8 Truques para decorar ambientes pequenos

Quando nos deparamos com ambientes pequenos, dúvidas quanto à decoração sempre pairam em nossa cabeça.

Na hora de decorar ambientes que não são muito espaçosos, é preciso levar em consideração, além da beleza, a harmonia, a utilidade e maneiras de fazer com que o espaço pareça maior.

Escolha elementos que deixem o espaço planejado e distribuído, com móveis e itens decorativos multifuncionais e que economizem espaço.

como decorar ambientes pequenos

1 – Abuse dos espelhos como itens de decoração

Use o espelho como item de decoração. Ele é um dos principais truques na hora da decoração de ambientes porque ajuda a propagar a luz pelo local, o que aumenta a sensação de mais espaço.

Escolha um espelho grande em uma das paredes principais do ambiente, ou um conjunto de pequenos espelhos.

Só cuide para o objeto não refletir áreas desagradáveis como banheiro, cozinha, ou que atrapalhe ao assistir à TV, por exemplo.

Conheça: 7 dicas para sua cozinha parecer maior

Veja: 7 coisas que você precisa fazer antes de comprar itens de decoração online

2 – Divida o ambiente harmoniosamente

Ao contrário do que se imagina, dividir um ambiente pode aumentar o espaço útil e isso pode ser feito através da decoração.

Em uma sala, por exemplo, um sofá, uma mesa, ou uma bancada podem servir de divisória para criar duas salas: a sala de TV e a sala de jantar, aumentando um ambiente pequeno.

Em um quarto, um biombo, uma mesa, uma parede falsa, ou uma escrivaninha são alguns exemplos de divisórias que podem fazer com que um ambiente pequeno se torne dois: um espaço para dormir, e outro para trabalhar.

Veja: Como decorar uma sala pequena

Veja: Como fazer a decoração de um quarto pequeno

3 – Prefira os móveis multifuncionais

Os móveis são itens essenciais pela utilidade, mas podem ser peças chaves também para a harmonia da decoração de casas pequenas. Nesse caso, prefira os móveis planejados e multifuncionais. Eles vão ajudar no melhor aproveitamento do espaço.

Pensar que o ideal é um móvel pequeno é errado. Móveis pequenos não comportam muita coisa, e o morador da casa precisa comprar mais, o que dá ao ambiente um aspecto de acumulação. A solução é escolher peças grandes, mas baixas, que dão uma sensação de maior amplitude.

Assim como as paredes, prefira os móveis com cores claras e neutras, que também fazem com que o espaço pareça maior.

Conheça: 5 Dicas de decoração para sala pequena

Conheça: Decoração minimalista para ganhar espaço

4 – Prefira cores neutras na parede

O estilo minimalista é o ideal para a decoração de ambientes pequenos. Aposte em paredes sem detalhes e com cores claras, que passam a sensação de um ambiente limpo e amplo.

Veja: Ideias de decoração para quarto de casal

Inclua detalhes coloridos na decoração

[ninja-inline id=9469]

Uma das características dos espaços pequenos é a falta de janelas que aumentam a luminosidade do ambiente. Elementos que ligam o interior ao exterior geralmente são escassos porque todo o espaço deve ser aproveitado. No entanto, isso pode ser quebrado.

Um dos elementos que podem ser usados na decoração de ambientes pequenos são as flores. Além de trazer detalhes de cor ao local – que combinados com as cores neutras dominantes aumentam a sensação de espaço –, elas criam uma conexão com o exterior.

Vasos vazios, copos, móveis, tapetes e toalhas coloridas também dão a mesma sensação. Invista nesses elementos!

Saiba: Como usar plantas artificiais na decoração de sua casa

5 – Organize tudo!

Utilizar nichos e prateleiras horizontais na parede é útil para decorar ambientes pequenos porque tira a necessidade de ter armários, baús, mesas e criados-mudos no nível do chão, desocupando espaço ao mesmo tempo em que organiza os objetos e outros itens de decoração presentes no quarto, ou na sala.

Veja: Como aplicar o Feng Shui na sua casa

6 – Use elementos que remetam à natureza

Utilize elementos que remetem à natureza em áreas como a sacada, cozinha e lavanderia para criar uma ligação com o exterior e fazer com que a decoração de ambientes pequenos seja uma extensão do lado de fora.

Mais: Decoração de quarto infantil: criatividade, estímulos e segurança

7 – Valorize linhas horizontais

Molduras para televisão, prateleiras e nichos em linhas horizontais são preferíveis na hora de decorar um ambiente pequeno. As linhas horizontais criam uma percepção mais alongada para o espaço e pode criar a ilusão de que o ambiente é maior, assim como os espelhos.

Veja: 10 itens que podem deixar a decoração de sua casa brega

Veja: 10 Erros mais Comuns na decoração da casa

8 – Luzes suspensas

Prefira as luminárias suspensas na hora de decorar ambientes pequenos. Além de darem um toque moderno no cômodo, no quarto, por exemplo, ela faz com que os criados-mudos para o abajur sejam aposentados, dando mais espaço ao ambiente.

Mais: 5 dicas para renovar a decoração da sua casa

Sair da versão mobile