10 erros que acabam com a beleza e saúde dos cabelos

Cabelos lindos, sedosos, saudáveis e cheios de brilho não são conquistados da noite para o dia.

Os cuidados com as madeixas precisam ser diários e minuciosos para que você tenha cabelos incríveis e dignos de comerciais de shampoo o ano todo.

Por outro lado, alguns erros fatais podem provocar o efeito inverso e lhe proporcionar consecutivos bad hair days.

Confira abaixo o que é necessário fazer para evitar para que isso não aconteça com você e fique atenta aos erros que você pode estar cometendo, comprometendo a beleza e saúde dos cabelos.

Veja Também: Tendências em Cortes de Cabelos 2017

10 erros que acabam com a beleza e saúde dos cabelos

1 – Passar produtos hidratantes na raiz

Um dos maiores pecados quando falamos de cabelos é a aplicação de produtos inadequados na raiz dos fios e no couro cabeludo.

Carregar essa região com cremes de hidratação, óleos e até mesmo condicionadores não só deixa o cabelo oleoso e com aspecto pesado, como também obstruem os poros do couro cabeludo, trazendo diversos danos como queda, quebra e caspas.

Em outras palavras, isso detona a beleza e saúde dos cabelos.

Veja Também: 15 Erros que Você Comete e Detona os Cabelos

E mais: Tendências em Cores de Cabelo para 2017

2 – Não enxaguar bem os cabelos

Deixar resíduos de produtos como xampus, cremes ou condicionadores nos cabelos é um erro que prejudica, e muito, a saúde dos fios.

Isso porque o acúmulo desses produtos faz com que haja obstrução dos poros do couro cabeludo que não deixam a raiz e os fios respirarem, dando um aspecto pesado às madeixas e causando caspas e queda dos fios.

Veja Também: 6 dicas para quem só tem tempo de lavar os cabelos à noite

E mais: Tendências em Cores e Cortes de Cabelo do Verão 2017

3 – Acreditar que só lavar os cabelos basta

A limpeza regular no banho, com xampu e condicionador é extremamente importante para a manutenção da beleza e saúde dos cabelos.

Entretanto, não são apenas esses recursos que fazem com que que os seus cabelos fiquem incríveis. Procedimentos como a hidratação e a nutrição semanal são fundamentais para atingir este objetivo.

É comum, principalmente no verão, que o fio perca água e ganhe um aspecto ressecado e sem vida.

Por isso, nutrir e hidratar os cabelos são etapas indispensáveis no cronograma capilar, pois proporcionam um aspecto mais leve aos fios, dando-lhes nova vida.

Uma opção excelente para nutrir os cabelos é o óleo de coco.  Passe semanalmente o produto puro, mecha a mecha, deixando agir por, no mínimo, 1 hora.

Já para hidratar, escolha uma máscara potente de sua preferência e aplique mecha a mecha nos cabelos úmidos, após lavar com xampu, deixando agir por, pelo menos, 15 minutos. Enxágue bem.

Veja Também: 15 Maneiras de Usar Óleo de Coco na Pele, Cabelo e Para Emagrecer

E mais: Tendências de cabelos curtos 2017

4 – Usar secador e prancha em temperaturas muito altas compromete a beleza e saúde dos cabelos

Nos dias de hoje, são muitas as mulheres dependentes dos secadores e das pranchas para manter os cabelos lisos e arrumados.

Entretanto, é importante ter cuidado quanto às temperaturas dos aparelhos, pois o calor excessivo em contato direto com os fios danifica profundamente os cabelos, em especial os loiros quimicamente tratados.

O ideal é utilizar a prancha apenas uma vez por semana e optar por aparelhos que tenham regulagem de temperatura, cuidando para que o calor não ultrapasse os 180º.

A aplicação de protetores térmicos antes do uso dos aparelhos também é essencial. É importante lembrar: jamais passe a prancha caso o seu cabelo esteja molhado, pois os danos serão irreversíveis.

Veja Também: Aprenda a fazer alisamento com maizena e leite – Receita caseira

E mais: Como enrolar o cabelo sem usar calor, chapinha, babyliss

5 – Lavar os cabelos com água muito quente

Á água quente é bastante prejudicial à beleza e saúde dos cabelos pois, em contato com o couro cabeludo, provoca irritação na área, acelerando a produção de sebo que deixam os fios oleosos e sem vida.

Se no inverno é praticamente impossível abrir mão da água quase pelando, aproveite o verão e as temperaturas quentes para lavar os cabelos com água morna ou fria, sempre adicionando à lavagem xampus anti-resíduos e esfoliantes capilares para uma limpeza mais profunda.

Veja Também: 10 hábitos que impedem o crescimento dos seus cabelos e que você faz diariamente sem perceber

E mais: 9 coisas surpreendentes que podem acontecer se você parar de lavar o cabelo

6 – Não proteger os fios na praia

Um erro típico do verão: ir à praia e ficar horas expondo os fios a um sol de rachar, sem proteger os cabelos. E não adianta apelar para máscaras de hidratação que podem queimar os fios ainda mais e agravar a situação.

O ideal é aplicar cremes específicos, sem enxágue, com fator de proteção solar antes e depois de cair na água, para formar uma camada de proteção nos cabelos, além de prevenir contra a ação dos raios UV.

Veja Também: Cabelos crespos sem frizz na praia: 6 truques infalíveis

E mais: Protetor solar para cabelos: o que é e como usá-lo

7 – Prender o cabelo todos os dias

Em tempos mais quentes ficamos tentadas a deixar os cabelos presos em rabos de cavalo ou coques.

Seja no trabalho ou na academia, nessas épocas os cabelos passam boa parte dos dias e das semanas presos o que de, um modo geral, pode comprometer a beleza e a saúde dos cabelos.

Isso acontece porque o atrito do fio com os elásticos, causa quebra dos cabelos (basta observar a quantidade de fios que ficam nos elásticos a cada vez que você desamarra suas madeixas).

Se o cabelo estiver molhado a situação fica ainda pior, pois além da queda e da quebra, o cabelo preso molhado provoca o surgimento de caspas e fungos.

O ideal é revezar, deixando os fios dias soltos e dias presos, ou soltos no trabalho e presos na academia, para que o impacto não seja tão grande.

Veja Também: 10 Erros Mais Comuns que as Donas de Cabelos Cacheados Cometem e como Evitá-los

E mais: Top 12 pecados que pioram cabelo oleoso

8 – Não cortar as pontas duplas

Você não corta o cabelo há meses e mesmo assim ele está sempre com o mesmo comprimento? Isso pode significar que os seus fios estão enfraquecidos e se tornaram vítimas das pontas duplas. As pontas duplas, com o tempo aumentam e dividem os fios ao meio.

O resultado são cabelos ralos e quebradiços, que interferem no cumprimento e, é claro, na beleza e saúde dos cabelos.

Eliminar as pontas duplas através de um corte bordado ou cortar as pontas a cada dois meses reverte esse quadro e deixa os seus cabelos muito mais cheios de vida.

Veja Também: 5 simples passos para acabar com as pontas duplas sem precisar cortar o cabelo

E mais: Como recuperar os cabelos danificados em 5 minutos

9 – Desembaraçar os cabelos da raiz para as pontas

Nossos cabelos são formados por milhões de fios que são submetidos a lavagens, ventos, noites de sono e outros fatores que os embaraçam e os deixam cheios de nós.

Para desembaraçar os fios, muitas mulheres acabam cometendo um grave pecado, penteando-os da raiz em direção às pontas. Essa atitude pode destruir os cabelos devido à quebra causada pelo desembarace forçado.

O correto é utilizar um pente de dentes largos ou escova estilo “tangle teaser” e desembaraçar os fios começando das pontas e ir tirando os nós aos poucos até chegar à raiz.

Veja Também: 9 Milagres que o Óleo de Argan pode fazer nos seus Cabelos

E mais: Hidratação caseira milagrosa para cabelos ressecados

10 – Sobrecarregar o cabelo com procedimentos químicos

Procedimentos de salão, como escovas progressivas e descoloração, são realizados à base de muitos componentes químicos que agridem os fios e acabam com a beleza e saúde dos cabelos.

Um erro muito grave é realizar esses procedimentos com um intervalo muito pequeno entre um e outro ou passar por esses processos mais de duas vezes ao ano.

Se você não abre mão de cabelos lisos e loiros, é importante não abusar e aumentar o intervalo entre uma química e outra, além de realizar uma manutenção semanal de hidratações e outros cuidados.

Veja Também: 10 Erros de Coloração Mais Comuns De Quem Pinta o Cabelo

E mais: 5 erros mais comuns de quem pinta o próprio cabelo

Deixe um comentário