Lista de casamento: saiba como fazer a sua

Por se tratar de um evento único, o casamento tem por tradição a oferta de presentes ao casal por parte dos convidados. Na medida em que as possibilidades financeiras diferem de convidado para convidado e o gosto dos noivos tende a ganhar uma importância central na escolha dos pertences para o novo endereço de família, fazer uma lista de casamento torna-se uma opção prática, acessível e democrática para ‘todos os bolsos’.

6 Dicas para economizar na organização do seu casamento

Assim sendo, vale a pena conferir algumas dicas úteis que poderá colocar em prática na hora de elaborar a sua própria lista de casamento – confira!

como fazer uma lista de casamento

Aposte no ‘Duplo D’

Em primeiro lugar, é importante ter em consideração que uma lista de casamento é um resultado de uma seleção extremamente pessoal, em que figuram produtos que vão ao encontro das preferências e personalidade do casal. Nessa lógica, vale a pena experimentar a filosofia do ‘Duplo D’: definir e diversificar – isto é, definir o tipo e número de itens que pretende incluir na lista e diversificar as lojas em que os mesmos poderão ser adquiridos.

Curso de Retrospectiva Animada de Casamento e Aniversario


Se por um lado existem pessoas que preferem concentrar a lista de casamento em uma única superfície comercial, por outro lado a diversidade permite que o lar do casal possa se diferenciar pela multiplicidade de utensílios, formatos, texturas, cores e designs que cada marca é capaz de oferecer por si só. Posto isto, vale a pena equacionar a concepção de várias listas de tamanho mais reduzido em lojas que contenham produtos-chave para a guarnição da residência dos noivos, nomeadamente eletrodomésticos, móveis e peças de decoração.

Faça uma ‘lista amiga’ da carteira

Quando elaborar a lista de casamento, tenha em atenção a necessidade de incluir itens de valores diferenciados, para que haja lugar a uma maior democracia de preços e os diferentes convidados possam escolher um presente que se adeque às possibilidades da sua carteira, sem que o ato de oferecer uma lembrança nesta data tão especial assuma uma tônica de constrangimento por conta das limitações financeiras.

A antecedência será a sua melhor amiga

Planejamento é tudo, sobretudo no que respeita à dimensão do casamento e de todos os preparativos que envolve. Para que possa adequar as suas necessidades e preferências à disponibilidade das lojas em que pretende abrir uma lista de casamento, comece a fazer as suas pesquisas de mercado e a estabelecer contatos com uma antecedência mínima de 3 meses para evitar estresses desnecessários com procedimentos burocráticos ou problemas alocados aos estoques das respetivas lojas.

Dicas para casamento

Tire partido da internet para a sua lista de casamento

Hoje em dia, as facilidades ao dispor dos consumidores são enormes, sendo que já é possível consultar os catálogos das marcas online em tempo real e, em determinados casos, fazer encomendas e compras. Tire partido da internet e aventure-se a descobrir todas as novidades, que irão certamente ajudá-la a tomar as decisões mais acertadas e a estimular a sua criatividade ao desafiar eventuais idéias pré-definidas.

Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas

Estas são algumas sugestões que podem orientar a construção de uma lista de casamento à sua medida. Se você não tiver tempo, paciência ou até mesmo habilidade para conceber a sua lista, equacione contratar um assessor de casamentos para delegar esta tarefa que, não tendo um elevado grau de complexidade, exige algum tempo e dedicação para que possa reunir as melhores opções para o seu caso.

Sair da versão mobile