10 dicas para cuidar do cabelo seco

Toda mulher gostaria de ter um cabelo sedoso e brilhante, mas há tantas coisas que podem deixar o cabelo seco que, para muitas mulheres, manter as madeixas em ótimo estado é uma árdua tarefa.

Veja Também: Seu cabelo é seco ou ressecado? Saiba como tratá-los!

Mais: Cabelo ressecado: o que fazer?

Você pode ficar com o cabelo seco por diversos motivos. Porém, hoje, não vamos falar das causas e sim das soluções.

Confira 10 dicas para cuidar do cabelo seco!

1. Não lave o cabelo todos os dias

Não lave o cabelo seco todos os dias

Nossa primeira dica sobre como tratar o cabelo seco é evitar lavá-lo diariamente. Lavar o cabelo todos os dias remove os óleos naturais dos fios e faz com que o cabelo fique ainda mais seco.

Veja Também: Cabelos Secos precisam de Cuidados Especiais

2. Evite o uso de ferramentas que aquecem muito o cabelo

Outra dica importante sobre como tratar o cabelo seco é evitar o uso de ferramentas que aquecem muito os fios. Secadores e alisadores, por exemplo, podem danificar os cabelos e causar frizz.

A melhor forma é deixá-los secar naturalmente. Quando você precisar usar uma dessas ferramentas, defina a temperatura mais baixa que você conseguir.

Veja Também: Frizz: Saiba como prevenir e combater

3. Proteja seus cabelos do frio

Quando os ventos de inverno sopram, seu cabelo seca rapidamente. Proteger o cabelo do frio com um chapéu ou gorro no inverno vai ajudar a manter a umidade em seu cabelo e protegê-lo contra danos.

Veja Também: 12 Dicas para proteger os cabelos no Inverno

4. Use óleos para o cabelo seco

O couro cabeludo de algumas pessoas simplesmente não produz óleos naturais em quantidade suficiente, e isso pode deixar o cabelo seco. Os óleos para o cabelo podem ajudar.

Você pode usar naturalmente ou misturar no seu xampu. Não se preocupe, pois o xampu limpará seu cabelo com a mesma eficácia mas não vai deixá-lo tão seco como antes.

Veja Também: Os muitos benefícios do óleo de coco

5. Tratamento com óleos quentes

Para cabelos muito secos, um tratamento regular com óleos quentes irá fornecer uma hidratação profunda.

Você pode escolher o seu óleo preferido (como óleo de coco, óleo de amêndoas doces, óleo de linhaça, óleo de semente de gergelim, óleo de argan etc), mas o óleo mais simples de usar é o azeite puro.

Veja Também: Cuidados para cada tipo de cabelo

Basta você aquecer levemente o óleo um uma tigela e, em seguida, massageá-lo por toda a extensão de seus fios.

Enrole o cabelo em uma toalha e deixe o óleo por cerca de 30 minutos, depois lave com água morna e xampu. Faça isso duas vezes por mês e diga adeus ao cabelo seco.

Veja Também: Benefícios do óleo de argan para a pele, cabelo e unhas

6. Tratamento com ovos

Outra dica eficaz para cuidar do cabelo seco é incorporar ovos em sua rotina de cuidados com o cabelo. Os ovos foram usados durante séculos como um tratamento para o cabelo seco e você vai encontrá-los em muitas receitas para máscaras capilares caseiras.

Veja Também: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

Confira a receita: misture três ovos, uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de azeite de oliva. Os ovos são uma grande fonte de proteína para nutrir o cabelo, o mel vai ajudar a combater infecções fúngicas e o azeite irá fornecer a hidratação profunda que seus fios precisam.

Aplique a mistura nos cabelos úmidos e deixe por 30 minutos antes de lavar.

Veja Também: Descubra a máscara de tratamento ideal para o seu cabelo

7. Tratamento com abacate e banana

A combinação de abacate e banana é um tratamento perfeito para o cabelo seco. O abacate contém óleos nutritivos que irão condicionar o cabelo profundamente e a banana contém nutrientes que irão melhorar a elasticidade do cabelo e ajudar a evitar pontas duplas.

Veja Também: Como combater as pontas duplas e quebradiças

Confira a receita:

Massageie a mistura em seu cabelo e deixe por cerca de 45 minutos antes de enxaguar com água morna.

Veja Também: Como fazer Umectação nos cabelos em casa

8. Corte seu cabelo regularmente

Não é nenhum grande segredo que manter seu cabelo bem aparado irá melhorar a aparência e a saúde dos fios. Uma visita ao salão de beleza a cada três meses pode deixar seu cabelo seco com um aspecto mais saudável.

Veja Também: Cortes de cabelo 2015

9. Use os produtos certos para cabelo seco

Outra boa dica sobre como tratar o cabelo seco é ter certeza de que você está usando os produtos certos para o seu tipo de cabelo.

Tenha certeza de escolher um xampu de boa qualidade que é feito especificamente para cabelos secos e, ao escolher um condicionador, prefira um com baixo PH.

Veja Também: Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo

10. Hidrate seus cabelos de dentro para fora

Nossa dica final sobre como tratar o cabelo seco é hidratar e nutrir o cabelo de dentro para fora. Lembre-se que o que você come e bebe pode ter um grande impacto sobre a saúde de sua pele, seu corpo e, claro, o seu cabelo.

Beba muita água para manter-se hidratada e coma muitas frutas e legumes, bem como alimentos que contêm ômega-3 como salmão, abacate e nozes.

Veja Também: Beber água ajuda a rejuvenescer

Sair da versão mobile