Estilo: Das celebridades para as ruas

A Moda é lançada para o seu público e o público traz o que foi lançado como o seu estilo, é como se fosse o resultado final para o público, como dizem, mastigado. É preciso levar em consideração que a origem do estilo pode não só sair da coleção de um estilista e que fazer parte do nicho que só compra por etiqueta, está ficando cada vez mais concorrido. Grandes nomes no meio das celebridades fazem questão de ostentar grandes marcas enquanto grandes lojas de departamento trabalham com grandes nomes na arara, sabe qual o nome disso? Acessibilidade.

Através de celebridades é trazido um comportamento, um estilo forte que predomina a muitos, chegando as ruas, isso é chamado de Trickle-Down.

estilo da celebridade

Quando vemos nas ruas pessoas usando suas inspirações criativas, chegando as lojas de luxo, chama-se Bubble-up.

Gosto de abordar estes dois fenômeno quando se refere a este vai e vem inspirado do ídolo a qualquer outra simples mortal. Virando consumo em massa MUITAS peças são cópias simplificadas para o mercado, seguidores e leitores de revistas e sites de Moda (Trickle-Down).

Moda popular é a cara do Brasil, não tem como negar que SOMOS extrovertidos, falamos alto, perdemos o censo da amizade com gringo que volta pro país dele chamando brasileiro de ”babadores de ovo”, somos mesmo os mais quentes e aqueles que exalam sensualidade, isso faz parte da nossa história, aí já é outro assunto… Mas o que mais se vê aqui, lá fora é ser popular, fazer parte de um todo comum, onde grupos mesmo com base de diferença de idade, pensam do mesmo jeito. Policêntrico é o nome dado a este tipo de se ”fabricar” Moda.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Ob7vObnFUJc&w=560&h=315]

Sempre o comércio da um jeitinho de arrumar aquela versão mais barata do tênis de salto que a Beyoncé usou e o mundo popularizou, faz um grande favor ao bom gosto grandes fabricantes de calçados, nos polpe de versões deste Tênis, por sinal, acho que até parou de ser fabricado, ufa.

Beyoncé – Love on top – Fonte: Pinterest

Estilo, não é definir o status socioeconômico de uma pessoa, não difere a sua localização, nem leva em consideração a sua cultura. Estilo pode estar em qualquer pessoa de qualquer tipo de formação psicológica e apoios dos pais, requer apenas uma coisa: CORAGEM.

Pode QUALQUER pessoa criar por sua vez um estilo próprio, o seu estilo, único e incomparável. Carregar uma imagem que não vimos normalmente choca e AINDA isso é um tabu, por isso pessoas estas pessoas são consideradas diferentes e se juntam com outras pessoas também diferentes.

Harajuko Girl. Fonte: Pinterest

Comportamento coletivo é quando nos referimos a ESTILO DE VIDA em massa, passando de pessoa para pessoa, como um vírus.

Na hora de se vestir, devemos levar em consideração que existem grandes nomes da cultura pop, pessoas idolatradas por tantos, infelizmente, estas ídolos são apenas status comercial, como se fossem vendedores de sua própria imagem. Mas isso já é um outro post que estou montando…

“ (…) é preciso ser como os outros e não inteiramente como eles, é preciso seguir a corrente e significar um gosto particular”(…) (LIPOVETSKY, 2008, p.44).

Sair da versão mobile