpo hidratado. “Milagrosa”, ela melhora a aparência dos fios, deixando-os com muito mais brilho.

Com relação às unhas, a água ajuda no fortalecimento e faz com que elas fiquem ainda mais bonitas.

Se você não tem o costume de beber muita água, procure sempre carregar uma garrafa de, no mínimo, 500 ml na bolsa ou na mochila. Não espere a sede bater para ingerir o líquido.

Mais: Médico Revela Alimentos que Emagrecem e Queimam Gordura 24 Horas

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.