Como vestir corretamente para uma entrevista de emprego

Devido ao grande sucesso do artigo “Cabelo, roupa e maquiagem para entrevista de emprego” publicado aqui no site, decidimos postar mais algumas dicas para você fazer bonito na próxima entrevista de emprego.

Currículo no capricho embaixo do braço, todas as informações necessárias estão ali, seus muitos cursos, histórico, especialidades e tudo o mais, porém, tudo isso pode ficar eternamente engavetado se na sua entrevista de emprego você não causar uma boa impressão.

Uma boa impressão não significa ter um iPad, iPhone ou carregar à tiracolo uma bolsa Michael Kors e nos pés um Louboutin, nada disso, mas sim levar algumas etiquetas em consideração, tentar passar uma imagem positiva no primeiro momento, pois embora espere que pessoas inteligentes não julguem pela aparência, apesar de clichê, o bom e velho “a primeira impressão é a que fica” é uma grande verdade e, acredite, marca muitos pontos e pode ser decisivo numa entrevista de emprego.

Roupas e acessórios adequados para a entrevista de emprego

Mulheres vestidas para uma entrevista de emprego

Decotes

Se o que você pretende é chamar a atenção para as suas qualidades e qualificação profissional, esse item deve ser esquecido, pois roupas com decote chamam mais atenção para a pessoa do que para suas habilidades profissionais. O entrevistador poderá perder o foco da entrevista, se atentando para o decote e deixando de lado o que você está falando. Lembre-se: o objetivo ali é mostrar suas capacitações e habilidades e não para um concurso de beleza.

Acessórios como brincos, anéis e corrente valorizam o conjunto, mas cuidado com a extravagância, se usados na medida certa, mostrarão bom gosto.

Estampas

Procure usar peças de cores neutras, é sempre uma escolha mais acertada, mais chique e menos sujeita á erros, até mesmo se optar por roupas estampadas, procure cores mais delicadas e discretas, como tons pastel. Roupas estampadas de cores fortes podem desviar a atenção do entrevistador e, por isso, devem ser evitadas.

Tomara-que-caia, Barriga de fora, Mini-saia, Tecidos brilhantes e transparentes,

Comprimento

Outro item que não se deve descuidar é quanto ao comprimento da peça, procure sempre optar pelas peças mais discretas. Se preferir usar um vestido, é recomendado que o comprimento seja bem próximo ou, no máximo, dois dedos acima do joelho. Fuja da mini-saia.

Bolsas

O uso de bolsas é permitido, porém, elas devem ser de tamanho médio, compacto e organizado, assim passará uma impressão de organização para o entrevistador, não faça a besteira de ficar procurando horas dentro de sua bolsa ou um cartão, caneta, telefone…mostrará na hora sua desorganização.

Calças jeans

Evite calças muito apertadas, as conhecidas como ‘skinny’, elas podem deixar seu look informal demais e, se não escolher a blusa certa, corre o risco de parecer vulgar, ou até de que está desconfortável com a peça de roupa.

Make e cabelos

A maquiagem deve ser sempre a mais básica possível, nada de cílios postiços, blush demais, sombras coloridas e batom boca louca. Básico! Não confundir com cara lavada, é preciso mostrar capricho, e nada melhor que o make básico, aquele que deixa sua pele perfeita, sem sinais de expressões e com cara de saudável, sempre. E , por favor, não pense em ir à uma entrevista com cabelos despenteados, se for usar o cabelo solto, certifique-se que ele esteja perfeitamente escovado e no lugar e, principalmente, LIMPOS. Nada de volumes exagerados!!! Na dúvida, prenda os cabelos com rabo-de-cavalo ou coque, assim seu rosto e expressões ficam mais à mostra.

Para não errar


Lembre-se: A escolha errada de uma roupa pode prejudicar sua imagem, pois, sem dúvida, uma roupa, revela muito sobre seu comportamento ou personalidade. Trajes inapropriados para o ambiente corporativo demonstram, no mínimo, imaturidade.

Resumindo:

USAR

NÃO USAR

Boa sorte!

Imagens: Getty Images, we heart it

Você irá gostar de:

Cabelo, roupa e maquiagem para entrevista de emprego

Curriculum vitæ

Sair da versão mobile