Roupas Íntimas: Você sabe como cuidar delas?

Todos nós gostamos de estar sempre muito bem arrumados e com corpo e roupa bem limpinhos e cheirosos.

Para manter nossas roupas sempre limpas e em bom estado, temos que cuidar na hora de lavá-las, guardá-las e transportá-las.

Veja Também: 7 dicas para você acabar com o mofo no guarda-roupa

Alguns cuidados são essenciais para manter a durabilidade de nossas peças de roupa.

Porém, devemos lembrar que com nossas roupas intimas  o cuidado vai muito além da durabilidade ou de nossa peça estar cheirosinha ou não. Não que esse ponto não conte ou que não seja importante, mas é fundamental estarmos sempre atentos aos cuidados que temos com nossas roupas intimas.

Veja Também: 5 hábitos que prejudicam a saúde íntima feminina

roupas íntimas
Foto: Nada Frágil

Devemos lembrar que essas peças de roupas não são como as roupas comuns e elas exigem uma série de cuidados com limpeza e armazenamento.

As roupas íntimas ficam em contato direto com uma das partes mais sensíveis do corpo feminino, região propensa a infecções e muitos outros problemas. Uma calcinha mal higienizada e mal lavada pode levar ao acumulo de bactérias e fungos, e os mesmos podem elevar o risco da mulher adquirir uma infecção ou corrimento vaginal.

Veja Também: Vulvite e Vulvovaginite: veja como acontecem e como se prevenir

Veja como cuidar das Roupas Íntimas

Separamos para vocês, alguns itens essenciais na hora de lavar e guardar suas roupas íntimas e manter elas sempre em perfeito estado para você poder usar.

Veja Também: Dicas simples de como lavar biquínis e maiôs

Cuidados na hora de lavar suas calcinhas

1. Muito importante lembrar-se de lavar suas roupas íntimas separadamente das outras peças de roupas. Uma não deve se misturar a outra.

2. As roupas íntimas femininas devem ser lavadas separadamente das masculinas.

3. Deve ser lavada em água fria e com um sabão de coco ou qualquer sabonete que tenha o ph neutro.

4. Não é indicado lavar as roupas intimas embaixo do chuveiro. Além de nossos sabonetes não serem adequados para tal coisa, muita vezes não enxaguamos direito enquanto estamos no banho – às vezes até pela pressa ou descuidado. Mas, se mesmo assim preferir lavar no banheiro, lembre-se de tirar bem o excesso de sabonete.

Veja Também: Higiene Pessoal Básica

5. Também não é indicado deixar suas peças secando no banheiro. Como é um local úmido, a muita proliferação de fungos e bactérias que podem contaminar as calcinhas.

6. Após a lavagem, a peça deve ser pendurada em um locar arejado.

7. É fundamental sempre checar as etiquetas de suas roupas íntimas – ou de qualquer peça de roupa. Lá sempre algo útil ou alguma dica importante sobre a lavagem da peça.

Veja Também: Dicas para lavar e tirar manchas da roupa

Foto: Vila Mulher

Colocar na máquina de lavar pode estragar o tecido e o elástico das suas calcinhas, além de nem sempre lava-las completamente. Por isso é tão importante lavar suas roupas íntimas na mão.

Veja Também: Como usar Lingerie ? Veja 5 Dicas de uma Musa!

Cuidados na hora de lavar seus sutiãs

1. Caso prefira lavar os seus sutiãs na máquina, lembre-se de usar aqueles saquinhos protetores. Pode não parecer, mas são muito úteis, pois não deixam estragar aquelas peças mais delicadas.

2. Recomenda-se lavar seu sutiã após o terceiro uso.

3. Caso você tenha excesso de suor, lave-o na mão com sabão de coco ou algum sabonete com ph neutro e com auxílio de uma escovinha.

4. Não use alvejantes para lava-los, pois alteram as cores, além de estragar o tecido.

5. A lavagem do sutiã deve ser natural e na sombra.

Veja Também: O poder da Lingerie

Cuidados na hora de guardar suas roupas íntimas

Guardar suas roupas íntimas corretamente é tão importante quanto lava-las corretamente. Veja as dicas a seguir:

Veja Também: Como escolher lingerie

1. Suas roupas íntimas devem ter um local só para elas, longe de roupas comuns, meias ou até mesmo roupas de praia.

2. Mantenha-as em um lugar arejado e que permaneça sempre limpo, longe de poeira ou qualquer tipo de sujeira. O ideal é deixa-las dentro de saquinhos, para protegê-las sempre e melhor.

Veja Também: Como guardar as bolsas corretamente

Levando para passear

Na mala de viagem é indicado guardar suas roupas íntimas em locais separados também. É bacana colocar as calcinhas em saquinhos e os sutiãs também devem ser guardados com cuidado. Biquínis e maiôs também devem ser guardados separadamente.

Veja Também: Saiba como guardar e limpar sua bolsa

Outras dicas importantes

É muito importante lavar as peças antes de usa-las. Sei que muita gente gosta de comprar e usar a roupa nova logo em seguida, mas como a roupa íntima é uma coisa muito mais delicada, devemos higieniza-las antes de coloca-la em contato com nosso corpo.

Veja Também: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

Antes de comprar e trazer para casa, muita gente mexeu, pegou e até experimentou – no caso dos sutiãs – e usar algo direto depois de compra-la, não faz bem nenhum a saúde.

Outro ponto importante e que deve ser destacado é quanto a emprestar. Mulheres tem mania de emprestar roupas umas para outras, mas roupas íntimas – como o nome já diz – são íntimas e pessoais e não devem ser compartilhadas.

Veja Também: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

Devemos sempre cuidar muito bem de nossas roupas íntimas, ajuda na saúde e mantêm elas sempre impecáveis. Afinal, que mulher não gosta de aparecer com uma lingerie bem limpa e cheirosa?

Sair da versão mobile