Como cuidar corretamente da pele no inverno

Muita gente ainda pensa que a pele só precisa de cuidados especiais no verão, por estar mais à mostra e em contato direto com o cloro da a água do mar, além do sol ser muito mais intenso.

Veja Também: 10 dicas para você preparar pele para o verão

Pois é, mas é, justamente, no inverno, que a pele acaba ficando ressecada, portanto, precisando de uma atenção pra lá de especial, principalmente, as regiões do corpo que sofrem muito com a queda de temperatura, como os lábios, mãos, joelhos e cotovelos.

Para quem não sabe, essas áreas são muito mais sensíveis, e isso por possuírem um número muito baixo de glândulas sebáceas, que são uma proteção natural da pele, e sem ela, essas regiões acabam desidratando, escurecendo e até rachando.

Veja Também: Dicas para manter a pele hidratada no inverno

E, claro, você nem ninguém quer isso, não é? Então, resolvemos mostrar aqui, dicas de como cuidar corretamente da pele no inverno. Papel e caneta nas mãos, anote as dicas.

Como cuidar corretamente da pele no inverno

Veja como cuidar da pele no inverno

Um dos cuidados básicos, claro, é a hidratação, assim como o esfrega, esfrega no banho, pois se a pele já está ressecada e no banho você costuma usar muito sabonete, esfregando o corpo com esponja, por exemplo, saiba que isso só vai servir para remover o pouco da oleosidade que restou, ressecando sua pele ainda mais.

Mas nada de se desesperar, vamos mostrar aqui abaixo algumas dicas para prevenir e combater o ressecamento dessas áreas tão prejudicadas pela ação do tempo.

Veja Também: Como cuidar da pele ressecada

LÁBIOS


Os lábios sofrem logo, assim que a umidade do ar as temperaturas baixam, ficando super ressecados, e isso acontece porque eles são revestidos de mucosa, uma cobertura muito mais sensível do que a pele, então, qualquer mudança pode alterá-la, isso sem falar que a saliva sempre está presente e ajuda ainda mais a ressecar essa região.

Veja Também: Dicas para evitar lábios ressecados

Por isso, quer ter lábios sempre lindos e poder arrasar com batom matte?

Então a dica é ficar muito atenta, pois além do incômodo, qualquer pequena rachadura, se não for bem cuidada, pode causar fissura ou lesões, que podem servir de entrada para inúmeras bactérias.

Sendo assim, a principal recomendação é caprichar na hidratação labial. E uma ótima dica é usar o batom e o gloss como bons aliados na prevenção, já que eles impedem a ação do vento e a perda de água pelos lábios, sem falar que muitos já vêm com fator de protetor solar, formando uma barreira contra o ressecamento e o envelhecimento nessa região.

Veja Também: 10 tipos de batons que toda mulher deve ter

E atenção com os rótulos, na hora de escolher o produto certo para combater o ressecamento e as rachaduras, a dica é apostar em substâncias como ceramidas, óleos essenciais, depantenol, ácido hialurônico e alfa bisabolol.

Seus lábios racharam? Bom, nesse caso, então, a dica é deixar de lado o gloss e o batom e, infelizmente, até aquele com batom matte, que está super em alta.

Embora eles não prejudiquem a pele, quando o problema está instalado, eles acabam formando uma barreira impedindo a hidratação. Por isso, espere cicatrizar e só então volte a usar seu batom favorito. Enquanto isso, a dica é investir em protetores labiais com ação regeneradora.

Veja Também: Os 7 erros mais cometidos ao usar batom

MÃOS


Outra região super sujeita ao ressecamanto, dermatites e irritações devido ao contato com inúmeras substâncias químicas, é a pele das mãos.

E vale saber que se você vive às voltas com sabonetes em barra ou detergentes ao lavar as mãos, a dica, nesse caso, é usar luvas sem talco na hora de lavar a louça, ou trocar o sabonete em barra pelo líquido, que embora contenha detergentes, geralmente tem a vantagem de ter um pH mais neutro.

E outra dica é evitar os sabonetes conhecidos como antissépticos, que são extremamente secativos e podem piorar o problema.

Veja Também: Cuidados com a pele: 5 maneiras de manter suas mãos jovens

E, claro, ninguém vai passar o inverno sem lavar as mãos, então, a dica é, após cada lavagem, hidratá-las. Para isso, invista em óleo de silicone, no mínimo a 10%, que é para formar uma luva química, e também em Vitamina E, Vitamina A, ureia, ácido salicílico, depantenol (que é para evitar os microtraumatismos), além de protetor solar, já que as mãos estão sempre expostas, e filtro solar não deve ser usado só no verão ou quando tem sol.

Outra dica é investir em hidratantes de longa duração, que não saem mesmo com detergentes ou produtos de limpeza, geralmente, são à base de silicone que formam uma luva química de longa duração na superfície da mão.

Veja Também: Creme caseiro para mãos: veja 3 receitas

JOELHOS E COTOVELOS


Bem, agora vamos para aqueleas regiões que viram um verdadeiro terror nessa época do ano para algumas mulheres, os Joelhos e cotovelos, que além de ressecarem, também ficam escurecidos, e tudo por causa da falta de uma hidratação adequada.

E o pior é que muitas vezes você pode até pensar que está cuidando adequadamente, só que não, pois pode ser que a loção usada não seja a ideal.

Veja Também: Como cuidar dos joelhos e cotovelos ressecados

Quem já não percebeu que a pele dos joelhos muitas vezes fica mais escura que a das outras regiões? Pois é, e isso porque os joelhos e cotovelos têm a pele cheia de dobras, justamente, para proteger as articulações e garantir os movimentos, sem falar que também têm menos glândulas sebáceas, que produzem o óleo natural que lubrifica a pele.

Por sofrer mais atrito e fricção, isso acaba contribuindo para o ressecamento, escurecimento e a exposição solar da pele dessa região.

Veja Também: Como evitar e eliminar marcas no calcanhar

A dica é investir em hidratantes específicos, pois os comuns nem sempre resolvem nessas áreas mais secas e de atrito, embora contenham ativos que criam uma barreira na pele para manter a umidade, eles não possuem substâncias específicas para hidratar as camadas mais profundas.

Aposte também em cosméticos com ureia, que têm ação queratolítica, ou seja, esfolia e ajuda a afinar a pele, removendo aquela camada endurecida.

Veja Também: Esfoliação: 4 Receitas Caseiras

Outra boa aposta são ingredientes para hidratar e amaciar a pele são óleo de amêndoa, ácido lático, lactato de amônia e alantoína, ou mesmo hidratantes que contenham ácido salicílico, que também são indicados para penetrar mais nessa região, já que os poros são mais fechados.

E vale lembrar que os cuidados devem começar logo no banho, devendo ser usados sabonetes com formulações mais neutras e que façam pouca espuma que, geralmente, são menos agressivos e não retiram totalmente a camada de gordura que protege a pele.

Veja Também: Receita de hidratante caseiro para pele com coco

PÉS


Ok, nessa época do ano os pés não estão tão expostos aos danos externos como as mãos, mas, os pés também estão sujeitos ao atrito intenso dos sapatos e ao peso do corpo.

Os fatores ambientais, como frio, por exemplo, podem ter um impacto na condição de hidratação da pele dos pés. Sendo assim, o tempo frio e seco no inverno e o ambiente fechado do sapato podem comprometer a sua hidratação.

Veja Também: 5 Dicas para ter pés de princesa

Uma dica importante é na hora de esfoliar, que, aliás, pode contribuir para piorar o grau de ressecamento, por isso, a esfoliação deve ser feita a cada 20 dias e apenas na região plantar (a que toca o solo), pois essa região já é muito ressecada por não produzir glândula sebácea.

Então, nunca esfolie o peito do pé que já é naturalmente ressecado e com essa fricção irá ressecar ainda mais.

Veja Também: Receita caseira para recuperar os pés dos estragos

[ninja-inline id=9469]

Mas calma, nada de pés grossos e ressecados, e para isso, basta investir em um bom hidratante, que pode funcionar de duas maneiras: impedindo que parte da água saia do corpo (com o uso de silicone e seus derivados) ou mantendo a água dentro da pele (com substâncias como uréia, ácido hialurônico, lactato de amônia, glicerina e alantoína).

Veja Também: Pés ressecados: Saiba como tratá-los

A maior dica, no entanto, é ficar de olho não só nas substâncias do produto manipulado ou cosmético, como na sua concentração, para ter uma hidratação efetiva.

Sendo assim, anote aí, invista em produtos que contenham:

Tudo isso em cremes e emulsões com partículas de água no meio oleoso — chamadas emulsões água em óleo.

Já sabendo que essas concentrações podem ser manipuladas, mas já existem no mercado cosméticos que contêm esses princípios ativos nessa mesma concentração.

Veja Também: Agora é a hora de turbinar os cuidados com os pés

Pronto, agora é aproveitar essas dicas e desfilar com a pele linda e hidratada.

Sair da versão mobile