Economize mais: faça o seu próprio sofá

Para quem é apaixonado por decoração e está à procura de algo inovador, inteligente e barato para colocar na sala de estar, nós temos uma grande sugestão: por que não investir em um sofá de paletes?

As paletes de madeira, que podem virar também mesinhas de centro e estantes, são uma excelente opção de material para quem gosta de colocar a mão na massa e gostaria de promover uma revolução no interior da casa sem precisar comprometer o orçamento.

Ecologia, economia e bom gosto podem sim andar lado a lado (Como decorar uma sala pequena).

Abaixo, damos um passo a passo de como fazer o seu próprio sofá de paletes. Curiosa?

Economize mais: faça o seu próprio sofá

Do que você vai precisar:

Veja Também: Reparos domésticos – Yes, She can!

Como fazer um sofá e uma mesinha com paletes

1. Certifique-se, antes de tudo, que as paletes que você adquiriu passaram por um processo de tratamento fitossanitário – desta forma, elas não trarão microorganismos indesejados para dentro de sua casa.

2. Faça a base do sofá com uma palete longa ou com duas paletes, uma pregada à outra. Coloque, sobre este primeiro suporte, uma outra palete longa (ou duas unidas).

Mais: Faça você mesma: renove o visual de móveis e objetos com dip-dye

3. Com as camadas feitas, una as duas com o auxílio da aparafusadora. Preocupe-se em criar uma base sólida para o seu futuro sofá (já em processo!).

4. Utilize duas paletes aos lados da primeira estrutura, já devidamente aparafusada, para fazer os braços de seu sofá. Com os braços prontos, parta para o encosto: par fazê-lo, fixe as paletes com parafusos e com as cantoneiras metálicas de 90 graus. Isso fará com que o sofá se torne resistente e estável.

Veja: 130 ideias simples e criativas para reciclar objetos em casa

5. Para um melhor acabamento do sofá, você pode fixar madeira lisa na parte de baixo do móvel e nos braços do mesmo. Isso dará um aspecto mais robusto, mas você também pode optar por um visual mais rústico.

6. Lixe. Lixe muito. Lixe de novo. Chame toda a família para lixar com você. Como vocês se sentarão neste móvel, é importante que não haja farpas soltas – ninguém quer se machucar sem necessidade certo? Dê atenção especial aos braços do sofá, que estarão sempre em contato com mãos.

Veja: 4 formas criativas de criar hortas e jardins caseiros utilizando materiais reciclados

7. Depois de tudo lixado, é hora de pintar: nossa sugestão é utilizar a tinta Coralit (Esmalte base água), da Coral, da cor de sua preferência. Se quiser fazer um sofá de cores vibrantes, lembre-se de utilizar um fundo branco antes de aplicar a cor.

8. Com a tinta devidamente seca, posicione sobre o sofá almofadas do tamanho do assento (que podem ser feitas com colchões antigos, cortados e forrados). Voilà!

Veja Também: Aprenda a fazer sabonete líquido e em barra

Viu como é fácil? Se já deu para ficar inspirada, não perca tempo. Corra atrás de fazer o seu próprio sofá – e de economizar dinheiro, renovar sua casa e adquirir novas habiliades, é claro.

Sair da versão mobile