Manchas na pele: Causas e tratamentos

É bastante comum o aparecimento de manhas na pele de todo o corpo durante nossa vida. As manchas na pele que mais incomodam com certeza são as que surgem no rosto. Muitas pessoas se sentem mais envelhecidas e insatisfeitas devido às manchas até mais do que com os sinais do tempo em sua pele.

Veja Também: 3 tratamentos para eliminar manchas no rosto

As manchas na pele podem surgir devido a vários fatores: exposição ao sol sem proteção, envelhecimento da pele, falta de nutriente ou vitaminas.

Manchas na pele

O surgimento de manchas na pele precisa de acompanhamento e cuidado, por isso quando houver dúvidas a respeito procure um dermatologista, muitas delas podem ser sintomas de doenças graves como:

  • Câncer;
  • Hanseníase;
  • Vitiligo entre outras.

Veja Também: Receitas caseiras para clarear a pele

Neste artigo vamos relacionar alguns tipos de manchas na pele que são mais comuns e seus possíveis tratamentos:

Manchas na pele do rosot

Conheça as causas e tratamentos para manchas na pele

Melasmas

Estas manchas geralmente surgem depois de períodos em que você ficou mais exposta ao sol, como, por exemplo, as férias de verão onde ficamos mais tempo na praia ou na piscina. São manchas castanhas, surgem em tamanhos diferenciados e assemelham-se as sardas.

Veja Também: Manchas causadas pelo sol: Saiba prevenir e tratá-las

Tratamento -> O tratamento deve ser continuo, há um clareamento da mancha, mas ela não desaparece por completo. Deve-se fazer aplicação a laser anualmente e sempre sair de casa usando um bom protetor solar, em todas as estações do ano.

Veja Também:  Receita de peeling caseiro para clarear a pele

Manchas Senis

Surgem com o envelhecimento da pele, de cor marrom e mais arredondadas, geralmente aparecem nas mãos, rosto e pescoço. Sua maior incidência acontece a partir dos 40 anos, principalmente nas pessoas que não tiveram muito cuidado com a pele anteriormente.

Veja Também: Dicas para deixar seu pescoço e colo mais bonitos

Tratamento -> No inicio do surgimento o tratamento com luz intensa e pulsos abrasivos oferecem um bom resultado, no estagio avançado das manchas o tratamento a laser é o mais indicado.

Veja Também: Receita caseira de máscara facial de Ivo Pitanguy

Sardas

A predisposição genética é um dos principais fatores para seu surgimento, as manchas podem aparecer também pela exposição acumulativa do sol, principalmente nas pessoas muito claras e ruivas.

Veja Também: Como maquiar uma pele com sardas

Tratamento -> Recomenda-se o uso de protetor solar com FPS alto que vai impedir que elas piorem. Caso seja necessário seu medico pode recomendar o uso de luz intensa pulsada.

Veja Também: A tendência da maquiagem de sardas

Leucodermia solar

Estas manchas também são conhecidas como sardas brancas surgem principalmente nas pernas e braços devido à exposição ao sol por muitos anos.

Veja Também: Sol após plástica ou silicone pode causar manchas

Tratamento -> O ideal é prevenir com a utilização de protetor solar, o tratamento é feito através do laser fraxel.

Veja Também: Peeling para manchas de acne

Manchas que surgem na gravidez

Geralmente acontece por causa dos hormônios que ficam em ebulição. Estas manchas são marrons e arredondadas e podem surgir durante os nove meses de gestação.

Veja Também: Dicas para cuidar do corpo durante a gravidez

Tratamento -> Geralmente o tratamento é iniciado após o período de amamentação. Durante a gestação todo e qualquer uso de medicamento deve ser prescrito pelo seu obstetra.

Veja Também: Gravidez sem estrias é possível, saiba como!

A prevenção continua sendo a melhor opção. Consulte um dermatologista para saber qual o protetor solar é mais indicado para você. A exposição excessiva ao sol é que mais causa o surgimento de manchas, pois os raios são cumulativos e muito prejudiciais à saúde.

Importante: Beba bastante água, mantenha-se hidratada, esta é uma atitude que vai garantir a saúde da sua pele.

Adicionar comentário