10 motivos para fazer Pilates

Estamos cansados de ouvir que exercícios físicos são essenciais para nossa saúde e bem-estar, mas muita gente não gosta e não se sente motivada para fazer os mais comuns, como caminhadas e academia, por exemplo.

Felizmente, técnicas alternativas como o Pilates têm se popularizado e se tornado a primeira opção de atividade física de muita gente.

O responsável por esse exercício foi o alemão Joseph Pilates, que o criou como método de condicionamento físico e mental. O Pilates promove alongamentos e exercícios de força que atingem todas as partes do corpo, inclusive os órgãos responsáveis pela respiração, para melhorar o controle corporal de quem o pratica.

Mais: Conheça os tipos de pilates

10 motivos para fazer Pilates

Conheça agora 10 motivos para ser praticamente:

1. Pilates ajuda a acabar com o estresse

Essa atividade faz com que seus praticantes aprendam a respirar melhor e corretamente, além de desenvolver um controle maior nas funções do corpo. O controle corporal exigido pelos exercícios faz com que quem os faz controle melhor também as atividades cerebrais que produzem o estresse através da liberação da tensão e do relaxamento.

Mais: Aprenda a fazer Pilates em casa

2. Previne a osteoporose

A osteoporose é uma doença metabólica e sistêmica que pode atingir todos os ossos do corpo. Ela acontece quando o nosso corpo diminui a produção de tecido ósseo novo e a quantidade de material ósseo velho fica superior. Desse modo, os ossos ficam mais fracos e finos e facilitam as fraturas, além de dificultar a recuperação.

Outra vantagem da prática do Pilates é prevenir esse doença através de exercícios de postura e equilíbrio, que também podem ajudar a prevenir as quedas de quem já vive com a condição.

Mais: Descubra porque o Pilates emagrece

3. Regula o sono

Uma boa noite de sono é premissa para uma boa qualidade de vida. E essa atividade pode diminuir os distúrbios de sono através dos alongamentos dos músculos que liberam possíveis dores e tensões. Livre desses problemas, o corpo pode atingir o sono natural com mais facilidade e sem a necessidade de remédios para dormir.

Mais: Pilates: malhando o corpo sem musculação

4. Aumenta a força e resistência sem o ganho de massa

O exercício é um meio de ganhar força sem a hipertrofia dos músculos (excesso de massa muscular).

Se você é uma das pessoas que acham que a única maneira de ganhar força e resistência é com a musculação, prefere não ir por esse caminho por causa do ganho de massa, pode investir no Pilates. Os alongamentos e tonificação muscular promovidos por essa atividade são concentrados nos músculos da pélvis, abdômen e costas, locais onde a massa muscular não se desenvolve muito. Mesmo assim, esses exercícios promovem um ganho de força extraordinário. (Pilates e seus benefícios)

5. Melhora a postura

Da mesma forma que esses alongamentos promovem o ganho de força e resistência, eles também melhoram a postura.

A coluna existe para segurar todo o peso do seu corpo para que ele se movimente com facilidade. Infelizmente, nossa rotina diária atrapalha esse funcionamento, já que passamos horas sentados de maneira errada no trabalho, na frente da TV e do computador… Uma má postura pode acarretar em dores nas costas e na famosa “corcunda”.

Os alongamentos musculares promovidos pelo Pilates nada mais faz que realinhar a coluna vertebral danificada.

Veja: 9 dicas para evitar a dor nas costas

6. Cura dores nas costas

Consequentemente ao realinhamento da coluna vertebral, os exercícios aliviam dores e tensões principalmente das costas. Esses alongamentos também promovem uma autoconsciência aos praticantes, que passam a prestar atenção na postura e a corrigi-la no dia-a-dia.

Veja também: Gravidez sem dores nas costas, saiba como!

7. Consciência e entendimento corporal

Os iniciantes no Pilates sempre se surpreendem, já nas primeiras aulas, com o fato de perceberem que não tinham controle do próprio corpo. Essa falta de controle pode passar despercebida durante toda a vida até a gente ter conhecimento do que podemos fazer com nosso próprio organismo.

Esses exercícios que melhoram esse controle corporal podem ajudar desde casos de incontinência urinária até a situações comuns do dia-a-dia, como não perder o equilíbrio em uma escada na hora de trocar uma lâmpada.

Conheça: 10 rituais matinais que podem melhorar sua saúde

8. Aumenta a energia

Uma rotina estressante pode sugar todas as nossas energias. A melhor maneira de reavê-las é praticando uma atividade física e essa é uma das melhores para esse objetivo, já que promove o movimento de todas as partes do nosso corpo. Em poucas aulas, as características físicas de uma vida sedentária já desaparecem. (Sedentarismo: Não deixe ele te matar)

9. Melhora a respiração

O ato de respirar acaba sendo automático no nosso cotidiano, mas ter o controle da respiração é muito importante para combater o estresse, a insônia e outros problemas que podem acabar com o nosso bem estar e a gente nem faz ideia de onde começam. O Pilates faz isso: promove técnicas para aprendermos a respirar e lutar contra esses inconvenientes.

Veja: 15 dicas para eliminar o estresse da sua vida

10. Aumenta a flexibilidade

Os exercícios de alongamento melhoram, e muito, a flexibilidade desde pessoas mais jovens, até os idosos. Ter uma boa flexibilidade corporal pode melhorar atividades cotidianas e também a saúde, já que previne doenças como tendinites, por exemplo.

Sair da versão mobile