Aprenda fazer uma maquiagem que afina o rosto

Será que alguém ainda duvida das maravilhas que uma boa maquiagem pode fazer pela beleza feminina?

Acho que não, não é?

Entre as muitas possibilidades da maquiagem, podemos citar a de realçar, destacar ou mesmo corrigir alguns problemas de pele ou imperfeições, ou mesmo afinar.

Pois é, e é exatamente isso que mostraremos agora, como afinar o rosto usando uma make com base clara e escura, ou seja, através de uma técnica chamada luz e sombra, na qual os volumes do rosto são trabalhados. Quer aprender?

Aprenda fazer uma maquiagem que afina o rosto

Vale saber que ao tirar uma foto, o rosto, que é tridimensional, aparece bidimensional, o que explica o fato de algumas pessoas mudarem tanto nas fotografias, ou até parecerem mais gordinhas do que realmente são, acredite, nem sempre a culpa é do photoshop.

Veja: Truques para te deixar mais fotogênica

Mais: Maquiagens para sair bem em fotos

O fato é que deixando um pouco a teoria de lado, a verdade é que essa técnica de maquiagem deixa qualquer um bem na foto, tanto que a grande divulgadora da técnica é a musa Kim Kardashian, que volta e meia ensina em uma rede social o passo a passo para se conseguir o mesmo efeito. E então, quer aprender? Anote o passo a passo:

Antes de mais nada, vale saber que dá para começar essa make de dois jeitos, ou com a pele pronta, com uma camada fina de base, ou então com uma camada de BB Cream.

Para fazer essa técnica você precisa ter dois tons de base, um mais escuro que sua pele, e um mais claro. Primeiro use a base escura para marcar as áreas que precisam de profundidade.

Conheça: 6 dicas para sua base não ser percebida

Afinar a Bochecha

O primeiro passo é marcar as bochechas, mas lembrando que essas marcações têm que seguir o desenho natural do rosto, ou seja, o traço deve ser entre o osso zigomático – o da maçã do rosto- e o do maxilar.

Trace um risco em linha diagonal, do meio da bochecha até a raiz do cabelo, em direção à orelha. Só cuide para não se aproximar muito da boca e do nariz. Também é preciso que o traço seja bem simétrico, ou seja, de um lado e do outro, da mesma altura e mesmo tamanho.

Pronto, com esse efeito, irá passar a impressão de um rosto mais fino e alongado. Mas cuidado, quem já possuir essa região com uma certa profundidade, não precisa marcar mais as bochechas, ou, se quiser, marcar de forma bem sutil.

Conheça: Erros de maquiagem que engordam o rosto

Mais: Os melhores truques de maquiagem

Harmonizando


Agora é a hora de passar equilíbrio no visual, portanto, a segunda marcação será na testa. No caso, esse efeito é ideal para quem tem rosto muito comprido. Os traços devem ser feitos nas têmporas, bem próximo à raiz do cabelo.

[Info]Quem tem a testa muito curta, deve pular esse passo, para não acabar diminuindo muito o rosto.[/Info]

Afinando o Nariz


Toda mulher quer ter nariz fininho, por isso, essa marcação para o nariz ficou bem famosa. A dica é trocar uma plástica, caríssima, por essa maquiagem, que vai ficar também com o nariz fininho, mas sem precisar cortar nada!

É só fazer dois traços paralelos e bem retos com a base escura, seguindo sempre a linha dos buraquinhos do nariz e do início das sobrancelhas, cuidando só para não aplicar nos cantos internos dos olhos e nem na própria sobrancelha, o traço deve ser somente no nariz.

Veja: Maquiagem para afinar o nariz passo a passo

Mais: Como diminuir o nariz sem cirurgia plástica

Olhar de Diva


Para finalizar as marcações com a base escura, vamos marcar o côncavo, essa região tão citada pelos maquiadores. Mas, é preciso ter em mente que o osso que temos nos olhos é diferente em cada pessoa. Assim, é preciso sentir o próprio rosto e ver onde ele fica. Nesse ossinho, vamos aplicar a base mais escura para dar profundidade ao olhar.

Mas calma, passe pouco produto e foque mais nos cantos externos, pois depois ele será esfumado para dar acabamento.

Veja: 5 novas maneiras de usar sombra na maquiagem

Mais: Dicas de sombras para olhos castanhos

Mais Volume


Pronto, depois da profundidade, chegou a vez do volume para complementar a make, portanto, a hora é da base clara, que deve ser aplicada na parte de cima do nariz, mais alta.

É preciso ter em mente que já estamos trabalhando, a esta altura, com três trons, o da própria pele, o tom mais escuro e o claro, repare que é, justamente, o contraste entre eles que vai fazer o efeito ficar mais incrível.

[Note]Quem tem um nariz mais saliente, claro, não precisa iluminar, nesse caso, a dica é fazer apenas a correção com os tons escuros.[/Note]

Maçãs destacadas


Chegou a hora de esconder as olheiras, portanto, vamos aplicar a base clara nessa região e em cima da maçã do rosto. Além de esconder as olheiras, esse efeito, vai também, levantar o rosto e o olhar.

Veja: Aprenda disfarçar olheiras com maquiagem

Visual leve

[ninja-inline id=9469]

Quem não quer exibir um visual leve e despreocupado? Para isso, a dica é iluminar o centro da testa com a base mais clara. O efeito é sutil, imperceptível para quem não conhece esse truque de make, mas muito poderoso.

Veja: Base ou corretivo, o que vem antes?

Olhos em destaque


Chegou a hora de fazer o acabamento daquela marcação de côncavo que fizemos, então, agora é só iluminar a região logo abaixo das sobrancelhas, área que sempre deve ser clara na make para valorizar as formas do rosto e o olhar.

[Info]Nessa hora sai ganhando quem tem os arcos das sobrancelhas bem desenhados e se fios fora do lugar.[/Info]

Esfumando geral


Marcou tudo, está toda riscada? Então, chegou a hora de, com a ajuda de um pincel de fibra ótica ou uma esponja, esfumar bastante todos os traços feitos, os claros e escuros, em movimentos circulares.

Capriche, elimine todas as linhas marcadas entre a transição de cores. É preciso que possamos ver a diferença de cor e onde está cada uma, mas não perceber onde começa uma e acaba outra.

O resultado é só se ter o efeito desse desenho, que vai deixar a pele linda e o rosto cheio de volume e profundidade.

Veja: Olhos esfumados: saiba como consegui-los

Finalizando


Pronto, agora que já conseguiu o efeito desejado, falta só passar um pouco de pó translúcido para fixar e fazer sua make dos olhos.

As possibilidades são muitas, desde algo mais básico e para o dia a dia, como um esfumado marrom, por exemplo, até algo mais para à noite, como o preto, já sabendo que essa preparação de pele pode ser usada tanto para make de dia como de noite.

A dica é não carregar muito na técnica se for usar sob o sol, quanto mais suave for, mais natural será o resultado.

Se você gostou das dicas e quer aprender criar lindas produções como esta, eu recomendo o Curso de maquiagem online com a jornalista, apresentadora e Guru de Beleza, Juliana Goes.

Sair da versão mobile