Pilates e seus benefícios

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que exercita a flexibilidade e fortalece o corpo melhorando a mobilidade articular e trabalhando o relaxamento do corpos e da mente.

Veja Também: Conheça os tipos de pilates

Sua prática alivia o stress e melhora a respiração pois os exercícios requerem concentração e controle, acabando por melhorar também o equilíbrio do corpo.

Veja Também: Descubra porque o Pilates emagrece

Pilates e seus benefícios

Benefícios do Pilates

O praticante de pilates a medida que vai evoluindo na prática, adquire flexibilidade, melhora a postura, se sente mais relaxado e presta mais atenção a sua respiração. A proposta do pilates é que qualquer pessoa possa praticar, incentivando o movimento e a saúde do corpo. Também usado como pós tratamento em problemas de coluna, nesse caso o acompanhamento deve ser feito com fisioterapeuta para fortalecer os músculos da área, diminuindo ou acabando de vez com dores de coluna.

Veja Também: Aprenda a fazer Pilates em casa

Para mostrar resultados, o pilates deve ser feito de 2 a 3 vezes na semana, com acompanhamento de um profissional para que as sequências sejam feitas da maneira correta sem sobrecarregar o praticante. O pilates define a musculatura, mas não aumenta a massa muscular pois não usa pesos além do próprio corpo e aparelhos usados nas séries que são mais curtas e variadas, ainda assim define os músculos resultando em um corpo.

Veja Também: Pilates: malhando o corpo sem musculação

 

Uma aula de pilates tem exercícios suaves, porém variados e com poucas repetições, aulas dinâmicas, aparelhos específicos para a prática e resultados rápidos desde que seja feito regularmente.

Veja Também: 3 exercícios para aumentar o bumbum

Para quem está procurando uma alternativa para exercícios físicos diferentes das academias e para pessoas que buscam o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando e diminuindo o stress enquanto beneficiam o corpo, o pilates é ótimo. As repetições exigem concentração tanto na postura quanto na respiração, desenvolvendo a capacidade do praticante em manter-se firme durante a prática.

Veja Também: Medicine Ball: Ganhe força, potência e coordenação

O pilates ajuda a definir a barriga pois os exercícios também trabalham a musculatura abdominal, assim como ajuda a secar aqueles quilinhos que faltavam para chegar ao peso ideal e a manter os músculos no lugar, beneficiando a perda calórica. Além disso a prática de pilates, como qualquer atividade física, melhora o humor e te deixa com energia extra para passar o dia com disposição.

Veja Também: Exercícios para secar a barriga em 6 semanas

Outro benefício é que o trabalho da musculatura como um todo previne dores no corpo, como dor nas costas. Para quem já tinha o problema, a recuperação pode ser total dependendo do caso. Principalmente para pessoas idosas, o pilates pode ser muito benéfico para evitar problemas de saúde e os benefícios se estendem a todas as idades, já que pode ser praticado desde os 12 anos em diante.

Veja Também: Motivos para ir a um SPA

Com todos esses benefícios, agora só falta você procurar um bom lugar que tenha pilates e começar a usufruir de tudo isso. Procure um médico para fazer uma avaliação física e descubra o que o pilates pode fazer por você.

Sair da versão mobile