10 coisas que você deve perguntar ao seu ginecologista

Ir ao ginecologista é uma tarefa difícil para algumas mulheres.

Muitas delas sentem vergonha e ficam constrangidas ao fazerem exames que precisam ser invasivos.

Veja Também: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

É importante colocar na cabeça que não há nada de embaraçoso em ir ao médico e que é muito importante a visita regular ao ginecologista. Qualquer doença ou problema que você tiver, será melhor diagnosticado e tratado quando for descoberto antes.

Se a timidez te atrapalhar a pensar no que deve perguntar e falar ao ginecologista, este texto vai te ajudar com dez coisas que você deve perguntar ao seu médico.

Veja Também: O que você precisa saber antes de suspender a menstruação

primeira consulta ao ginecologista

10 perguntas para você fazer ao seu ginecologista

1. Mudanças no ciclo menstrual

Se essa não for a sua primeira consulta do ginecologista e você já menstrua há algum tempo, não hesite em comunicá-lo sobre qualquer mudança no seu ciclo, seja atrasos, no fluxo sanguíneo, ou perguntas referente a dores.

Essas perguntas são importantes para que o médico esteja atento ao que você está sentindo e para examinar em busca de saber se está tudo bem, ou não.

Veja Também: Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

2. Dúvidas sobre anticoncepcionais

Se você está indo à consulta para começar, ou trocar de anticoncepcional, tire todas as suas dúvidas sobre os efeitos da pílula.

“Vou passar mal?” “Engorda?” “Vai mudar meu ciclo menstrual?”. É nesse jogo de perguntas e respostas que o ginecologista vai te entender melhor e saber qual o melhor remédio para te indicar.

Veja Também: Método Contraceptivo Ideal para cada mulher

3. Dúvidas sobre sexo

Se você ainda não tiver se relacionado sexualmente com alguém, a melhor pessoa para tirar qualquer dúvida sobre método contraceptivo, dores e desconfortos relacionados ao sexo é o seu ginecologista. Depois da conversa você, provavelmente, vai mais segura para a sua primeira relação sexual.

Veja Também: Será que estou grávida???

4. Dúvidas sobre gravidez

Entenda seu corpo, período fértil e maneiras de prevenir, ou incentivar a gravidez. Perguntas sobre isso são importantes tanto para você evitar uma gravidez indesejada, quanto para auxiliar em uma gravidez planejada e saber se está tudo certo com a sua fertilidade.

Veja Também: Fertilidade feminina

5. Menstruação

Muitas meninas que começaram a menstruar há pouco tempo estranham a evolução do fluxo sanguíneo, que começa a ficar diferente. A primeira visita ao ginecologista é recomendada logo após a primeira menstruação. Não deixe de relatar o que acha estranho e o que incomoda na menstruação.

Veja Também: Endometriose: Saiba reconhecer e tratar

6. Cólicas

Cólicas fortes podem ser nada, como podem ser sinais de alerta. Pergunte ao médico o que pode ser para assim, ele te examinar e saber se é apenas desconforto, ou alguma doença mais séria.

Se for desconforto, o ginecologista poderá receitar algum anticoncepcional para te ajudar. Se for alguma doença mais séria, o tratamento poderá começar mais cedo, com mais chances de cura.

Veja Também: 5 hábitos que prejudicam a saúde íntima feminina

7. Corrimento

Em qualquer sinal de corrimento, pergunte ao ginecologista o que está acontecendo. Geralmente o corrimento é sinal de que o corpo está se preparando para a menstruação e quer dizer que o ovário está funcionando. No entanto, se o corrimento apresentar mau cheiro, coceira e ardência, pode ser sinal de infecção.

Veja Também: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

8. Doenças Sexualmente Transmissíveis

È importante também tirar todas as dúvidas quanto a Doenças Sexualmente Transmissíveis quando se inicia a vida sexual.

Você nunca sabe quando estará em situação de risco e saber de todas as alternativas de prevenção é essencial para evitar esse tipo de doença.

Veja Também: A verdade que ninguém nunca contou a você sobre HPV

9. Auto-exame das mamas

Apesar de as mamografias serem recomendadas apenas a mulheres com mais de 40 anos, o auto-exame das mamas deve ser feito por qualquer faixa etária. Pergunte ao ginecologista como realizá-lo.

Veja Também: Guia definitivo para driblar a TPM

10. Menopausa

Muitas dúvidas giram em torno da menopausa e para lidar melhor com ela e entender melhor as reações que seu corpo vai sofrer, nada melhor que perguntar ao médico como lidar com essa mudança hormonal e o que fazer para amenizá-la. A menopausa não precisa ser difícil.

Adicionar comentário