9 hábitos noturnos que sabotam a perda de peso

Que atire a primeira pedra a mulher que não se preocupa com o peso. Porém, essa preocupação deve ir muito além da questão puramente estética, já que, comprovadamente, o sobrepeso pode acabar resultando em uma série de problemas de saúde.

O fato é que perder peso não é nada simples, e para algumas mulheres ainda pode ser mais complicado. Pois é, existem aquelas que apesar de suarem por horas na academia, se submeterem a dietas altamente restritivas, enfim, não conseguem diminuir os números na balança.

Então, pesquisas recentes vem apontando que, uma grande parte das pessoas que não consegue emagrecer de jeito nenhum, mesmo seguindo uma rigorosa dieta alimentar ou se submetendo à extenuantes exercícios físicos, é devido à uma série de hábitos errados que, mesmo sem perceber, acabam cometendo.

E é exatamente isso que vamos mostrar agora, 9 hábitos noturnos que você pode estar aderindo e, sem querer, sabotando sua perda de peso. Confira!

Veja Também:

1 – Exagerar nos “produtos fit”

Exagerar nos produtos fit é um dos hábitos noturnos que sabotam a perda de peso

Muita gente acha que porque é “fit” o consumo está liberado. Grande engano! Por traz daquelas, aparentemente, inofensivas barras de cereais, iogurtes, entre outros produtos dessa linha fit, muitas vezes, se escondem grandes quantidades de açúcar.

Por isso, se não quiser ir para a cama com o estômago vazio, ao menos, procure olhar bem o rótulo desses produtos ditos “fit”. Opte por aqueles com menos açúcar.

Veja Também:

2 – Enfeitar demais a salada

Trocar uma refeição noturna gordurosa, ou muito calórica, por um belo prato de salada é sempre uma boa ideia. Nesse sentido, variar nos tipos de folhas nas saladas, tudo bem, pois elas são ricas em vitaminas e fibras. Porém, procure se segurar nos demais ingredientes, geralmente, aqueles em pouca quantidade que você diz usar só para dar um up nas saladas. Com eles que deve se preocupar.

Nessa listinha podemos incluir os molhos, batata palha, queijos, bacon, croutons, entre outros. Esses ingredientes, mesmo em pequenas quantidades, muitas vezes, podem aumentar a quantidade de calorias de sua salada e acabar prejudicando sua dieta. Evite molhos gordurosos e procure dar um up nas saladas com frutas secas e oleaginosas.

Veja Também:

3 – Assistir TV enquanto janta

Quando fazemos qualquer coisa enquanto comemos, o natural é nem prestar atenção no que levamos à boca, sem falar que acabamos comendo bem mais rápido. Por isso, não é indicado comer e assistir TV ao mesmo tempo, pois ela acaba tirando o foco da ação principal: alimentar o corpo. Assim, corremos um enorme risco de comer mais do que precisamos. E isso vale para qualquer tela, smartphones, tablets…

4 – Exagerar no consumo de bebidas diet ou light

Muita gente, para enganar a fome, prefere trocar um lanche por refrigerantes diet ou light, pensando estar fazendo uma boa troca.

O fato é que o excesso de refrigerantes faz mal à saúde, e isso por possuírem grandes quantidades de sódio, que podem causar problemas renais ou hipertensão.

E mais, pesquisas recentes associam o exagero no consumo desse tipo de bebida com a ingestão de mais alimentos sólidos, e isso porque cientistas suspeitam que os adoçantes artificiais podem confundir nossas papilas gustativas, aumentando o desejo por alimentos mais calóricos.

5 – Dormir com fome achando que vai perder peso

Muita gente se joga em dietas muitos restritivas com o intuito de controlar ou reduzir o peso corporal e vai dormir com fome. Resultado, isso interfere na qualidade do sono e, logo, na disposição do dia seguinte. Comprovadamente, dietas muito restritivas só funcionam por um curto período de tempo.

E mais, ao dormir com fome, seu organismo vai entender que você está em privação, podendo reduzir o gasto calórico e, dessa forma, acabar prejudicando seu processo de emagrecimento.

6 – Exagerar nos finais de semana

Sabe aquele famoso “eu mereço”? Pois é, ele é um grande vilão. De nada adianta seguir uma dieta equilibrada, com direito até a deslizes mas chegar no final de semana e achar que a balança não irá contabilizar aquela taça de vinhos e uma bandeja de queijos e pães à noite.

Acredite, é muito comum a pessoa achar que tem direito a um prêmio por ter sido tão disciplinado e acabar colocando tudo a perder, comendo três vezes mais do que podia, até sem vontade, achando que está tudo certo. Não está! Deslizar é permitido e até saudável, mas desde que não ultrapasse a vontade real, ou seja, sem exageros.

7 – Não criar uma rotina

Para que possa emagrecer, ir para a cama sem fome e satisfeita, acredite, é consequência de uma adaptação do organismo à uma nova rotina.

A adaptação a uma nova rotina, e hábitos alimentares, requer muita persistência e disciplina, já que para criar o hábito é preciso seguir dia a dia uma mesma rotina, até incorporar definitivamente a reeducação alimentar ao nosso estilo de vida.

8 – Ingerir álcool ou cafeína à noite

Muita gente, até para driblar a fome, costuma ingerir álcool antes de dormir. O problema é que o álcool, embora possa mesmo dar sono, ele não permite um descanso reparador, não o mesmo que teria sem essa substância.

Já, a cafeína, por ser um estimulante natural, que vai manter você mais acesa, afetando a qualidade do sono.

Por isso, a dica é evitar o consumo exagerado de álcool e deixar para ingerir café, chá preto ou refrigerantes durante o dia.

9 – Dormir mal

Comprovadamente, quem dorme pouco ou não consegue dormir bem (por acordar várias vezes ao longo da noite para ir ao banheiro, por exemplo) além de acordar mais cansado, ainda fica com o metabolismo mais lento.

E mais, segundo estudos, pessoas sem uma boa qualidade de sono, acabam buscando consumir mais açúcares, mais calorias, mais alimentos, de um modo geral.

Por isso, na hora de dormir, evite assistir televisão, mexer nas redes sociais, usar tablets, smartphones, pois a luz que esses aparelhos emitem muda o nosso relógio biológico, e nosso cérebro entende que ainda é dia, não conseguindo secretar melatonina (hormônio responsável pelo sono profundo e reparador) e hormônios para relaxar.

A dica é, ao deitar na cama para dormir, procurar apagar todas as luzes, desligar a televisão e esquecer as redes sociais, celular ou tablet.

Fontes: UOL e ABRIL SAÚDE

Sair da versão mobile