4 coisas que podem acontecer com a sua pele após espremer cravos e espinhas

FOTO: Canva

Apesar do “hábito” e, de algumas de nós, até gostar de espremer cravos e espinhas, esse comportamento pode acabar acarretando vários problemas à pele. Por isso, nesse post, reunimos as quatro coisas que podem acontecer com a sua pele após espremer cravos e espinhas. Veja e tente se controlar!

Primeiramente saiba…

Veja Também:

Espremer cravos e espinhas
FOTO: Canva

Como se formam os cravos (comedões)?

Entenda… No rosto e em praticamente todo o resto do corpo existem folículos pilosos (onde nascem os pelos) e, associados a eles encontram-se as glândulas sebáceas, responsáveis pela formação do sebo (substância responsável por manter a pele hidratada).

O sebo produzido na glândula é expelido através da abertura dos folículos (poros), quando há um excesso na produção do sebo, as células da parede interna do folículo acabam se soltando, se agrupando, causando o entupimento dos poros, provocando o surgimento dos famosos cravos (comedões).

Existem dois tipos de cravos (comedões):

Comedões abertos (cravos pretos) – Acontece quando o poro entupido é grande, largo, o chamado poro dilatado. O poro sendo mais aberto, leva a oxidação do sebo em seu interior quando em contato com o ar ambiente. Com a oxidação, forma-se uma espécie de “tampinha preta” que age protegendo a pele das bactérias presentes no ar. Por isso, os cravos pretos normalmente não viram espinhas.

Comedões fechados (cravos brancos) – Acontece quando os poros são menores e mais estreitos, assim, não há contato do ar ambiente com o sebo no interior do folículo, por isso não acontece a oxidação e não se forma a “tampinha preta”. No entanto, pode ocorrer a proliferação de bactérias que se alimentam do sebo acumulado no interior do folículo. Esse tipo de cravo, conhecido como “cravo branco”, pode vir a se tornar a temida espinha.

Veja Também:

Como se formam as espinhas (acne)?

A acne se forma quando há uma grande proliferação de bactérias dentro do cravo branco. Nosso sistema imunológico reage, na tentativa de eliminar a “invasão das bactérias” iniciando o processo inflamatório. Com isso, pele ao redor do cravo fica inchada, vermelha, formando uma saliência bem dolorida na região, podendo ou não ocorrer o acúmulo de pus. Quando isso acontece, não temos mais um cravo e sim uma espinha.

Veja Também:

O que pode acontecer com sua pele após espremer cravos e espinhas?

1 – Inchaço e manchas roxas

Depois de espremer cravos e espinhas, forma-se um hematoma. O lugar fica inchado e com uma coloração arroxeada. Pode demorar dias para que essa mancha desapareça, além da possibilidade de nunca mais sumir e ainda ficar mais evidente com o decorrer do tempo.

Veja Também:

2 – Manchas escurecidas na pele

O ato de espremer cravos e espinhas, pode provocar um processo inflamatório. Em geral, as inflamações na pele podem estimular a produção da melanina (proteína responsável pela coloração da pele, olhos e cabelos). Desencadeando o que chamamos de “hiperpigmentação pós-inflamatória”.

As manchas escuras podem variar de tons: indo das rosadas as vermelhas, acastanhadas ou pretas. Isso irá depender da tonalidade da pele e de quão profunda é a descoloração.

Embora a pele negra e morena serem as mais afetadas com o aparecimento das manchas escuras, peles claras não são imunes ao problema.

Geralmente, a maioria das manchas decorrentes da hiperpigmentação pós inflamatória desaparecerem rápida e espontaneamente, em alguns casos pode durar meses, anos, podendo ser até eternas. Portanto, melhor evitar, não é mesmo?

Veja Também:

3 – Agravamento da acne

É quase incontrolável a vontade de espremer cravos e espinhas, não é mesmo? Porém, apesar de muitas acharem se tratar de uma prática boba, na verdade, pode estar colocando em risco a saúde da sua pele.

Entenda… Ao manipular cravos e espinhas pode fazer com que a inflamação local aumente. Isso porque, ao pressionar a lesão você provoca um trauma na pele. Pode ser imperceptível a olho nu, mas, no local, fica uma ferida aberta, com isso, aumentam significativamente as chances das bactérias presentes nas mãos e, principalmente, embaixo das unhas penetrarem na lesão, o que certamente agravará o problema.

Veja Também:

4 – Cicatrizes de acne

A principal causa das cicatrizes na pele do rosto, está associada ao manuseio de cravos e espinhas. Se você pensa que ao espreme-los irá eliminá-los, está totalmente enganada! Isso certamente provocará uma piora no quadro, pois a inflamação se agravará impedindo que a lesão se regenere perfeitamente, originando a cicatriz.

E, isso não queremos de maneira alguma, não é mesmo? Portanto, cuide-se!

ATENÇÃO

As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos.

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias para receber mais dicas.

Sair da versão mobile