Guia definitivo do mundo da moda e beleza na internet

A internet é um prato cheio para quem deseja obter mais informações. E, no caso do mundo da moda e da beleza, essa fonte parece inesgotável.

Veja Também: 17 dicas de beleza que funcionam desde os tempos da vovó

A cada dia, ou melhor, a cada minuto ou segundo, surgem novos blogs, canais de vídeo, tutoriais e portais que fornecem cada vez mais conteúdo sobre as últimas tendências.

Entretanto, em meio ao turbilhão de dados, é preciso ter foco e saber como direcionar a atenção para que as informações não se tornem inúteis. Afinal, haja tempo e paciência para conseguir acompanhar e aprender com os materiais disponíveis. Como ninguém tem 300 horas no dia ou um cérebro com um HD potente, vale a pena conferir algumas dicas e sugestões:

Veja Também: 10 dicas de beleza para enfrentar o calor

Onde encontrar dicas de beleza e moda na internet

mundo da moda e beleza na internet

Portais

Uma das principais maneiras de se informar sobre moda são os portais oficiais. Eles fornecem informações jornalísticas em primeira mão e ajudam qualquer pessoa a conhecer com profundidade as diferentes marcas, tendências, nomes, estilos e até mesmo as últimas notícias desse universo. Vale a pena acompanhar alguns deles para ter acesso às notícias mais quentes e, geralmente, com fontes confiáveis.

Veja Também: Dicas de beleza caseiras

O primeiro ponto a favor é justamente a credibilidade, uma vez que todas as matérias trazem fotos e entrevistas oficiais. Se há algum lançamento de uma linha de maquiagem ou se alguma coleção colaborativa será lançada em uma loja de fast fashion, por exemplo, nesses sites aparecerão as primeiras informações, principalmente relacionadas às datas, números, valores e endereços. Algumas indicações são os sites oficiais de revistas como a:

Veja Também: 23 Dicas de Beleza que você precisa conhecer

Imagem: Pinterest

Blogs

Os blogs de moda cresceram imensamente nos últimos tempos. Resultado disso são as principais fileiras dos desfiles ocupados por blogueiros famosos.

Essa tendência tem provocado uma grande polêmica no universo da moda, principalmente pelo fato de que essas publicações geralmente não tem a credibilidade dos profissionais do ramo, que escrevem para grandes publicações.

Veja Também: Dicas de moda plus size

A vantagem fica por conta da facilidade do conteúdo, que tem uma linguagem mais próxima do público e consegue passar a visão dos usuários, dando dicas e avaliações preciosas.

A verdade é que muitos deles acabam se tornando mais do que vias para obter alguma dica ou referência, os blogs viram uma verdadeira inspiração visual para qualquer fanático por moda e beleza.

Veja Também: Dicas de moda para mulheres de pernas curtas

A dica é acompanhar aqueles que focam nas fotografias de streetstyle e comportamento, mas também é importante acessar aqueles mais básicos, que fornecem dicas simples como, por exemplo, escolher uma roupa ou preparar a pele para a maquiagem.

As últimas tendências ficam por conta dos grandes sites, como o famoso (e referência no ramo) Sartorialist; o Style Bubble, de Susanna Lau; Bryanboy; The Blode Salad, de Chiara Ferragni e o Fashion Toast, de Rumi Neely.

No caso brasileiro, além do Site de Beleza e Moda, vale a pena ficar de olho no Depois dos Quinze; Just Lia; Chata de Galocha; Garotas Estúpidas e Moda Para Homens.

Veja Também: Truques de moda para disfarçar a barriga

Imagem: Tumblr

Tutoriais

Para quem não quer perder tempo, os tutoriais de beleza e moda são as principais fontes de inspiração. Por ter a pessoa real por trás das câmeras, eles também conseguem trazer um tom mais próximo do usuário.

No caso da maquiagem, os tutoriais são excelentes, já que o passo a passo e os resultados são mostrados “ao vivo”.

Veja Também: Como fazer maquiagem rápida para o dia a dia

Os vídeos são populares entre as blogueiras internacionais, mas têm ganhado um maior destaque aqui no Brasil, com opções que não deixam nada a desejar perto das gringas.

Para quem deseja investir ainda mais nesse ramo e criar seu próprio canal, é interessante buscar técnicas de edição e boas câmeras, para conseguir atrair seu público.

Veja Também: Como vencer a timidez em 10 passos

Os equipamentos, como notebooks e computadores, são essenciais para o processo de criação dos vídeos e vale a pena ir pesquisando aqui.

Recentemente, o Youtube tem apoiado esses vloguers. É o caso da brasileira Camila Coelho, que teve propagandas colocadas em diversos pontos de ônibus e locais da capital paulista como uma estratégia de marketing do site na divulgação de seus principais usuários.

Essa parceria gera também lucro para os dois lados e uma produção de um conteúdo cada vez mais profissional, que se aproxima da qualidade da televisão.

Veja Também: Maquiagem e roupa para o verão 2016

Para se informar, confira o Pixiwoo, de Samantha e Nic Chapman; Emma Pickles, do Euphoric Creation e o famoso canal de Michelle Phan.

Os destaques são da veterana Julia Petit, com o canal Petiscos; o Dia de Beauté, da Victoria Ceridono; Espelho Meu, da Alice Salazar; Supervaidosa, da Camila Coelho e o Just Lia, da Lia Camargo.

Imagem: Tumblr

Instagram

Uma fonte de referência que é atualizada quase a todo minuto, o Instagram também pode ser um veículo de conexão ainda mais direto com pessoas com os mesmos gostos e afinidades no mundo da moda e beleza.

Para ficar por dentro das novidades, explore as páginas e as curtidas dos seus amigos, conhecendo também novos usuários e estilos.

Veja Também: 10 Rituais de Beleza Noturno

Além disso, alguns podem ser fonte diária de inspiração e referência de moda, principalmente as páginas dos mais jovens, com estilos variados e novas combinações para investir no styling.

Vale a pena ficar de olho em vídeos de profissionais do ramo ou contas oficiais de veículos de moda, que mostram as primeiras imagens e informações, direto da passarela durante as semanas de moda.

Veja Também: Saias que são tendências da moda Primavera Verão 2015

É o caso do Instagram oficial da Vogue, da Elle e da Harper’s Bazaar. Fique de olho também nas postagens das “it girls”, como Alexa Chung, Kendall Jenner e a editora Anna Dello Russo, e diversas modelos, como Gizele Oliveira (@giizeleoliveira), Arizona Muse (@arizona_muse) e Cara Delevingne (@caradelevingne).

Um outro site muito interessante é o Lookbook.nu, uma rede social na qual se compartilham as imagens de combinações pessoais e do dia a dia. Por lá, alguns blogueiros se tornaram famosos, como o brasileiro Vini Uehara, e os norte-americanos Adam Gallagher e Edward Honaker.

Veja Também: Looks com Hot Pants

Imagem: Tumblr

Pinterest e Tumblr

Verdadeiras explosões visuais, esses sites possuem uma infinidade de imagens que são postadas, reblogadas, curtidas, comentadas e compartilhadas pelos usuários.

O mais interessante dessa linguagem é que, além de ser de um público jovem, ela trabalha com as imagens que vão desde retratos pessoais e de moda até de estilo de vida e referências artísticas.

E não é só um passatempo adolescente, já que grandes nomes como Hedi Slimane, Taylor Swift, Lorde e Kanye West são usuários confessos.

Veja Também: Moda Inverno 2015

[ninja-inline id=9469]

Recentemente, a plataforma tem sido usada como referência em coleções e desfiles de moda, principalmente na capacidade de expressão pessoal e individual de seus usuários.

Tudo isso por meio de uma linguagem essencialmente visual e imagética, tendo como referência diversos estilos que se propagam com a força estética das imagens, sempre com a ideia das redes sociais, ou seja, de compartilhar conteúdo e conhecer novas tendências.

A grande sacada do Tumblr está no humor, com páginas famosas como a “What Would Yeezus Wear” e “If Paintings Could Text”. No quesito moda, o destaque fica com os Tumblrs de streetstyle como o “A Fine Fashion Frenzy”, “From Style, With Love” e “nyc street file”.

Veja Também: 10 tendências para a Primavera Verão 2015

Sair da versão mobile