O cuidado da pele facial sem dúvida tem se aprimorado muito nos últimos anos. Mas com certeza um dos cosméticos que mais encontrou avanços foi o creme para o rosto. Por mais que a maioria das pessoas ainda não utilize este tipo de produto diariamente, ainda é possível encontrar muitos avanços positivos.
Entretanto isto faz com que o leque de opções para escolha seja muito amplo. Esta variedade tanto de marcas quanto de aplicações pode deixar algumas pessoas ligeiramente confusas. Então para te ajudar a não comprar o produto errado resolvemos criar aqui um
pequeno guia sobre como escolher o melhor creme para o rosto para sua pele. Vamos conferir?
O que são cremes para o rosto?
Cremes para o rosto são uma espécie de dermocosméticos, ou seja, cosméticos especialmente produzidos para atuar na qualidade da pele. Eles possuem ativos variados e que funcionam em versões para dia ou noite (onde você deveria utilizar uma para cada
turno).
Por mais que alguns não tenham uma ideia específica é necessário focar em um bom tratamento para a pele. Então, por exemplo, nunca se deve cometer o erro de utilizar um creme que seja focado em hidratação quando já se possui uma pele oleosa. Cada pele
possuirá um aspecto diferente e deve ser tratada de maneira individual.
A separação entre cremes de uso diurno e noturno existe por motivos bastante simples. Os cremes diurnos vão conter vários elementos que tentam evitar a perda de nutrientes e umidade para o sol. Já os noturnos focam em ações mais hidratantes.
Benefícios do creme para o rosto
O melhor creme para o rosto definitivamente precisa entregar um produto que seja exatamente aquilo que sua pele deseja. Mas como os problemas se repetem daria para fazer uma lista bastante comum de todos os benefícios que você pode encontrar em um creme facial.
Primeiramente não podemos ignorar o fator de hidratação, que é realmente o foco central de cada produto cosmético. É muito mais comum encontrar pessoas que precisam de hidratação. Embora isto não signifique que não haja opção para quem tem uma pele muito oleosa.
Há hoje tratamentos de pele oleosa em formato de creme facial, assim como tratamento para a prevenção e redução das acnes.
Outro ponto importante é que você terá um produto que ajudará a combater o terrível envelhecimento precoce.
Tipos de creme facial
Para facilitar o entendimento das variedades de creme para o rosto vamos listar aqui os principais tipos e benefícios que você pode encontrar. Assim fica mais fácil encontrar aquele que é ideal para utilizar no seu dia a dia.
Creme facial para hidratação
Muitos de nós não fazemos ideia de como realmente funciona a hidratação ideal de uma pele. Para hidratar a pele de nosso rosto não basta simplesmente jogar água, é preciso repor vários nutrientes e componentes lipídicos. Afinal de contas a hidratação da pele é feita de modo oleoso, e não simplesmente com água.
Assim é muito normal encontrar componentes como manteigas, ceramidas e outros óleos compondo os mais diversos cremes para o rosto com foco na hidratação. Porém não podemos esquecer de um dos componentes que mais ajuda a reter a água na pele e que
facilita a hidratação, que é o ácido hialurônico.
Creme para o rosto para rugas profundas e superficiais
As rugas são definitivamente um dos pontos mais desconfortáveis para a beleza de qualquer pessoa. Elas entregam de maneira invasiva a idade e normalmente são parte de um processo muitas vezes tido como irreversível. Entretanto as coisas não são bem assim!
Ter rugas é um fenômeno natural que pode acontecer em pessoas jovens também! E por mais de uma causa definida! Às vezes até mesmo a falta de hidratação pode iniciar o problema. Entretanto este é o efeito normalmente gerado pelos creme anti-envelhecimento.
No caso dos cremes anti rugas costumamos utilizar outros ativos que ajudam a aliviar as marcas de expressão e a suavizar a pele.
Creme para o rosto removedor de manchas (melasmas)
Os melasmas são problemas muito comuns nas mulheres, embora também possam ser encontrados em homens. Estas manchas são causadas pela exposição ao sol, que gera uma produção concentrada e anormal de melanina.
Por ser uma distribuição muito desigual e fora de padrão acaba sendo bastante incômoda para algumas pessoas. Então é normal que a maioria não se sinta confortável. O corpo normalmente se livra do problema com o tempo conforme a incidência do sol diminui, porém pode demorar meses.
Então existem cremes que irão promover a regeneração celular, dando uma qualidade superior à pele restaurada. Alguns até mesmo fazem um processo mais forçado com o auxílio de ácidos para conseguir gerar um resultado mais rápido.
Texturas dos cremes para rosto
Há alguns tipos de texturas de cremes que podem ser utilizados. Tudo vai variar dependendo do seu gosto e necessidade de utilização. Afinal de contas você pode ter mais de uma opção para compor o seu visual, principalmente se for necessário utilizar alguma maquiagem.
Um exemplo interessante é o sérum, que a cada dia mais tem sido uma opção, pois não dá uma sensação de melado, assim como entrega uma absorção mais rápida pelo rosto. O gel seria uma segunda opção bastante popular, sendo aplicada muitas vez em rostos com problemas de oleosidade.
E por último existe a aplicação clássica do creme em si. Ela é recomendada mesmo para quem já tem uma pele mais seca e não irá combinar o tratamento com nenhum tipo de maquiagem.
Veja Também:
Conclusão
Existem realmente uma variedade enorme de outros tipos de cremes para o rosto que você pode investir em seu dia a dia. Desde aqueles para quem tem pele sensível, cuja fórmula normalmente utiliza produtos e óleos naturais, até mesmo produtos veganos que sejam 100% cruelty free.
O fato é que o uso constante de um bom creme para o rosto para o seu tipo correto de pele traz resultados incríveis, tanto no curto, como no médio e no longo prazo. Basta você realmente gastar um tempo para escolher direito. Até a próxima dica!