Alergias de pele: 5 maneiras de cuidar

As alergias de pele, apesar de não ofereceram grandes riscos à saúde, causam grande constrangimento àqueles que as possuem. O incessante prurido – a famosa coceira – e a alta visibilidade faz com que as alergias de pele sejam muito frustrantes e limitantes como as outras alergias.

Veja Também: Saiba evitar reações alérgicas à maquiagem

Muitas das vezes, as pessoa sente vergonha, timidez, embaraçamento e até mesmo tenta se afastar da vida social para que as pessoas não vejam o seu corpo com uma das diversas alergias de pele que existem, chegando a evitar roupas curtas que não cubram o local afetado.

Veja Também: 5 atitudes para você se valorizar

Tipos de alergias de pele

As alergias de pele podem ser dermatites alérgicas de contato ou atópicas, os chamados eczemas. Isso quer dizer que sua pele pode sofrer uma inflamação (significado do termo dermatite) se encostar em alguma substância à qual você tenha alergia – de contato – ou pode sofrer uma inflamação devido à ingestão ou inalação de uma substância a qual seu corpo é alérgico. Os 7 alérgenos – substâncias que causam alergia – alimentares mais comuns são: ovo, leite, amendoim, trigo, nozes, soja e frutos do mar.

Veja Também: 10 alimentos que fazem bem para pele

produtos que causam alergias de pele

É importante ressaltar que, embora os eczemas pareçam uma doença infecciosa, eles não são contagiosos, por isso não tenha medo de se aproximar de alguém que possua um dos tipo de alergias de pele citados anteriormente ou de deixar alguém se aproximar de você.

Veja Também: Como anda sua autoestima?

Veja como cuidar das Alergias de Pele

roupas de algodão para evitar alergias de pele

1- Utilize roupas de algodão

Roupas 100% algodão são delicadas para a pele, principalmente para a pele das pessoas com eczema e dermatites. Dessa forma, prefira roupas largas e leves, com a maior porcentagem de algodão possível na composição.

Veja Também: Qual a melhor roupa para meu corpo?

quem tem alergias de pele não deve coçar

2- Não coce

É muito difícil não resistir ao instinto de coçar o local da ferida, mas isso pode agravar ainda mais a situação. Evite, assim, coçar o local, cortando as suas unhas e e no máximo “coçando” com a palma da mão, causando o mínimo de atrito possível.

Veja Também: Acne, veja como tratar as cicatrizes

Para cuidar das alergias de pele não se estresse

3- No stress

Estresse em excesso pode servir de gatilho para uma crise de eczema para as pessoas que já possuem essa predisposição, então reduza ao máximo o seu nível de estresse, controlando os fatores externos e internos que possam estar te preocupando ao extremo. Tente beber chás que acalmam nas situações de estresse, como o chá de camomila e o chá de erva-doce, ou tome um copo de suco de maracujá.

Veja Também:  6 Técnicas para você combater a ansiedade

Cuide das alergias de pele

4- Livre-se do que te causa alergia

Esta é a dica mais fundamental para quem sofre de alergias de pele. Logo após identificar o seu problema, se afaste de todas as substâncias que possam servir de gatilho para o aparecimento de eczema.

Veja Também: Manchas na pele: Causas e tratamentos

Banho frio para cuidar das alergias de pele

5- Tome banhos frios para aliviar a coceira das alergias de pele

Tomar banho com água morna ou quente pode agravar o problema, dessa forma tome banhos frios, preferencialmente.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.