Poupança na cozinha: saiba como fazê-la

Porque nem só de cartões bancários vive a contenção financeira, uma das formas mais eficientes de rentabilizar o seu rendimento mensal é a poupança na cozinha. Equilibrando a necessidade de praticar uma alimentação saudável e o princípio do não-desperdício da comida que por norma sobra das refeições, você pode conseguir colocar algum dinheiro de parte sem muito esforço. Conheça então algumas dicas que podem fazer a diferença na hora da poupança na cozinha!

11 alimentos para ajudar a emagrecer

poupança na cozinha

Controle as idas ao supermercado


Economia é sinônimo de planejamento: assim sendo, o controle de gastos só terá realmente resultado se você planejar as suas refeições e as idas ao supermercado, fazendo uma lista detalhada de todos os alimentos e produtos necessários à confecção das mesmas. Assim, conseguirá evitar ceder a eventuais tentações – como as promoções de itens que você não necessita e que compra somente porque o preço se encontra mais apelativo naquele momento – e manter-se fiel ao seu orçamento.

Conheça os principais alimentos sabotadores de sua dieta

Aproveite as sobras

Se fizer um prato de carne assada e verificar que existem sobras, nada melhor para contribuir para a poupança na cozinha do que aproveitá-las para lasanhas, tartes ou até mesmo para juntar como ingrediente adicional em um macarrão ao molho de tomate. Por outro lado, também o pão (bem essencial de consumo diário) pode ser aproveitado para pudins, croutons ou até mesmo para se transformar em uma quantidade generosa de pão ralado que sirva para novas receitas.

Infográfico: 10 atitudes para perder peso sem passar fome

Poupança na cozinha através das frutas e legumes

Uma das dicas mais valiosas para poupar dinheiro reside em comprar frutas e legumes na sua época própria: além da sazonalidade favorecer a sua carteira (já que fora de época tendem a ser mais caros, em virtude de serem produzidos de forma artificial), também o sabor é mais apelativo. Além disso, os legumes e vegetais de época podem também contribuir para a poupança na cozinha, na medida em que podem substituir refeições de carne ou peixe uma a duas vezes por semana, traduzindo-se em uma excelente alternativa para promover a sua saúde.

Dieta da Seiva: perca até 5 kg em 5 dias

No caso das frutas, estas também poderão ser rentabilizadas através da produção de compotas que, para além do período de validade prolongado, podem igualmente ser ofertadas a familiares e amigos como forma de presente em datas especiais.

Cozinhar, separar, congelar

Para evitar o desperdício de comida e gastos acessórios e poupar tempo durante a semana, opte por cozinhar as refeições semanais ao domingo e separá-las em porções individuais. Em seguida, congele-as e recorra a elas no momento do consumo; o mesmo pode fazer aplicar-se à sopa, que por norma é um prato passível de ser consumido por um maior número de pessoas – em um jantar de família, por exemplo – e que é uma excelente aposta quanto à saciedade associada a um diminuto nível calórico.

Conheça a nova dieta revolucionária: Detone!

Estas são algumas dicas de poupança na cozinha que podem contribuir significativamente para a melhoria do seu orçamento pessoal e que acrescentam qualidade de vida, já que permitem um melhor aproveitamento do tempo e dos recursos disponíveis.

Sair da versão mobile