Pincéis de maquiagem, veja como conservá-los!

Eles são muitos, são úteis e para os mais variados fins, os pincéis de maquiagem. Pois é, uma verdadeira mão na roda, mas que se não forem devidamente cuidados, podem causar sérios problemas. Acredite, até mesmo se você não usa maquiagem frequentemente, os pincéis de maquiagem, é fundamental manter o material sempre limpo, organizado, e bem cuidado, mas, você sabe como cuidar corretamente deles? Bem, é isso que vamos mostrar agora, alguns truques e dicas importantes de como manter esses acessórios sempre em ordem, prontos para qualquer maquiagem e, principalmente, claro, limpos.

Veja Também: Dicas de como organizar maquiagem

A limpeza é fundamental, sendo assim, se os pinceis de maquiagem já tiverem sido usados, devem ser higienizados toda semana, para que nenhum resquício de cosmético fique impregnado, as cerdas permaneçam intactas e o material esteja sempre pronto para poder ser usado novamente.

Veja Também: Como recuperar produtos de maquiagem danificados

Pincéis de maquiagem, veja como conservá-los!

Dicas para conservar os pincéis de maquiagem


Quando o pincel de maquiagem estiver sujo, de cosméticos ou com resíduo de material para a limpeza deles, isso pode causar a proliferação de microrganismos, causando alergias ou outras complicações na pele.

Veja Também: Como montar uma maleta de maquiagem

Por isso, é fundamental que se tenha o cuidado de manter tudo sempre higienizado, o que pode ser conseguido de uma forma bem simples, já que para limpar essas ferramentas de maquiagem só é preciso um recipiente com água e um xampu neutro.

Veja Também: 7 Dicas incríveis de como usar os pincéis corretos na maquiagem


A limpeza é feita molhando as cerdas de um pincel de cada vez, e depois é só esfregar o pincel na palma da mão, sobre uma gota do xampu, então, você vai mover, suavemente, as cerdas até perceber que não há mais coloração excessiva saindo delas.

Veja Também: Make up para a copa do mundo 2014

Já os pincéis de maquiagem sujos com corretivo e base precisam de mais paciência e cuidado, já que esses produtos acumulam muito mais entre as cerdas, por isso, dedique mais tempo a eles, e repita o processo mais de uma vez, conforme a necessidade, ou seja, até perceber que não está mais saindo mais coloração deles.

Veja Também: Kit básico de maquiagem: saiba como montar o seu

Pronto, depois que você tiver limpado um por um, certifique-se de que os pinceis de maquiagem estão bem enxaguados, observando se não ficou nenhum resíduo de xampu nas cerdas, já que isso vai influenciar no desempenho do pincel e na sua futura maquiagem.

Veja Também: Infográfico revela como e quando as mulheres usam maquiagem

Agora é só deixar os pincéis de maquiagem secando naturalmente em ambiente arejado durante um dia inteiro, mas longe do sol e, de preferência, sobre uma toalha felpuda, e também, caso esteja precisando utilizar os pincéis de maquiagem e queira acelerar esse processo, a dica é apelar para o bom e velho amigo secador, porém, mantendo o cuidado para que o jato de ar siga o sentido das cerdas, e não contra elas, para que o pincel não estrague.

Veja Também: Descubra o Pó facial certo para você

[ninja-inline id=9469]


E é isso, agora só é preciso escolher um local adequado para armazenar os pincéis de maquiagem, evitando o sol, a umidade, assim como, claro, superfícies sujas, ou seja, guarde-os com carinho para que eles durem muito mais e pareçam sempre novos.

Sair da versão mobile