O Retorno do Estilo Vitoriano à Moda: Romantismo Retrô

A moda é realmente algo muito divertido, pois está sempre revistando estilos de outras épocas e nos fazendo reviver o clima de nossos antepassados.

Nesse caso a tendência nos levou para uma viagem longa, pois estamos olhando para o retorno do estilo Vitoriano à moda.

Para quem não sabe Era Vitoriana é um período histórico marcado pelo reinado da Rainha Vitória que transcorreu de 1837 a 1901.

Veja: Looks com transparências ousadas inspirados nas famosas

Conheça: 10 opções de looks para um estilo retrô

RETORNO DO ESTILO VITORIANO À MODA

Contexto Histórico

Foi um momento muito positivo para o Império Britânico em termos de paz e prosperidade. Nessa fase também houve a consolidação dos avanços tecnológicos da Revolução Industrial bem como o surgimento de invenções importantes.

A classe média dessa época se desenvolveu bastante educada e refinada. Claro que a moda teve reflexo também nessa fase brilhante.

Confira: Top 10 acessórios verão 2017

Os Vestidos Vitorianos

Quando falamos no retorno do estilo vitoriano a moda estamos falando de revisitar os vestidos que marcaram essa época. Como se tratava de uma época de abundância na Inglaterra os vestidos de festa se caracterizavam por mangas bufantes, as peças tinham muito volume, pois era permitido usar muito tecido.

Atualmente, tem muitas peças que valorizam o plissado, os babados, rendas e bordados. Efeitos que dão mais riqueza ao look, mas sem cair num barroco pesado.

Contudo, se trata de um vitoriano modernizado uma vez que as peças contam com mais transparências e rendas. A ideia é usar a transparência para não cobrir totalmente o corpo.

Veja Também: Aposte em botas vermelhas nesse inverno

Lingeries a Mostra

Assim como os lindos vestidos vitorianos serviram de inspiração não podemos deixar de destacar que as lingeries históricas também estão num lugar de destaque.

Muitos estilistas estão trabalhando com formas inspiradas em corsets e anáguas para dar mais sensualidade e fluidez para as suas roupas. A lingerie que era conhecida por ser pudica embaixo das roupas na era vitoriana se torna sensual ao ser promovida ao status de roupa.

Conheça: As apostas do SPFW para os cabelos no verão 2017

Modernizando a Era Vitoriana

Acima falamos do retorno do estilo vitoriano à moda por meio dos seus vestidos e inspiração nas lingeries, mas sabemos que para o dia a dia é importante modernizar essas ideias apresentadas em desfiles. Pensando nisso vamos propor duas possibilidades de como trabalhar o estilo vitoriano no seu visual.

Veja Também: Sapatos Metálicos: Deixe Seus Pés Brilharem com a Tendência Lançada na NYFW Verão 2016/2017

1 – Pegada Rocker

Para quem gosta de um estilo mais voltado para a atitude e glamour do rock propomos pensar em detalhes vitorianos. Que tal fazer um mix combinando uma blusa com rendas e transparências (seguindo a tendência) com uma calça de couro?

Outra possibilidade é investir em peças com toque glamouroso como casacos de pelo (fakes, ok?) e tachas com looks mais básicos como t-shirts e jeans.

Veja Também: Volume nas roupas: Tendência Internacional que Está Chegando Para o Verão 2016/2017

2 – Pegada Vitoriana/Camponesa

Se você gostou da ideia da volta para o romantismo, mas não quer investir num visual muito glamouroso a dica é combinar essa tendência com um visual camponesa.

Basicamente você deve procurar por peças que remetam ao romantismo com tecidos mais fluidos e trabalhos de babados, mas com influência do campo através de estampas florais, por exemplo. Seria quase um hippie romântico.

Mais: Top 6 tendências da SPFW 2016 para você arrasar em 2017

Sair da versão mobile