Roer unhas não é bem visto socialmente: Veja os truques para parar de vez

Vamos combinar…não há esmalte ou técnica, mais linda ou moderna que segure unhas roídas.

E pior, por mais que até seja comum, esse triste hábito de roer as unhas não é muito bem visto socialmente, além de nada saudável e higiênico, já que ao roer as unhas, inevitavelmente, temos contato com uma quantidade enorme de sujeira e micro-organismos nocivos à saúde.

Mas, afinal, como acabar com esse hábito e conquistar unhas bonitas e bem cuidadas?

Quer saber? Então, confira com a gente alguns truques, simples, mas que farão dar um basta nesse hábito nada legal.

6 truques para parar de roer as unhas

Primeiramente, vale lembrar que esse é um daqueles hábitos automáticos que, geralmente, se manifestam em situações de estresse.

E mais, muitas vezes, só percebemos o que estamos fazendo quando já destruímos uma boa parte das pobres unhas.

Por isso, vamos mostrar aqui alguns truques que vão ajudar a dar um fim nessa mania que impede que você possa desfilar por aí com unhas de dar inveja.  Anote quais são:

1. Invista em esmaltes escuros


Faça as unhas semanalmente, pois, manter as unhas feitas é um grande incentivo para parar de roê-las. E parece brincadeira, mas escolha um esmalte escuro, pois ninguém quer ter unhas lascadas ou descascadas, e com o esmalte escuro, qualquer lasquinha logo aparece.

Sem falar que a cor forte e chamativa pode também chamar sua atenção toda vez que, instintivamente, procurar levar as unhas á boca.

Mais: 8 dicas para você parar de roer unha

2. Mantenha as unhas bem curtas e lixadas

Outro truque é procurar manter as unhas bem curtas e lixadas, evitando que elas se enganchem em roupas ou objetos, inibindo aquela vontade incontrolável de roer uma ponta ou pedacinho lascado, que muitas vezes é quando começa o problema. Sem falar que sem ter o que roer…o problema desaparecerá.

E mais, procure conservá-las assim bem curtas, para dificultar também o acúmulo de micróbios, sujeira e produtos químicos.

Conheça: Tutorial sobre unhas curtas decoradas

3. Gosto ruim…


Acredite, outro truque que costuma dar bons resultados, é investir em esmaltes feitos para esse fim, os quais possuem um gosto muito ruim, assim, ao levar as mãos à boca, o sabor amargo vai logo servir como um lembrete de que precisa acabar com esse hábito.

Pois é, é preciso levar em consideração que esse é um hábito- na maioria das vezes- inconsciente, e o esmalte pode servir como um alerta.

Mas, muita calma nessa hora, antes de sair correndo e comprar o primeiro produto que encontrar, se certifique com um dermatologista de que o mesmo é indicado para você e não trará nenhum problema.

Conheça: 5 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

4. Unhas fake!

Pois é, nessa árdua batalha vale apelar para elas, as unhas postiças! E existem dois tipos, aquelas compradas prontas e as que são moldadas sob medida. Em ambos os casos, a estratégia é criar uma barreira sobre a sua unha original, dificultando o hábito de roer as unhas.

Mas…também vale ter muita calma nessa hora, pois, o uso constante de unhas postiças, qualquer uma, pode alterar a estrutura das suas unhas, deixando-as fracas, levando á descamação e, em alguns casos, até causando infecções.

Conheça: 5 hábitos do dia a dia que podem estragar o seu esmalte

5. Que tal um chiclete?


Ok, um chiclete está longe de ser a solução…mas, principalmente, quem costuma roer as unhas por nervoso, o chiclete pode dar uma folguinha para suas unhas.

Seu movimento repetitivo, quase inconsciente, acaba funcionando- assim como o hábito de roer as unhas- como uma válvula de escape para a ansiedade.

Conheça: 6 Técnicas para você combater a ansiedade

6. Ataque a causa

[ninja-inline id=9469]

Vale lembrar que não adianta nada investir em nenhum desses truques sem pensar, seriamente, em atacar a causa, que, geralmente, é o estresse. Só assim poderá, de fato, acabar de vez com o problema.

Excesso de ansiedade e depressão podem ocasionar ou agravar o mal.

Uma dica é procurar ajuda especializada, pois acima são apenas paliativos, truques para acabar com o ato em si, mas é preciso, certamente, acabar com o que está causando esse hábito.

Sair da versão mobile