Pare de roer as unhas com 6 soluções testadas

O mau hábito de roer as unhas pode ser bastante prejudicial para a vida social e também para a saúde de quem não consegue resistir.

Se você já tentou vários métodos, mas ainda não conseguiu se livrar do problema vai gostar de conferir 6 soluções testadas para deixar de roer as unhas.

Conheça: 5 melhores produtos para você cuidar das unhas

Veja Também: Roer unhas não é bem visto socialmente: Veja os truques para parar de vez

Mais: 8 dicas para você parar de roer unha

Pare de Roer as Unhas com 6 Soluções Testadas

Dificuldades em parar de roer as unhas

Além da questão estética esse hábito também é bastante prejudicial para a saúde, pois muitos micro-organismos acabam sendo ingeridos e assim desencadeando os mais diversos problemas. Além disso, há danos para os dentes, sob todos os aspectos roer as unhas traz dificuldades para o seu dia a dia.

Para deixar essa vida de unhas roídas no passado vale a pena experimentar os métodos que descrevemos abaixo.

Conheça: 5 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

As 6 Soluções Testadas

1 – Autoconhecimento

O hábito de roer as unhas é um reflexo da ansiedade, ou seja, se você não resiste em mordiscar as pontas dos seus dedos é porque algo te leva a fazer isso. Entender o que desencadeia essa reação é essencial para conseguir contornar o problema. Então comece a prestar atenção nos momentos em que você rói as unhas.

Veja: 10 dicas para você parar de se preocupar com tudo

Pode ser depois de um estresse no trabalho, após discutir com familiares, esperar por alguma resposta enfim o que te faz ter esse desejo. Conhecendo a raiz do problema você poderá se policiar melhor quando souber que vai ter uma crise.

Por exemplo, se o trabalho é o que te deixa ansioso procure encontrar algo que te relaxe. Pode ser apenas levantar da sua mesa e caminhar até a área do café, andar pelo escritório entre outros.

Veja: 15 dicas para eliminar o estresse da sua vida

2 – Unhas Sempre Curtas e Bem Lixadas

Deixar as unhas curtas e bem lixadas é uma forma de evitar que elas acabem prendendo nas suas roupas, o que pode despertar o desejo por roê-las, e também de impedir que haja muito a roer. Além disso, conservar as unhas curtas ajuda a evitar o acúmulo de micro-organismos e sujeira.

Veja Também: Saiba como montar um kit para fazer unhas

3 – Mantenha as Unhas Feitas

É interessante manter o hábito de fazer as unhas toda semana, no caso das mulheres o esmalte pode inibir o desejo de roer porque deixa evidente o problema.

Já os homens podem usar base que além de deixar as unhas com um gosto ruim tornam a superfície demasiadamente lisa dificultando a tarefa mecânica de roer.

Procure deixar as unhas uma semana sem base ou esmalte para evitar que fiquem fracas e comecem a descamar.

Veja: Receitas caseiras para tratar unhas fracas e quebradiças

4 – Prefira o Gosto Ruim

Na hora de escolher o seu esmalte prefira aquele que tiver o pior gosto, mas claro que é importante pedir conselhos para um dermatologista para comprar um produto que não te faça mal.

Roer as unhas é um hábito instintivo que as pessoas cometem sem perceber, dessa forma estar com um esmalte de gosto ruim pode te ajudar a cair em si a tempo.

Veja: 5 sinais de que sua manicure não é tão profissional quanto parece

5 – Unhas Postiças

Para algumas pessoas é muito difícil deixar de lado o mau hábito de roer as unhas e para se livrar do problema pode ser interessante apelar para as unhas postiças. Basicamente a ideia é que essas unhas criem uma espécie de barreira entre as unhas de verdade e os dentes.

Você poderá escolher entre dois tipos de unhas postiças, as compradas prontas e aquelas que são feitas sob medida. Apenas tenha cuidado que o uso contínuo de postiças pode mudar a estrutura das suas unhas e deixa-las fracas.

Veja Também: Unhas postiças: aprenda como aplicar e cuidar

6 – Atividade Física

Como explicamos acima roer as unhas é uma resposta involuntária para a ansiedade, sendo assim é interessante ter uma forma de aliviar a tensão.

Praticar exercícios físicos pode contribuir para reduzir a sensação de ansiedade e evitar cair em tentação. Você pode reservar um período de 30 minutos do seu dia, por exemplo.

Conheça: 6 Técnicas para você combater a ansiedade

Sair da versão mobile