Top 12 pecados que pioram cabelo oleoso

Só quem tem o cabelo oleoso sabe o que isso significa, e o pior é que muita gente sofre com esse problema que atinge grande parte da população em todo o mundo, mas ninguém sofre tanto quanto a mulher, pois esse aspecto engordurado acaba comprometendo qualquer produção, deixando qualquer mulher com aparência desleixada, e ninguém merece isso, não é?

O pior é que a oleosidade é um problema que não escolhe estação do ano para aparecer, embora o verão intensifique a produção de óleo no couro cabeludo, isso a tal ponto de mesmo o lavando pela manhã não consiga chegar ao fim do dia bonito e com volume. Pois bem, mas existem “pecados” que cometemos, mesmo sem saber, que só contribuem para agravar ainda mais esse problema, e é exatamente isso que mostraremos agora, os Top 12 pecados que pioram cabelo oleoso, quer saber quais são?

Veja Também: 12 coisas que você não deve fazer com os cabelos

Top 12 pecados que pioram cabelo oleoso

Principais erros de quem tem o cabelo oleoso

1 – Passar as mãos pelos cabelos toda hora


Tem essa mania de passar as mãos pelos cabelos? Então, esqueça! Esse tique pode ser a causa desse melê todo sabia? Acredite, mesmo que lave sua mão seguidamente, ela NUNCA está 100% limpa, e os resíduos acabam se depositando na raiz.

Veja Também: Cabelo oleoso: saiba como cuidar

2 – Alimentação errada

Não sabia que a alimentação influencia diretamente na oleosidade do cabelo? Pois agora já sabe! Anote aí, o consumo em excesso de carboidratos, derivados do leite e alimentos gordurosos só serve para agravar esse problema. Por isso, invista numa alimentação balanceada, você só sairá ganhando, tanto a pele como o cabelo agradecerão! Inclua frutas, verduras e vegetais em seu cardápio e dispense alimentos gordurosos e frituras.

Veja Também: Receitas para seus cabelos crescerem rápido

3 – Lavar o cabelo com água quente

Durante o verão você pode lavar o cabelo até duas vezes por dia, mas fuja da água quente, pois o calor faz aumentar a produção de sebo no couro cabeludo, até inibindo o crescimento dos fios. O ideal, para manter o cabelo limpo, é usar água morna: nem tão quente, nem tão fria. Ela elimina a oleosidade sem piorar o problema.

Veja Também: 10 dicas para proteger os cabelos no verão

4 – Escolher o shampo errado


Dê preferência a xampus neutros, com pH equilibrado, ou então, use diariamente o xampu diluído em água. Quanto aos xampus de limpeza profunda, use com moderação, pois se sua raiz já é oleosa e você quiser tirar tudo com xampu de limpeza profunda, o organismo entende que está faltando oleosidade ali e produz ainda mais, para repor. É o chamado efeito rebote, portanto, a dica é usar um xampu específico para o seu tipo de cabelo e, esse mais poderoso, no máximo, duas vezes por semana.

Veja Também: Xampu: descubra o ativo certo para seus cabelos

5 – Exagerar no xampu a seco

Ok, ele foi uma maravilha que inventaram, esses amados xampus a seco são verdadeiros salvadores numa emergência, mas muita calma nessa hora, eles servem só para situações pontuais mesmo, e não para ser usado toda hora, nem substituir a lavagem, pois, acredite, eles podem agravar o problema!

Veja Também: Cuidados para cada tipo de cabelo

6 – Se exceder no uso de finalizador

Esse é um outro erro, pois o finalizador deve ser deixado só para ocasiões especiais, para fazer um penteado. Quem possui cabelo oleoso precisa segurar a mão na hora de aplicar o finalizador, para não pesar. Assim como também não é aconselhável deixá-lo muito tempo nos fios, é preciso que lave o cabelo no dia seguinte.

Veja Também: Leave-in: Guia prático de como usar corretamente

7 – Dormir com o cabelo molhado

Ok, com a correria do dia a dia nem sempre temos tempo de cuidar devidamente do cabelo, e acabamos até, várias vezes, dormindo com a raiz molhada, o que não é nada bom para ninguém e, principalmente, para quem tem cabelo oleoso, é pior ainda. O couro cabeludo fica úmido e acaba absorvendo impurezas, acordando todo melado.

Veja Também: 10 Rituais de Beleza Noturno

8 – Não enxaguar bem

Isso serve, claro, para todo tipo de cabelo, é fundamental tirar todo o condicionador do cabelo, e para quem tem cabelo oleoso é mais importante ainda, pois se restar produto nos fios, ele fica pesado e muito mais oleoso. Por isso, sempre, enxágue bem, seque com a toalha e passe um leave-in no comprimento.

Veja Também: Gel de linhaça – O leave-in ideal para cabelos lisos ou cacheados

9 – Passar condicionador na raiz

Esse é um dos erros mais cometidos e talvez o maior pecado para qualquer tipo de cabelo. O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento, em pequena quantidade. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, ainda aumenta a chance de você ter caspa.

Veja Também: Saiba como evitar a caspa e a queda de cabelo

10 – Usar leave-in à base de óleo

Por motivos óbvios, quem tem cabelo oleoso deve optar por finalizadores à base de água, que são mais leves, umidificam o fio e não deixam o cabelo pesado. Invista nos sprays, são uma ótima opção. Aplique de longe, a uns 20 ou 30 centímetros, e também longe da raiz. Você vai conseguir o efeito desejado sem que o cabelo fique ‘lambido’ e oleoso”.

Veja Também: Cabelo com efeito pós praia

11 – Uso errado do Secador, chapinha e babyliss

Embora não exista nenhum estudo que comprove que o uso de qualquer um desses aparelhos aumente a oleosidade dos fios, a dica é deixar que os cabelos sequem soltos e naturalmente, porém, se você não abre mão do secador, ou está com pressa e não quer sair com o cabelo molhado, use um secador de cabelo (com protetor térmico) em uma configuração média e mantenha-o a uma distância de pelo menos 15cm para que o calor não estimule as glândulas sebáceas, procure secar o cabelo logo depois do banho, pois quando o cabelo oleoso seca livremente, fica susceptível de se tornar pesado e mole. Lembre-se de antes do processo, aplicar produtos termo-ativados que protegem os fios do calor intenso.

Veja Também: Como usar secador, chapinha ou babyliss sem maltratar os fios

12 – Abusar de chapéus, bonés e lenços


Muita gente não sabe, mas usar bonés e lenços com frequência também contribui para deixar o cabelo oleoso. Isso acontece porque o couro cabeludo acaba sendo abafado, aumentando, assim, a produção natural de óleo. Se você já tiver cabelos oleosos, mesmo estando super em alta, evite o uso frequente de chapéus, lenços e quaisquer outros acessórios que possam abafar o couro, se não resistir à tendência, procure não usar seguidamente e nem por muito tempo.

Pronto! Agora que já sabe quais são os top 12 pecados, chega de fios melados! Fique ligada e não deixe mais que um simples descuido derrube seu look!!

Sair da versão mobile