Dicas para você fazer uma maquiagem retrô

“Retrô” pode ser definido como uma tendência ou hábito do passado que voltou a ser usado, repaginado ou não.

E não é difícil encontrarmos tendências de moda de 50, 40 anos atrás nas passarelas e no mundo pop de hoje.

Veja Também: 10 opções de looks para um estilo retrô

A maquiagem retrô, por exemplo, está em alta em pleno 2015.

Características marcantes dos anos 60 e 70 estão presentes nos rostos de ícones da moda, da música e do cinema e estamos aqui para te dar dicas de como incorporá-las no seu dia-a-dia e no seu visual.

Veja Também: Shift Dress: Tendência da moda retrô

Veja como fazer uma maquiagem retrô

Anos 60

Se eu for resumir a maquiagem dos anos 60, eu diria: olhos marcantes. Olhos carregados de delineador e máscara pretos eram essenciais no visual dessa década. Para destacar celebridades atuais que usam esse estilo de maquiagem retrô eu escolheria Adele e Taylor Swift:

Adele e Taylor Swift usam maquiagem retrô

Apesar de Taylor Swift abusar no batom vermelho, a cor da boca dos anos 60 costumava se misturar com a cor da pele, assim como o look de Adele na foto acima.

Como exemplo original da época, vou mostrar a super modelo Twiggy, conhecida como “o rosto de 1966”:

Então vamos às dicas para uma maquiagem retrô, inspirada nos anos 60, mas em uma versão atualizada e moderna.

Você vai precisar de:

Veja Também: Erros de maquiagem que engordam o rosto

Antes de delinear os olhos, use um primer no rosto e a base ou . Lembre-se de não carregar nas correções para o look ficar natural.

O traçado dos olhos deve ser feito no estilo gatinho. Uma dica para quem não tem a mão muito firme é fazer um traço com o lápis antes e depois, com o delineador, modelar o traço até ficar neste estilo:

Veja Também: 5 Dicas para Você usar e abusar do delineador

Não tente fazer o traçado inteiro de uma só vez. Se achar melhor, faça com o delineador o traço do canto interior até a metade do olho primeiro e depois continue o traço até dar o efeito gatinho.

O ideal é que o traço comece fino na base dos cílios e engrosse no canto externo. Se não der certo, limpe com demaquilante e tente outra vez. Talvez você precise de um tempinho para se acostumar.

Veja Também: Automaquiagem passo a passo

A maquiagem retrô inspirada nos anos 60 costuma ser bem carregada, então abuse na máscara para cílios!

Por ser tão carregada nos olhos, a recomendação é que a boca seja mais clara, por isso indico o batom que se aproxime mais da cor da sua pele. Mas como vimos com a Taylor Swift, a repaginada é por sua conta e o batom vermelho também dá um toque especial!

Veja Também: Maquiagem que combina com vestido rosa

Anos 70

A novela Boogie Oogie da Rede Globo, que acabou agora em março, trouxe de volta algumas tendências da era disco dos anos 70. Muita cor e brilho compunham o look da época para combinar com as discotecas e músicas dançantes.

Veja Também: Pó translúcido: como usar, utilidades e dicas para não errar

Algumas marcas de cosméticos apostam nas sombras coloridas para esse inverno. E esse é o principal item dessa maquiagem retrô. Pouco destaque nos cílios e lábios finos também são marcas importantes da década de 70, mas como vamos fazer uma versão repaginada, você não precisa delinear os lábios para diminui-los, nem evitar a máscara de cílios.

Veja Também: Olho esfumado azul passo a passo

A dica que fica para antes de qualquer maquiagem retrô é aplicar um primer no rosto e depois um ou base translúcida apenas para cobrir as imperfeições. Nada de exageros, já que o visual era mais natural – principalmente na maquiagem retrô anos 70.

Veja Também: 6 Sugestões de Maquiagem Romântica

Para a inspiração desta década, um blush pêssego para peles claras e um bronze para as morenas e negras, deve ser aplicado na maçã do rosto.

Para a sombra indicado cores vivas, rosa azul ou verde. A sombra deve ser aplicada em toda a pálpebra. O delineador colorido, que combine com a sombra, também é indicado, sem necessariamente ser no estilo gatinho.

Veja Também: Dicas de sombras para olhos castanhos

O rímel deve ser aplicado com mais intensidade nos cílios superiores e não nos inferiores, para o look ficar o mais natural possível.

Taylor Swift, dessa vez em uma versão mais 70’s, já que ela abusa da maquiagem retrô, não importa a década de inspiração:

Veja Também: Maquiagem para noite passo a passo

Sair da versão mobile