7 dicas para você planejar as férias inesquecíveis

Se você já está em alerta, apresentando sinais de que precisa de férias, a época de final de ano é convidativo, tem um ar de descanso e boas festas com os amigos e a família.

Por conta dos feriados e do clima agradável, muitas pessoas resolvem aproveitar para viajar e conhecer novos lugares.

Porém, para que tudo saia conforme o esperado e você não tenha que lidar com alguns imprevistos, é preciso se planejar e programar como será o seu passeio.

Veja Também: 7 dicas infalíveis para você emagrecer nas férias

planejar as férias inesquecíveis

Se você é uma dessas pessoas que não perde a chance de embarcar em uma nova aventura, aproveite as nossas dicas que te ajudarão a planejar as férias inesquecíveis!

Veja Também: Viagem romântica: 10 destinos inesquecíveis

Veja como planejar as férias inesquecíveis passo a passo

1.    Documentos

Se você for viajar para o exterior, é preciso ficar bastante atento a esse detalhe. A maioria dos países exige vistos atualizados e, para isso, também é preciso estar com o seu passaporte em dia. Se você ainda não tem o documento obrigatório,  clique aqui e saiba como tirar seu passaporte sem complicações e planejar as férias inesquecíveis.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Meses antes de viajar e de posse do passaporte, procure saber quais são as datas de validade dos seus documentos e agende com antecedência uma visita ao consulado para acertar essa questão burocrática.

Veja Também: As 6 melhores cidades para curtir o friozinho a dois

O visto americano, por exemplo, possui diferentes validades de acordo com a atividade a ser desenvolvida no país. Caso o seu já tenha expirado, é preciso agendar uma entrevista no consulado americano no Brasil e levar a documentação necessária. Já o passaporte é válido por cinco anos e, para renová-lo, é preciso agendar um horário em algum dos postos da Polícia Federal.

Veja Também: Como planejar o casamento

2. Vacinas

Alguns destinos exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) para que turistas estrangeiros possam entrar no país. Essa medida é exigida para evitar surtos de viroses e doenças em território estrangeiro.

Veja Também: Saiba como cuidar da sua saúde no verão

Para os brasileiros, a vacinação mais exigida é a contra a febre amarela, pois o Brasil foi, recentemente, palco de vários pequenos surtos no interior do país. Essa é uma medida de proteção sanitária, por isso, é preciso estar atento e não vacilar na vacinação quando for planejar as férias inesquecíveis. Vários países, como África do Sul, Austrália, China, Egito e Uruguai já chegaram a impedir a entrada de brasileiros que não tinham o CIVP em mãos.

Veja Também: 5 hábitos que prejudicam a saúde íntima feminina

3. Hospedagem

Hoje, graças à ajuda da internet, você pode economizar na viagem de férias, não precisa gastar uma fortuna no telefone ao ligar para outros países ou estados. Com essa facilidade, fica muito mais prático pesquisar por hospedagem, comparar os preços e buscar algum que seja mais próximo das localidades que você deseja e também dentro de seu orçamento.

Veja Também: Bahamas: o paraíso na terra

Lembre-se que hospedagem no centro pode ser mais cara, mas também economiza o seu dinheiro quando o assunto é transporte e, muitas vezes, ainda permite que você caminhe e conheça o que tem ao redor do seu hotel com mais segurança, sem ter que se preocupar em andar longas distâncias para chegar até o local em que está hospedado.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Ainda no que diz respeito à hospedagem, quando for planejar as férias inesquecíveis converse antes com algum responsável pelo hotel sobre as políticas de reserva. Alguns estabelecimentos exigem algum depósito antes e outros não aceitam pagamentos com cartão de crédito, por exemplo; Por isso, esteja atento para evitar imprevistos.

Veja Também: Saiba como montar um kit para fazer unhas

Se, por outro lado, você viajará para a sua casa de praia, por exemplo, não se esqueça de checar as condições do local e lembre-se do que é preciso reparar antes de as férias começarem. Na época de começo de ano, é comum faltar água, por isso, confira a condição das bombas que abastecem a caixa d’água e garanta um verão sem a temida falta de água.

4. Férias

As empresas possuem políticas de férias variadas: algumas preferem que o aviso venha com antecedência, outras fazem uma paralisação coletiva nesse período, algumas exigem que os funcionários escolham meses específicos e várias outras peculiaridades podem ser escolhidas pelo departamento de RH. Por isso, antes de reservar qualquer hotel ou antes de comprar as passagens, converse antecipadamente com o responsável pelo setor em seu trabalho e veja quais são as políticas da empresa.

Veja Também: Dicas de comportamento na empresa

Caso você possa escolher o mês ficará ainda mais fácil planejar as férias inesquecíveis. Sendo assim,  procure saber quais são os eventos na região que pretende visitar e qual época do ano condiz com aquilo que você gosta em uma viagem: caso goste de sossego e descanso, opte por um mês de baixa temporada, por exemplo. Outra dica é conciliar as férias com a sua companhia de viagem, caso não tenha interesse em viajar sozinho.

Veja Também: Vantagens e Riscos do namoro no trabalho

5. Dinheiro

Antes de decidir os locais e a hospedagem, faça um orçamento de quanto sairia o preço total da viagem, calculando também os possíveis gastos que serão feitos lá com refeições, passeios e até presentes. Ao estimar o valor e calcular qual seria o preço médio da viagem, analise suas condições financeiras para não passar aperto e não comprometer suas outras dívidas já previstas. Cuidado para não exagerar com o ganho antecipado das férias e não comprometer as contas do mês seguinte.

Veja Também: 8 Hábitos femininos que os homens não entendem

Por isso, durante alguns meses, economize em pequenas coisas a fim de ter uma quantia maior de dinheiro destinada aos gastos da viagem. Dessa maneira, você conseguirá planejar as férias inesquecíveis sem que a sua conta seja afetada.

Veja Também: Poupança na cozinha: saiba como fazê-la

Ainda no que diz respeito ao dinheiro, caso você vá viajar para o exterior, por exemplo, saiba com antecedência qual é a moeda do país e vá até a casa de câmbio mais próxima para trocar o seu dinheiro. Considere, também, a possibilidade de fazer um cartão de crédito internacional.

Veja Também: 10 acontecimentos e prazeres que nos deixam mais felizes

6. Bagagem

Já publicamos aqui no blog um checklist do que não pode faltar na mala de férias de verão. A bagagem costuma ser um item que gera muita dúvida nos turistas, não importa quantas vezes o destino já foi visitado. Quando você for planejar as férias inesquecíveis, é possível que surja a dúvida do que levar e o que deixar em casa, o que vale a pena ser comprado lá e o que vale a pena ser levado de casa, por isso, atenção nessa hora. Antes de arrumar as malas, primeiramente, veja qual será a previsão do tempo para os dias em que você estará na cidade e tente adequar as roupas a essas temperaturas.

Veja Também: Os 3 principais destinos da alta costura na Europa

Uma dica interessante é não levar tantas roupas caso você pretenda comprar várias peças na viagem. Miami, que é conhecida mundialmente como a capital das compras, recebe muitos turistas que querem abusar dos outlets e dos preços camaradas. Se você for um deles, economize espaço nas malas, leve apenas o necessário e aproveite para usar as compras durante a viagem.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

7. Passagens

Analise com bastante cuidado as passagens antes de comprar as suas. Seja de avião ou de ônibus, as empresas costumam cobrar taxas extras para mudar o horário e a data das passagens, por isso, evite gastos fora do planejado. Ao planejar as férias inesquecíveis, certifique-se dos detalhes e veja, por exemplo, o horário de check-in no hotel para escolher a melhor hora das passagens, evitando que você tenha que ficar na rua com várias bagagens.

Caso você compre por internet, não se esqueça do voucher de comprovação e nem os documentos necessários para a retirada das passagens.

Sair da versão mobile