Como usar plantas artificiais na decoração de sua casa

As plantas artificiais foram consideradas, por muito tempo, itens de decoração “bregas”.

Por sorte, esse estigma foi quebrado e esses objetos decorativos podem, facilmente, serem incorporados em qualquer cômodo de qualquer ambiente.

As vantagens são várias: praticidade, requerem pouco cuidado e são, cada vez mais, parecidas com plantas naturais.

Não há motivos para você não investir nesses artigos de decoração na sua casa, ou escritório. Confira algumas dicas de decoração com flores e plantas artificiais:

Como escolher as plantas artificiais

decoração com plantas artificiais

Antes de escolher a planta artificial ideal para decorar um ambiente, é preciso levar em consideração o tamanho do espaço e o local onde o item decorativo vai ser exposto.

Em um espaço amplo, a dica é investir em plantas artificiais grandes com folhas finas. Podem ser os coqueiros, bananeiras e árvores do gênero. Vale lembrar que essas plantas precisam estar em harmonia com os outros elementos do espaço, como móveis, cortinas, tapetes… Tente combinar cores e não sobrecarregar a decoração do cômodo.

Em caso de espaços pequenos, uma boa dica para adaptar a decoração com plantas artificiais é misturar mais de um tipo de planta em um único recipiente, ou seja, compre um vaso e coloque dois, ou mais tipos de plantas artificiais: flores com folhagens, flores diferentes, folhagens verde com folhagens secas…

Quando se decora um espaço pequeno, o cuidado para não exagerar deve ser redobrado. Então, não compre plantas artificiais muito grandes, ou muito coloridas, por exemplo.

Veja: Como aplicar o Feng Shui na sua casa

Mais: 10 itens que podem deixar a decoração de sua casa brega

Elementos da natureza dentro do espaço

Como dito anteriormente, as plantas artificiais são práticas, não pedem esforços para manutenção e dificilmente vão fazer sujeira dentro de casa.

Um truque da decoração para aumentar a sensação de espaço é colocar elementos da natureza dentro do cômodo. Isso, aliado à praticidade das plantas artificiais, faz com que esses itens decorativos sejam essenciais.

Decore as mesas com arranjos de flores, por exemplo. Esses elementos vão aproximar os frequentadores da casa à natureza garantindo o bem-estar e a tranquilidade, além de aumentar a sensação de espaço e de pureza.

Veja: Decoração de quarto infantil: criatividade, estímulos e segurança

Mais: 7 dicas para sua cozinha parecer maior

Luminárias e plantas

As luminárias suspensas são ideais para decorar e iluminar espaços pequenos. Elas dão um toque moderno e aposentam mesas, ou criados-mudos para suportarem um abajour, ou luminária de mesa.

Os elementos da natureza citados anteriormente podem ser incorporados nesses itens. As luminárias suspensas podem ser envoltas com folhagens e ramos artificiais.

Saiba: Como decorar uma sala pequena

Mesclando

Para quem não é muito fã das plantas artificiais, mas quer a praticidade delas, outra dica é misturá-las com elementos naturais.

Colocá-las em vasos com cascalhos e pedras é uma solução. Outra é misturar flores artificiais com plantas naturais no mesmo recipiente.

Veja: Como fazer a decoração de um quarto pequeno

Evitando alergias

As plantas artificiais são uma ótima pedida para decorarem espaços onde pessoas alérgicas frequentam. Se você é uma delas e quer dar cor à sua casa, invista nesse tipo de item decorativo. Será melhor para a sua saúde e deixará sua casa mais alegre e colorido.

Conheça: 10 Erros mais Comuns na decoração da casa

Cuidados com as plantas

[ninja-inline id=9469]

Mesmo precisando de muito menos cuidados que as plantas naturais, as artificiais também devem ter atenção. As dicas são simples:

Veja: 5 dicas para renovar a decoração da sua casa

Sair da versão mobile