Esfoliação: 4 Receitas Caseiras

O que não faltam na nécessaire de toda mulher são hidratantes, filtro solar, creminhos anti-sinais, para os olhos, isso fora os itens de maquiagem, pois é, mas o que muita gente não sabe é que quanto mais cheia a nécessaire, mais congestionada fica a pele.

Veja Também: Saiba como montar um kit para fazer unhas

Então, para poder aproveitar da melhor maneira todos esses aliados da beleza, a dica é investir na esfoliação. Para quem não sabe, a esfoliação, ou peeling, serve para renovar as células que vão descamando naturalmente e se depositam sobre a pele, deixando a pele mais lisinha, sem acnes, marcas, manchas, aspereza e estimulando a produção de células novas, com mais colágeno e hidratadas. E agora, com a chegada da primavera, esfoliar a pele é importante também para prepará-la melhor para receber o sol e deixá-la com uma cor uniforme.

Veja Também: Açúcar mascavo, um ótimo esfoliante caseiro

A esfoliação

Rosto

Para poder se submeter à esfoliação, a pele deve estar devidamente higienizada, depois é só aplicar a máscara ou sabonete em movimentos circulares, suavemente (a pressão dos movimentos pode ser maior em regiões mais propensas à oleosidade, como nariz, queixo e testa – zona T) de forma homogênea. Enxágue e, então, aplique um hidratante.

Veja Também: Receita caseira de máscara facial de Ivo Pitanguy

Corpo

esfoliação do Corpo
Já no corpo, primeiro umedeça a pele, depois, aplique o esfoliante em movimentos circulares, com pressão moderada e de forma homogênea. Dê mais pressão em áreas ásperas como joelhos, cotovelos e calcanhares. Enxágue e aplique um hidratante.

Veja Também: Receita de hidratante caseiro para pele com coco

Quando fazer

A dica é fazer a esfoliação dois dias antes de tomar sol, antes da depilação e dois dias depois, e sempre que se notar a necessidade de remover a células mortas da pele.

Veja Também: Depilação Definitiva: O que você precisa saber a respeito

Peles normais e ressecadas – As sessões devem acontecer, em média, uma vez por semana.

Peles oleosas – Devem receber o tratamento de duas a três vezes por semana.

Peles sensíveis – Já quem tem pele mais sensível, deve receber o tratamento, no máximo, uma vez por mês.

Em todos os casos, depois da esfoliação, a pele precisa ser hidratada.

Veja Também: 23 Dicas de Beleza que você precisa conhecer


Contra-indicação

Pele com acne inflamada, ferimentos aparentes, psoríase ou vitiligo não devem se submeter à esfoliação sem orientação médica.

Veja Também: Dia de Spa: 20 receitas caseiras

3 Receitas Caseiras de Esfoliantes

1. Máscara facial esfoliante (açúcar, aveia e mel)

Ingredientes

Veja Também: 8 Receitas Caseiras com Bicarbonato de Sódio

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Primeiro, lave o rosto abundantemente com água e, com o rosto ainda úmido, aplique o esfoliante em movimentos circulares e ascendentes, sempre caminhando para a lateral do rosto, no sentido das orelhas e margens do couro cabeludo.

Veja Também: Adstringente caseiro: as 4 melhores receitas

2. Máscara facial esfoliante para pele normal e seca

Veja Também: Dicas de beleza caseiras

Assim como a outra receita, misture todos os ingredientes depois de lavar o rosto com água abundante e, com o rosto ainda úmido, aplique o esfoliante em movimentos circulares e ascendentes, sempre caminhando para a lateral do rosto, no sentido das orelhas e margens do couro cabeludo. Aplique quinzenalmente e depois passe um hidratante ou um creme nutritivo.

Veja Também: 7 Receitas Caseiras de Beleza com Vinagre de maça

3. Máscara facial esfoliante para o corpo

Veja Também: Receita de peeling caseiro para clarear a pele

Misture bem e aplique no corpo durante o banho. Depois passe um hidratante. Importante! Não aplique no dia da depilação, nem antes nem depois, para não provocar irritações.

Veja Também: Limpeza de pele passo a passo

4 – Sabonete caseiro para esfoliação

Ingredientes

Veja Também: Receitas caseiras de beleza com bicarbonato

Modo de Preparo

Coloque a base picada em cubos em uma panela esmaltada e leve para derreter em fogo baixo, depois, coloque todos os ingredientes na mesma panela mexendo sempre até que fiquem bem misturados. Em uma bacia plástica coloque essa mistura e espere esfriar um pouco.

Com um batedor de claras misture novamente e com uma espátula comece a mexer. Assim ele começa a engrossar tipo um mingau. Em seguida coloque nas formas e leve ao congelador por 15 minutos.

Ao endurecer, desenforme e utilize.

Sair da versão mobile