Óleo de jojoba no rosto para acne

Muitos homens e mulheres passam anos lutando contra a acne, essas pessoas geralmente estão interessadas em experimentar produtos naturais para reduzir a gravidade da acne ou remover cicatrizes provocadas pelo problema em seus rostos.

Este post analisa detalhadamente os usos, riscos e benefícios do uso de óleo de jojoba no rosto em peles com tendência a acne e, se pode reduzir as cicatrizes causadas por essa condição desagradável da pele.

Veja Também:

Óleo de jojoba no rosto - [Foto: Canva]

Tratamento para acne com óleo de jojoba

Este óleo é extraído da semente do arbusto Simmondsia chinenis ou jojoba. Apesar do nome, o óleo de jojoba é uma substância cerosa. Pode ter uma aparência clara ou amarelada e um leve odor de noz. Acredita-se que a consistência do óleo de jojoba imite os óleos naturais da pele humana, chamados sebo.

O sebo desempenha um papel fundamental no apoio à saúde geral da pele, pois mantém a umidade e protege a pele contra infecções.

De acordo com um estudo científico publicado em 2018 pelo site MDPI, o óleo de jojoba pode ajudar a pele a absorver melhor outras substâncias quando usados em conjunto, incluindo medicamentos. Isso pode tornar o óleo de jojoba um ingrediente muito útil em muitos cosméticos e hidratantes da pele.

O mesmo estudo também sugere que a jojoba é um anti-inflamatório e, sua textura cerosa pode melhorar os sintomas de uma variedade de distúrbios, incluindo:

O óleo de jojoba demonstrou ser eficaz no tratamento de acne e lesões na pele, também pode desempenhar um papel na cicatrização de feridas.

Um estudo publicado em 2012 pelo site PubMed, testou os efeitos de máscaras faciais de argila contendo óleo de jojoba em 133 pessoas com acne leve. Após 6 semanas de tratamento, eles relataram uma redução de 54% nas lesões de acne, incluindo pápulas, cistos e comedões.

Outro estudo de laboratório, também publicado pela PubMed sobre células, descobriu que a cera de óleo de jojoba pode ser eficaz no tratamento de feridas. Então, podemos pensar que isso também pode nos ajudar com as feridas abertas deixadas pela acne.Dessa forma, podemos resumir os benefícios do óleo de jojoba para a acne e, em geral, sobre a nossa pele na lista a seguir:

Veja Também:

O que saber antes de usar o óleo de jojoba no rosto?

Quando você usa um produto para o cuidado da pele, menos é mais. Especialmente sobre a pele oleosa ou propensa a acne. Você só precisa de uma pequena quantidade deste óleo (uma ou duas gotas), aplique-o com as pontas dos dedos e deixe-o descansar em seu rosto.

Evite “massagear demais”, não é recomendado para peles com tendência a erupções cutâneas. Massagear e mover as células da pele facial podem causar mais irritação e inflamação, causar poros mais obstruídos e não permitir que o óleo ou o produto seja totalmente absorvido pela pele e faça seu trabalho.

Veja Também:

Misture o óleo de jojoba com o óleo da árvore do chá (óleo de malaleuca)

O óleo da árvore do chá, também conhecido como óleo de malaleuca, é um ótimo tratamento natural para acne.

Uma das maneiras mais fáceis de usá-lo é adicionando algumas gotas ao seu hidratante comumente usado. Isso dará ao seu hidratante propriedade antibacteriana e refrescante (e pode ajudar a evitar a “coceira” que algumas pessoas podem experimentar quando começam a usar o óleo de jojoba no rosto).

Veja Também:

Use-o para limpar o rosto

Aplique uma ou duas gotas de óleo de jojoba nas pontas dos dedos e faça um leve movimento circular nas áreas em que você tem acne.

Depois de perceber que o óleo foi absorvido, limpe a área com um pano limpo e úmido (morno) para remover qualquer resíduo. Se você notar a pele seca, poderá aplicar um pouco de hidratante.

Veja Também:

Use-o como um removedor natural de maquiagem

Não há nada pior, se você sofre de acne, do que deitar-se sem remover a maquiagem do rosto, isso pode acentuar o problema devido ao entupimento dos poros que a maquiagem pode causar na pele.

Com ajuda de um pano macio ou algodão, use duas ou três gotas de óleo de jojoba para remover completamente a maquiagem, aplique hidratante, se necessário.

Veja Também:

Riscos e avisos do uso de óleo de jojoba no rosto

Os estudos sobre os efeitos colaterais do óleo de jojoba são escassos, embora o produto seja geralmente considerado seguro quando usado como tratamento tópico. No entanto, antes de usar o óleo de jojoba, faça um teste em uma pequena parte da pele para descartar alergias.

Além do mais, você não deve usar este óleo por um longo tempo, pois algumas pessoas relataram irritação na pele depois de usá-lo constantemente.

Não tome óleo de jojoba por via oral.

ATENÇÃO: É importante salientar que: o tratamento descrito aqui, mesmo sendo 100% natural, pode não ser apropriado para seu tipo de pele. Por isso, é essencial consultar um médico dermatologista antes de iniciar o tratamento apresentado acima.

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e fique informada sobre novas receitas caseiras.

Sair da versão mobile