Passo a passo de como eliminar cravos

Vamos combinar, não há produção que segure uma pele cheia de cravos…e no verão fica ainda mais difícil camuflar esses indesejáveis pontinhos, claro, pois nessa época usamos bem menos maquiagem, frequentamos praias e piscinas, e mostrar a cara lavada é inevitável.

Veja Também: Maquiagem para praia passo a passo

Mas calma, a boa notícia é que é possível, sim, eliminar cravos do rosto sem precisar gastar rios de dinheiro com clínicas estéticas ou limpezas de pele. Quer saber como? Basta seguir algumas dicas e passos que daremos aqui, e poderá se ver livre desses pontinhos feiosos, e o melhor é que, isso sem machucar ou marcar a pele. Se interessou? Então, acompanhe esse artigo:

Veja Também: 4 Receitas caseiras para acabar com cravos e espinhas

eliminar cravos
Bem, antes de mais nada é preciso saber que existem dois tipos de cravos: os brancos e os pretos. Os cravos brancos são conhecidos como cravos fechados e ficam elevados na pele, tornando sua remoção bem mais fácil. Por outro lado, os pretos preto, ganham essa denominação porquê são aqueles abertos, acontecem em um poro dilatado da pele, que oxida após o contato da poluição com a oleosidade e o sebo do interior do poro (pequeno orifício na superfície da pele), assim, ficando com essa cor mais escura.

Veja Também: Invista na máscara preta para se livrar dos cravos

Vale alertar que as unhas podem machucar a pele e deixar marcas, profundas ou não, porém, definitivas, por isso, para eliminar cravos sem resultar em prejuízos é preciso seguir as dicas que daremos abaixo:

Veja Também: Saiba como eliminar os cravos no banho

Porém, todo o cuidado é pouco quando se trata de eliminar cravos você mesma, embora inofensivos, podem resultar em marcas, se não forem removidos da forma certa, portanto, é preciso ficar atenta quando tentar extraí-los, se estiverem endurecidos, por exemplo, este pode não ser um cravo e sim um millium, nesse caso, somente um profissional, a esteticista, deverá removê-lo, pois necessita de um cuidado maior.

Veja Também: Alimentos que ajudam a combater a acne

Dicas para eliminar cravos com sucesso:

– Se certifique de que sua pele esteja muito limpa, livre de qualquer resíduo de poluição, suor ou maquiagem antes de tentar remover ou eliminar cravos.

Veja Também: Acne, veja como tratar as cicatrizes

– Todo cuidado é pouco nessa hora, pois, se a pele não estiver bem higienizada, poderá até surgir espinhas no local de onde o cravo foi retirado, pois a pele possui bactérias naturais e, ao eliminar cravos, se abrirá pequenos espaços, que podem se tornar  ideais para a proliferação de bactérias como a Propionibacterium Acnes, bactéria da acne.

Veja Também: Como acabar com a acne na idade adulta

– Uma outra dica é ficar atenta para o fato de que as unhas grandes são as maiores causadoras de lesões e marcas no rosto, por isso, o ideal é cortá-las, mas, mesmo assim, com as unhas curtas, vale usar um algodão para envolver os dedos que forem manipular o cravo, auxiliando na remoção dos cravos e diminuindo a chance das marcas conhecidas como seqüelas de acne.

Veja Também: Dermaroller para combater estrias, rugas e cicatrizes de acne

– Vale prevenir esse problema, mantendo a pele sempre limpa, para isso, a dica é esfoliar o rosto de uma a duas vezes por semana, higienizar a pele pela manhã e à noite com sabonete facial e tônico, e usar SEMPRE protetor solar.

Veja Também: Peeling para manchas de acne

Hidratar a pele é fundamental, porém, para fazer isso, é preciso escolher o hidratante ideal para seu tipo de pele, optando pelos oil free, não comedogênicos. A dica é consultar uma esteticista ou dermatologista.

Veja Também: 10 dicas para prevenir e tratar a foliculite

– E, por fim, mas não menos importante, beba MUITA água, tenha uma alimentação balanceada, controle o estresse e pratique exercícios.

Veja Também: 6 dicas para se livrar das espinhas

Passo a passo para remover os cravos

– Primeiramente, fazer a higiêne, lavando bem o rosto com sabonete, um adstringente é o ideal.

– Depois, aplique um esfoliante, que pode ser caseiro – basta juntar meia colher de chá de pó de café com uma colher de iogurte natural, misturar e aplicar com movimentos circulares, massageando delicadamente, sua pele ficará super macia e hidratada com esse esfoliante.

Veja Também: Açúcar mascavo, um ótimo esfoliante caseiro

– Então, chegou a hora de tonificar a pele, que também pode ser com uma receita caseira: bata no liquidificador metade de um copo de soro fisiológico com cerca de 3 cm de pepino até ficar bem liquido. Umedeça dois algodões no tônico e aplique sobre o rosto. Não precisa enxaguar.

Veja Também: Dicas para desestressar a pele

– Depois de tonificar, pegue meio copo de água morna, coloque 10 gotas de óleo essencial de melaleuca e use para umedecer cerca de 2 cm de algodões. Depois, coloque-os sobre o rosto, deixe a pele relaxada por 20 minutos com os algodões para ajudar a eliminar cravos.

Veja Também: Espinhas: Mitos e Verdades

– Agora, já com a pele limpa e com os cravinhos amolecidos, lave bem as mãos para removê-los, porém, se certifique de que as unhas estejam curtas para não ferir e marcar a pele. Envolva algodões umedecidos em água nos dedos indicadores, retire os algodões que estão na região que você vai realizar a extração. Com a ajuda de um espelho, comece a extração, pressionando sem utilizar as unhas, apenas as pontas dos dedos.

Veja Também: 7 Receitas Caseiras de Beleza com Vinagre de maça

– Após extrair os cravos, aplique novamente o tônico caseiro de pepino em toda a face para remover qualquer resíduo dos cravos. Não precisa enxaguar.

Veja Também: Receitas caseiras para manter o rosto fresquinho no calor

– Então, chegou a vez de aplicar uma colher de iogurte natural no rosto, para acalmar a pele e hidratá-la. Deixe agir por cerca de 15 minutos e retire com água.

Veja Também: 17 dicas de beleza que funcionam desde os tempos da vovó

E pronto, lá se foram os cravos e agora sua pele está linda e sem pontinhos pretos!

Sair da versão mobile