DIY: Faça você mesma um batom caseiro,rápido e fácil

Volta e meia gostamos de mostrar como economizar com dicas super simples, podendo criar os prórios sabonetes, hidratantes, esfoliantes, então, depois de mostrar aqui como fazer um batom de uma forma bem fácil, utilizando outros batons que você tem em casa, agora mostraremos uma outra maneira de criar seu próprio batom, e de uma forma bem mais divertida, já que dá para brincar, customizando as tonalidades, e isso utilizando itens que você, com certeza, deve ter em casa.

Quer saber como?

DIY: Faça você mesma um batom caseiro,rápido e fácil

Acredite, existe uma forma bem mais divertida e barata de ter um batom com a cor que você sonha…sabe qual? Utilizando um giz de cera velho!

Ok, tais cosméticos normalmente levam muitas substâncias químicas na composição, mas, como os batons são feitos com giz de cera atóxicos, não tem problema, sem falar que também são feitos basicamente com um único ingrediente e manuseados apenas por você.

Se interessou? Então, veja abaixo como preparar o básico desse tipo de batom caseiro e mostrar também algumas variações possíveis.

Veja: Como fazer e aplicar adesivos para unhas decoradas

Ingredientes

Mais: Tiaras com Flores: Dicas de como usar e como fazer a sua

Na hora de escolher um recipiente para o batom, procure escolher algo que não fique sujo nem empoeirado. Veja abaixo uma lista com algumas opções:

Aprenda: Esmalte caseiro passo a passo

Após escolher o recipiente a ser usado, limpe-o e esterilize bem com um pouco de sabão e água morna. Em seguida, pegue um chumaço de algodão, umedeça com álcool e esfregue por todo o objeto. Para alcançar todos os cantinhos, utilize um cotonete.

Deixe o recipiente por perto, preparado para receber o batom caseiro, pois ele começará a endurecer rapidamente, por isso, é importante já deixar o objeto aberto só esperando para recebê-lo.

Abra a embalagem do giz de cera, lembrando que tem marcas de giz em que ele vem revestido com papel, nesse caso, é só colocar o giz de cera em um recipiente com água quente por alguns minutos e, depois, simplesmente remover o envoltório, ou apenas, com a ajuda de um estilete, faça um corte ao longo do papel e puxe-o.

[Alert]Todas as partes do giz que não estiverem cobertas, devem ser jogadas fora, pois podem estar contaminadas com germes, bactérias.[/Alert]

Quebre o giz em quatro partes iguais, com as mãos ou com a ajuda de uma faca bem afiada, lembrando que quanto menor forem os pedaços, mais fácil será o derretimento e, claro, para misturar as cores.

Veja: Como recuperar produtos de maquiagem danificados

Fazer o batom usando o Fogão:

Você vai precisar de:

Veja: Aprenda a fazer sabonete líquido e em barra

Modo de fazer:


Coloque água em uma panela até alcançar aproximadamente de 2,5 a 5 cm de altura, para preparar um banho-maria. Depois, coloque uma tigela de inox ou vidro refratário por cima.

Acenda o fogo e deixe a água ferver, pois o vapor é que vai derreter o giz de cera, a manteiga e os óleos.

Assim que a água levantar fervura, abaixe o fogo, para evitar que derreta rápido demais.

Coloque os pedaços de giz de cera na tigela e deixe derreter, essa é a hora que terá que fazer as misturas que desejar (mas pode ser uma única cor também). Mexa de vez em quando com um garfo ou uma colher.

Acrescente a manteiga de Karité e o óleo de grau alimentício na tigela, lembre-se que esse óleo dará sabaor ao batom, uma dica, portanto, é escolher o óleo de coco, por exemplo. Quem quiser um batom translúcido, deve utilizar 1/2 colher (chá) de óleo; se quiser uma cor mais intensa, use apenas 1/4 colher de chá.

Continue mexendo os ingredientes até tudo derreter por completo, chegou a hora de adicionar os ingredientes opcionais (extratos, essências ou glitter).

Tire a tigela da panela (utilize um pano de prato ou uma luva culinária para não se queimar).

Despeje o batom dentro do recipiente reservado, quem quiser pode usar uma colher para facilitar o processo e não sujar tudo, ou, utilizar um funil, que vai facilitar e muito esse processo.

Deixe esfriar, que pode ser em temperatura ambiente ou na geladeira ou freezer.

Conheça: Receita caseira de aromatizador de ambiente

https://www.youtube.com/watch?v=aD-h7z4DDe8

Fazer o batom caseiro usando a chama de uma vela:

Você vai precisar de:

Conheça: Receitas caseiras para afastar mosquito da dengue

Modo de fazer:


Posicione e acenda a vela em uma superfície plana (que não corra o risco de ser danificada pelo calor da vela), com a ajuda de um fósforo. Uma dica é fazer isso perto de uma torneira para qualquer emergência.

Segure uma colher por cima da chama — a cerca de 2,5 cm de distância.

Veja: Spray de brilho caseiro com mel


Coloque os pedaços de giz de cera na colher e deixe derreter, o que vai demorar cerca de 30 segundos. Não se esqueça de mexer de vez em quando com um palito de dentes.

Chegou a hora de acrescentar a manteiga de Karité e escolher o óleo de grau alimentício. Lembrando que para um resultado translúcido, deve utilizar 1/2 colher (chá) de óleo.

Caso deseje uma cor mais intensa, use apenas 1/4 colher de chá.

Mexa bem os ingredientes até tudo derreter por completo, então, adicione os ingredientes opcionais, que são os extratos ou essências para melhorar o sabor ou glitter para deixar o batom mais brilhante.

Uma dica: Se ficar difícil segurar a colher, por estar quente demais, use uma luva culinária ou pano de prato.

Despeje o batom dentro do recipiente reservado, com a ajuda de um funil, até ficar bem derretido, lisinho e misturado.

Deixe esfriar (em temperatura ambiente ou deixando-o na geladeira ou no freezer).

Veja: Spray para pentear caseiro com soro fisiológico

[ninja-inline id=9469]

Dicas:

– Quer um batom com mais brilho? Na hora da preparação, substitua o óleo com grau alimentício por óleo de rícino.

– Utilize glitter para cosméticos (não aquela purpurina específica para artesanatos, pois até o glitter menor será muito grande para o propósito deste artigo), que podem ser encontrados em lojas de beleza físicas ou on-line.

– Utilize gizes metálicos para um batom com efeito mais perolado.

– Crie cores diferentes utilizando dois ou mais tons de giz.

– Acrescente extratos e essências para deixar o batom com aroma e gosto mais atraentes, lembrando que só serão necessárias uma ou duas gotas do produto de sua escolha (ex:Coco, Hortelã, baunilha, Toranja ou tangerina).

Sair da versão mobile