Como escolher a melhor cor para o quarto

Provavelmente, na hora da decoração, a pergunta número 1 é: “qual é a melhor cor para o quarto“?
s
Essa é uma excelente pergunta, mas que infelizmente não tem uma resposta definitiva.

A melhor cor para o quarto, resumidamente, é aquela que você mais gosta.

Ainda assim, certas cores são geralmente mais adequadas para o quarto, uma vez que a maioria das pessoas deseja criar uma vibração relaxante em seu espaço de dormir e algumas cores atingem esse objetivo melhor do que outras.

A psicologia das cores, que estuda como a cor afeta o humor, é um guia muito útil quando se trata de escolher a melhor cor para o quarto.

Veja Também: Papel de parede: como escolher o ideal para sua decoração

Roxo

Por muito tempo associado com nobreza, tons escuros de roxo provocam a sensação de calma, elegância e riqueza. Use roxos escuros como berinjela e ameixa para um toque suave em seu quarto.

Matizes mais pálidas de lavanda e lilás passam tranquilidade e criam uma vibe mais feminina e jovem.

Mais: Veja como decorar o quarto de bebê sem gastar muito

Quarto decorado com a cor roxa para ilustrar o artigo Como escolher a melhor cor para o quarto

Azul

O azul é uma das cores que mais são citadas como as preferidas das pessoas e também uma das mais populares quando o assunto é a decoração do quarto graças a sua serenidade, sensação de calma e versatilidade.

Se você busca um estilo mais sofisticado, a melhor cor para o quarto é o azul em seus tons mais profundos como marinho ou índigo.

Já os azuis de tons médios são mais clássicos e criam o ambiente perfeito para descanso.

Por fim, as matizes mais leves provocam uma sensação imensa de calma. A única desvantagem nesse caso é que o azul pode assumir uma coloração acinzentada se o ambiente não estiver bem iluminado.

Confira: Decoração de quarto infantil: criatividade, estímulos e segurança

Verde

Associado com frescor, crescimento e até com a própria vida, a cor verde cria uma sensação de vitalidade e saúde. Isso a torna a melhor cor para o quarto quando você está em busca dessas sensações.

Cores mais brilhantes e ousadas como o verde limão podem ser combinadas com outras mais sutis para criar um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, fresco.

Veja: Como fazer a decoração de um quarto pequeno

Amarelo

A cor amarela é capaz de transmitir quentura e alegria. É uma cor estimulante, o que a torna perfeita para a sala de estar ou para a cozinha, mas não tão perfeita para zonas mais tranquilas como quartos.

Se você quiser decorar seu quarto com este tom feliz, pode optar por tons mais sóbrios como mostarda, ouro, manteiga ou amarelo pastel.

Conheça: 10 Erros mais Comuns na decoração da casa

Laranja

Quente, alegre e vibrante, tons puros de laranja estimulam a criatividade e o apetite. Assim, o laranja é ideal para cozinhas, mas uma escolha um pouco arriscada para o quarto.

Se mesmo assim você quiser apostar na cor, opte por tons ricamente pigmentados como tomate, caqui ou abóbora, ou tons acastanhados como terracota, ferrugem ou laranja queimado ou, ainda, tons mais suaves como damasco, pêssego ou coral.

Mais: Sugestões de cores para quarto de casal

Vermelho

O vermelho é a cor do fogo, do romance e da excitação. Se optá-lo por usar no quarto, é melhor que seja como coadjuvante e não protagonista.

Escolhas que podem cair bem são aquelas mais silenciadas como vinho ou tijolo. Os tons mais quentes como cereja e morango podem ser boas opções para detalhes e obras de arte.

Assim, o vermelho é a melhor cor para o quarto se você busca ousadia.

Mais: Ideias de decoração para quarto de casal

Rosa

Podemos dizer que a cor rosa é a irmã mais inocente da cor vermelha e a melhor cor para o quarto de quem busca feminilidade e sofisticação.

O rosa claro ou o rosa bebê são boas escolhas para o quarto das meninas. Por outro lado, salmão e coral são opções bastante elegantes para o quarto das mulheres.

Veja: 8 Truques para decorar ambientes pequenos

Marrom

Marrom é a cor da terra e transmite a sensação de estabilidade e conforto. Isto, junto com sua natureza versátil, faz com que seja uma das cores mais populares para a decoração do quarto.

Você pode decorar o seu quarto inteiro utilizando uma paleta de tons marrons para uma vibe tranquila ou pode combiná-lo com qualquer outra cor para um pouco mais de emoção e contraste.

Desde o chocolate mais escuro até o tom mais claro de bege, marrom é a melhor cor para o quarto de quem não quer arriscar.

Veja: 5 dicas para renovar a decoração da sua casa

Cinza

O cinza já foi considerado uma cor sombria para o quarto, mas hoje é uma cor essencial para o estilo contemporâneo. É uma cor calma e suave, mas friamente sofisticada.

Um quarto inteiramente cinza pode ser demais, mas você pode utilizá-lo como cor primária com muito sucesso combinando-a com tons mais neutros de outras cores ou até mesmo com branco e preto.

Veja: 7 coisas que você precisa fazer antes de comprar itens de decoração online

Preto

Todo quarto precisa de uns toques de preto. Essa cor acrescenta maturidade à tons pastéis e neutraliza o ambiente.

Veja: Como aplicar o Feng Shui na sua casa

Branco

Branco é uma cor pura e inocente, limpo e fresca, relaxante e tranquila. Nada pode dar errado se você decidir que o branco é a melhor cor para o quarto.

Por sua própria natureza como uma falta de cor, ele funciona perfeitamente com qualquer outro matiz, incluindo neutros, brights, darks e pastéis.

Veja: 10 itens que podem deixar a decoração de sua casa brega

Sair da versão mobile