Economize na viagem de férias

Fique atenta aos sinais de que você precisa de férias. Viajar é uma excelente oportunidade para se divertir, descansar e conquistar grandes aprendizados.

Veja Também: Os 10 melhores destinos para passar o Natal

No entanto, é preciso se planejar com muita calma. Se você ainda está pensando no que fará nas próximas férias, confira algumas dicas para sair da sua cidade sem gastar muito!

Veja Também: 5 dicas para economizar nas compras do fim de ano

economize na viagem de férias

Veja como economizar na viagem de férias

Passagens aéreas

Caso você queira ou precise viajar de avião, pesquise o quanto antes o preço das passagens áreas, pois conforme a data de embarque se aproxima, a possibilidade dos bilhetes estarem caros aumenta. Além disso, faça várias pesquisas, em dias, horários e companhias diferentes antes de finalizar a compra.

Veja Também: 5 Destinos para fugir do Brasil no verão

Segundo pesquisa da agência online ViajaNet, outro aspecto que influencia no valor das passagens aéreas é o dia de embarque. O estudo mostrou que quem viaja no sábado e na quinta-feira gastam menos do que quem vai no domingo, por exemplo.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Hospedagem

Quem vai fazer uma viagem de férias sozinho pode optar por ficar hospedado em um hostel (albergue), que nada mais é que uma pousada simples com quartos compartilhados. Assim, você pagará bem mais barato e poderá conhecer pessoas diferentes para acompanhá-lo nos passeios.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Foto: Pinterest

No caso de famílias ou grupos grandes, o melhor é alugar uma casa ou apartamento, pois sai mais em conta do que quartos individuais em hotéis e ainda permite que as refeições sejam feitas lá.

Pacotes de Viagem

Se quiser optar pelo combo hospedagem, passagem e passeio, analise as propostas com um agente de viagens e evite fazer parcelamentos. Dependendo do valor dos juros, você poderá voltar do seu destino e ainda ter que pagar substanciais parcelas da sua viagem de férias.

Veja Também: Bahamas: o paraíso na terra

Promoções

A viagem de férias que você está planejando vai acontecer daqui a alguns meses? Aproveite então para esperar uma promoção especial do site de passagens aéreas ou aquele feirão de viagens acontecer na sua cidade.

Veja Também: Passo a passo para tirar seu passaporte sem complicações

Destino

Assim como há companhias aéreas e tipos de hospedagem que saem mais em conta, há cidades incríveis onde o custo de vida é mais baixo. Pesquise destinos baratos e as opções de passeio que tem para fazer.

Veja Também: As 6 melhores cidades para curtir o friozinho a dois

Foto: Pinterest

Peça indicação

Caso tenha um amigo que acabou de voltar do lugar que você quer ir na sua viagem de férias, pergunte a ele quais foram seus gastos, se a hospedagem oferece algum desconto para amigos de antigos visitantes, além de dicas extras para aproveitar melhor a viagem sem gastar muito. Aproveite a experiência vivida por ele para conseguir alguns conselhos sobre o que fazer e o que evitar ao viajar para essa cidade.

Veja Também: Praia nas férias e seus cuidados especiais

Alimentação

Fazer as refeições em restaurantes locais pode ser uma boa alternativa para conhecer a culinária da cidade, mas também pode trazer muitos gastos. Para evitar esse custo extra, busque na internet e pergunte aos moradores quais são as opções boas e baratas. Caso queira consumir a alta gastronomia da região, escolha fazer isso de dia de semana e no almoço – quando o preço é mais baixo. Entre as refeições principais, opte por levar aos passeios lanches leves, como biscoitos, barras de cereal e sucos.

Locomoção

Você ficará hospedado próximo aos pontos turísticos que deseja conhecer na sua viagem de férias? Se a resposta for não, certifique-se de que a cidade conta com um bom transporte público para levá-lo aos passeios. O aluguel de carro só deve ser utilizado nos casos em que a cidade é grande e há poucos ônibus e metrôs para atender os turistas.

Veja Também: 5 motivos para usar óculos escuros

Passeios

Pesquise se haverá eventos na cidade a ser visitada e quais são os gratuitos. Muitas vezes, vale a pena montar um roteiro para seguir, com o que é mais barato – ou grátis – e em qual dia realizar a visita. Dessa forma, você não se perde e aproveita a viagem de férias da melhor forma.

Veja Também: Os 3 principais destinos da alta costura na Europa

Dinheiro físico

Limite o dinheiro que levará à praia e ao parque para comer petiscos e beber. Por exemplo, se você quer gastar R$ 50,00 no sábado, não saia de casa com mais do que isso e utilize o cartão de débito apenas para uma necessidade, como a compra de um remédio.

Veja Também: 50 itens de maquiagem e cuidados com os cabelo até 30 reais

Exterior

Em viagens internacionais, é importante utilizar apenas dinheiro e cartão de débito. Como as empresas de cartão de crédito convertem o valor em dólar no dia da compensação da fatura, o preço que você pagou em uma blusa, por exemplo, pode ficar maior quando você tiver que pagar a conta. Por isso, fique atento!

Veja Também:  5 dicas para acertar na compra do perfume importado

Trocar de moeda

Sair do país apenas com cartão e sacar o dinheiro na moeda local no destino pode não ser uma opção econômica. Verifique com o seu banco qual é a disponibilidade desse serviço e como são cobradas as tarifas nesses casos.

Veja Também: 10 acontecimentos e prazeres que nos deixam mais felizes

Taxas alfandegárias

Há países incríveis para fazer compras e renovar o guarda-roupa, além de comprar equipamentos tecnológicos. Mas será que essas promoções valem mesmo a pena com as taxas de bagagem? Em muitos casos, sim. Para isso, você deve se atentar às regras da alfândega, que permite o embarque de duas malas por passageiro de até 32 kg cada. Priorize o que não pode faltar na mala das férias, caso exceda o peso permitido, você terá que pagar as taxas de excesso de bagagem.

Veja Também: 8 Dicas para comprar roupas importadas online

Além disso, para evitar problemas com as malas de viagem, observe se as suas compras entram na cota de objetos pessoais. Bagagens com diversas blusas do mesmo modelo, por exemplo, podem levantar a desconfiança de que você irá revender os produtos no país e isso não é permitido. Portanto, se informe antes de preparar a sua mala e sair de viagem.

Veja Também: 9 Atitudes Simples para Transformar sua Vida

Lembrancinhas

Trazer presentinhos especiais a quem gosta é maravilhoso, mas desde que você faça a escolha certa. De nada adianta gastar dinheiro com lembranças do local visitado, se desconfia que a pessoa não vai gostar. Ou seja, dê preferência para objetos úteis, como chaveiros, para presentear a família e os amigos.

Veja Também: 5 Dicas para você escolher o presente para o namorado

Esteja aberto para mudanças

Quer visitar aquele monumento incrível e ainda comer no melhor restaurante da cidade em sua viagem de férias? Escolha um dos dois e pesquise outras alternativas para cobrir o programa que ficou para trás. O fato de não fazer passeio por questão de dinheiro ou porque tem muita fila não deve desmerecer a sua viagem – e sua felicidade de estar conhecendo um local diferente. Então, aproveite tudo sem estresse!

Sair da versão mobile