Prancha abdominal emagrece? Quanto tempo devo fazer por dia?

Os exercícios abdominais são tidos como queimadores de gordura, no entanto, há quem questiona se, de fato, a prancha abdominal emagrece!

Afinal de contas, apesar de parecer ser o exercício mais simples do mundo, requer bastante engajamento e determinação para não deixar a preguiça falar mais alto.

Isso porque, o simples fato de ficar com o corpo parado e ereto, apoiado nos cotovelos, arde pra caramba!!!

Mas, não tem problema, é isso mesmo que a gente quer, e é isso que faz efeito. Será?

Pois é!

Mesmo com todo mundo falando de prancha, as dúvidas ainda ficam no ar.

E para isso, o Site de Beleza e Moda resolveu fazer essa matéria especial, onde vamos esclarecer a todas essas perguntas. Olha só!

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Será que fazer prancha abdominal emagrece mesmo?

Prancha abdominal emagrece mesmo ou é apenas mais um mito sobre emagrecimento?

A famosa prancha, é um dos exercícios abdominais que mais abrange toda a região do abdômen.

Justamente por isso é um exercício eficaz para o emagrecimento, pois a forte tensão muscular causada pelo mesmo, ajuda a queimar a gordura localizada.

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Porque fazer prancha adnominal dói tanto?

A força anti gravitacional exercida no nosso próprio corpo, causa bastante tensão na fibra muscular de vários músculos abdominais de uma vez.

Por isso, o exercício da prancha pode ser bem doloroso, principalmente para os iniciantes, que não possuem nenhum condicionamento físico.

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Quais músculos são trabalhados na prancha?

A prancha abdominal emagrece ao trabalhar os seguintes músculos:

1) serrátil anterior: região lateral do abdômen, localizada logo abaixo do peitoral

2) oblíquo externo: região da cintura, mais conhecida como flancos

3) reto do abdômen: parte central do abdômen que se inicia abaixo do peitoral, indo até a virilha

Além disso, os deltóides, musculatura do ombro, também são envolvidos no exercício, já que a força para segurar o corpo acaba o tensionando.

Contudo, a prancha não serve somente para a perda de peso. Veja a seguir.

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Quais os benefícios de fazer a prancha?

Bom, agora que você já sabe que a prancha abdominal emagrece, é hora de conhecer os seus incontáveis benefícios para a saúde do nosso corpo.

O aumento da resistência e condicionamento físico, por exemplo, é um deles.

Isso porque fazer prancha trabalha toda a região do nosso core, ou seja, a região central que sustenta o corpo humano.

Assim, atividades que eram difíceis de desempenhar antes, como uma corrida, dança, luta ou até natação, acaba sendo melhor desenvolvida com a prática da prancha.

Essa sustentação melhor, não só previne dores lombares, como também inibe elas caso sejam pré-existentes.

Dessa forma, até mesmo as atividades cotidianas tendem a ser menos desgastantes, como lavar a casa, levantar uma caixa, dentre outras.

Além do mais, a prancha ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, uma vez que o exercício requer um baita gasto calórico.

Outra coisa a se observar em quem faz prancha regularmente, é o fato de que o exercício corrige a postura, permitindo um core mais rígido e forte.

E falando em prática regular…

Quanto tempo de prancha abdominal por dia se deve fazer?

Para os iniciantes, o mais recomendado é começar com 20 segundos de exercícios abdominais na prancha.

Para aprimorar o desempenho do exercício, acresça 10 segundos a mais a cada dia realizado, lembrando que a prática contínua é indispensável para bons resultados.

Portanto, separe alguns minutinhos pela manhã ou antes do banho, para realizar a prancha diariamente.

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A prancha é o melhor exercício para acabar com a barriga?

Definitivamente sim, pois é um dos únicos exercícios que tensionam as 3 regiões do abdômen e por isso, como já dito, a prancha abdominal emagrece.

Entretanto, para conhecer outros ótimos exercícios que eliminam a famosa pochete, veja neste artigo.

Agora, só resta uma dúvida!

Afinal de contas…

Como fazer a prancha?

Para quem ainda tem dúvida quanto a postura correta para fazer a prancha, siga agora as nossas instruções.

1º Passo

Deite-se no chão com a barriga pra baixo e cotovelos dobrados sob o peito.

2º Passo

Pressione os dedos dos pés sobre o chão e fique com o corpo reto, apoiando o antebraço sobre o chão.

3º Passo

Certifique-se de que o seu punho fechado está alinhado com seus ombros, e que o bumbum não está inclinado para cima.

Agora, deixe o corpo esticado e ereto, sem dobrar a coluna ou levantar os glúteos.

4º Passo

Permaneça nessa posição até não aguentar mais.

Se tiver muito difícil, apenas lembre que a prancha abdominal emagrece.

Mas fique por pelo menos 20 segundos para fazer um bom efeito!

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E para finalizar:

Quais são as outras modalidades da prancha?

O exercício da prancha pode ser adaptado para diversas modalidades.

Dentre as principais, podemos destacar:

1) Prancha com os braços esticados, tirando os cotovelos do chão

2) Prancha com levantamento de uma das pernas por vez

3) Prancha lateral, com somente um cotovelo ao chão e o outro apontado para cima

E para turbinar o seu treino de abdominal, que tal dar uma olhada nessas próximas dicas de exercício para secar a barriga?! Tenho certeza que vai te ajudar!

Antes de iniciar a prática de exercícios abdominais, faça um check-up da saúde!

Fontes Incrível / Imagem: shutterstock

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