Vestidos para Madrinhas: Dicas e modelos para inspirar

É sempre assim, a amiga avisa que vai casar, é uma emoção sem fim e, então, vem o convite para ser a Madrinha ou Dama de honra, aí a euforia se multiplica, afinal, não é todo dia que se recebe um convite para ser madrinha de casamento!

Veja Também: Vestidos de casamento para convidadas e madrinhas

Pois é, mas passada a surpresa, vem a dúvida: que modelo escolher para fazer bonito no altar? Então, é preciso que vários fatores sejam levados em conta nessa hora, desde o tipo de cerimônia, até o horário, e até mesmo o seu tipo de corpo. Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas e modelos de vestidos para madrinhas:

Veja Também: Vestidos e saias evasê valorizam qualquer corpo

Vestidos para madrinhas

Primeiramente, vamos aproveitar para tirar uma dúvida muito comum, a diferença entre Madrinhas e Damas de honra. Pois é, de acordo com a tradição, que vem lá da Idade Média, as “Damas de honra” (“bridesmaids” ou “demoiselle”) são as amigas da noiva que se vestem de forma parecida e entram antes dela no cortejo para confundir os espíritos maus e afastar qualquer energia negativa de perto da noiva.

Veja Também: Vestido para Formatura: O que você deve saber na hora de escolher o seu

Então, essas Damas de Honra, geralmente, são as amigas solteiras, aquelas que não têm nenhum envolvimento afetivo mais sério.

Damas de Honra, são mais comuns nos Estados Unidos e na Europa e geralmente usam vestidos parecidos (da mesma cor ou do mesmo modelo) e carregam um buquê (que pode ou não ser idêntico ao da noiva), e funcionam muito bem em álbuns de casamento, principalmente nesses modernos.

Veja Também: Como escolher seu vestido de formatura

Porém, vale ressaltar que a presença, ou não, das Damas de Honra, não interferem na existência ou não de daminhas e pajens, pelo contrário, ambas complementam o cortejo da cerimônia e ficam lindas no conjunto. Primeiro, na hora do cortejo, entram as madrinhas com os padrinhos, em casal, em sua maioria possuem um laço afetivo ou relacionamento sério há mais tempo, são casais escolhidos a dedo e a quantidade vai conforme os noivos acharem mais apropriado. Logo depois, entram o pai do noivo acompanhado da mãe da noiva, depois vem o noivo acompanhado de sua mãe, logo depois entram as daminhas e pajens, e antecedendo a entrada da noiva vêm as damas de honra adultas.

Veja Também: Vestido curto para todas ocasiões

Comprimento dos vestidos para madrinhas

Pela importância dessa cerimônia, o longo é sempre a primeira opção, pois não tem erro, desde que seja escolhida uma modelagem que valorize seu tipo físico. Vestido curto é recomendado apenas para cerimônia durante o dia e informal, porém, é importante ter a prévia aprovação da noiva.

Veja Também: A moda dos novos modelos e tendências de vestidos longos

Tecidos dos vestidos para Madrinhas

Quanto à escolha dos tecidos, se o casamento for pela manhã ou à tarde, a madrinha deve optar por tecidos leves como crepe, seda, linho, microfibra e musseline. Já para cerimônias realizadas no final da tarde ou à noite, estão liberados tecidos com brilho, bordado, aplicações, cores fortes e vibrantes. Crepe, seda, organza, tafetá, renda e veludo são os mais indicados.

Veja Também: Dicas para casamento no campo

Cores de vestidos para Madrinhas

Hoje está muito na moda, até pensando nas fotografias, a noiva estipular a cor e tons dos vestidos para madrinhas mas, quando a noiva não determina, é importante seguir as regras básicas, ou seja, evitem tons claros demais – para não invadir o território da noiva, assim como evitar duas cores, uma é o branco, que é exclusivo da noiva, e a outra é o preto, por denotar rejeição, luto, enfim…nada de criar possível mal-estar.

Veja Também: Como escolher o vestido ideal de Formatura ou Madrinha

Modelos de Vestidos para Madrinhas

Nada de chamar muito atenção, o altar tem que ser da Noiva, portanto, vestido muito decotado, curto e sexy deve ser evitado. A madrinha até pode ter um toque de sensualidade, desde que seja na medida certa. Opte, por exemplo, por um modelo com decote nas costas desde que ele não tenha uma super fenda. É importante que a peça tenha um único ponto focal, ou seja, deixe as ousadias para outras ocasiões.

Veja Também: Tendências de vestidos verão 2015

Vestidos para Madrinhas acima do peso

Uma dica para quem está acima do peso é apostar em vestidos com a cintura marcada ou com corte abaixo do busto, para valorizar a silhueta, deixando-a mais longilínea, e devem ser confeccionados com tecidos leves e fluídos. Outra dica é investir em modelos de vestidos para madrinhas que valorizem os pontos fortes do corpo, que geralmente são colo e busto, e opte por vestidos com alças largas, para maior sustentação dos seios, e boleros trabalhados. Se a noiva não escolher a cor, prefira as cores em tons mais escuros, sempre dão aquela impressão de estar mais fininha. Se optar por um modelo estampado, prefira uma peça com o fundo em tom escuro.

Veja Também: Vestidos de festa com estampas étnicas

Pronto, gostou das dicas? Então, agora é só aproveitar essa cerimônia inesquecível!

Sair da versão mobile