A volta do bom e velho xadrez grunge

Antes de falarmos um pouco sobre essa tendência própria do estilo grunge, vamos explicar um pouco o que ele significa, na verdade, grunge é um estilo de música que mistura punk e heavy metal e surgiu em meados da década de 80 em Seattle, cidade no noroeste dos Estados Unidos, vivendo seu auge nos anos 90. O termo grunge, que em sua tradução literal significa “sujeira” ou “imundície” em inglês, descreve tanto aquele estilo visual característico, de cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas, de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas. Nirvana, Pearl Jam e Foo Fighters são algumas bandas deste estilo, pois é, e toda essa volta da década de 90 acabou trazendo de volta um dos grandes ícones da moda grunge: a camisa xadrez!

Veja Também: Tendência: camisetas de banda

A volta do bom e velho xadrez grunge


O fato é que agora o bom e velho xadrez grunge voltou reinventado e moderno, ganhando peças com pegadas bem femininas, o que quer dizer que você não precisa mais apelar para o guarda-roupa do namorado ou irmão,ok?

Veja Também: 25 coisas que não podem faltar em seu guarda-roupa


Embora as clássicas calças e camisas estejam com tudo, são as saias e vestidos que ganham o papel de protagonista nessa releitura.

Veja Também: Saiba como usar e abusar do aconchegante Maxi Tricô

Dicas para compor o look com xadrez grunge

O xadrez tradicional tartan escocês, que é a cara da tendência, lógico que está em alta, mas…uma boa dica é investir na composição em preto e branco, entre outras possibilidades, mais leves e sofisticadas.

Veja Também: Aposte no mix de estampas: xadrez e floral

Apesar do grunge ter saído de férias logo após o suicídio de seu maior ídolo em 1994, Kurt Cobain, líder do Nirvana, ele retornou repaginado e já pode ser visto desfilando pelas principais passarelas de moda do mundo todo, assim como nas vitrines de renomadas marcas.

Veja Também: Look para mulher alta e magra


Essa padronagem já está aparecendo em acessórios como lenços, cachecóis, bolsas, sapatos, e também em calças, bermudas e principalmente, na camisa xadrez de algodão.

Veja Também: Óculos de sol: Saiba o que cada modelo pode revelar sobre você


Para quem quer acompanhar esse estilo nos acessórios, a dica é se jogar nos sapatos abotinados tipo coturnos, os tênis sujos, o gorro e o pull de tricô.

Veja Também: Aposte no charme das botas estilo coturno


Vale ressaltar que, o bom e velho xadrez em seu estilo grunge, dominou e reinou na edição de inverno 2014 da semana de moda de Nova York, sendo possível perceber que o grunge e o xadrez têm tudo para serem tendências fortes no próximo inverno.

Veja Também: Tendências para o inverno 2014


Na semana de moda de Nova York, estilistas como Richard Chai…


…e Nicholas K, usaram e abusaram de referências nesse estilo, com coleções cheias de peças em cores escuras, modelagem mais larga, muitas sobreposições e itens com estampa de xadrez.

Veja Também: Saia Midi é uma tendência para o inverno 2014


Com a ajuda da stylist Lori Goldstein, Richard Chai optou por mostrar o grunge, traduzido nas camisas amarradas na cintura, mas, claro, em uma versão mais elegante, enquanto Nicholas K apresentou looks mais despojados, com um estilo à la Kurt Cobain, porém, apesar da pegada masculina da tendência, ambos os estilistas apostaram em looks femininos na mesma linha.

Veja Também: Casacos femininos da moda inverno 2014

Claro que as celebridades já aderiram a tendência!

[ninja-inline id=9469]


Perfeita para criar produções descoladas, irreverentes…

Mas também super glamourosas, principalmente se mesclar o xadrez com acessórios mais sofisticados, como um salto fino…


E aí, pronta para cair com tudo no xadrez estilo grunge?!

Acompanhe nossas dicas pelo Twitter

Sair da versão mobile