Dicas para manter a pele hidratada no inverno

Como já falamos algumas vezes por aqui, o inverno é a estação em que a pele acaba ficando mais ressecada, já que com as temperaturas mais baixas, a tendência é as pessoas optarem por ambientes fechados, o que, além de ressecar a pele, acaba aumentando as chances de exposição da pele aos vírus, bactérias, entre outras doenças próprias de lugares sem muita circulação de ar.

Veja Também: Dicas para evitar lábios ressecados

E não pense que só a pele do rosto sofre com o ressecamento nos dias mais frios, não, o corpo inteiro sofre e merece uma atenção redobrada no inverno, já que o clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, que significa a desnaturação das proteínas da pele.

Veja Também: Saiba como hidratar o corpo

pele hidratada e bem cuidada no inverno

Sendo assim, durante o inverno os cuidados com a pele devem ser redobrados para manter a cútis livre do ressecamento e do aspecto esbranquiçado, e para isso não tem outra alternativa que não seja a hidratação.

Veja Também: Receitas de máscaras caseiras para todos os tipos de pele

Quando usar

manter a pele hidratada no inverno

Quem tem pele normal ou levemente ressecada deve fazer a hidratação pelo menos uma vez ao dia, de preferência, após o banho.

Quem tem pele ressecada precisa de mais hidratação, assim, devem ser aplicados os cremes de 2 a 3 vezes ao dia.

Veja Também: Creme caseiro para mãos: veja 3 receitas

Quantidade

Quanto à quantidade, para que a pele não fique oleosa, o recomendado é aplicar uma quantidade que permita um deslizamento das mãos logo após a aplicação, sem que a pele fique melada ou escorregadia.

Veja Também: A pele negra e seus cuidados específicos

Dicas para manter a pele hidratada

Dicas para manter a pele hidratada
– Muita gente ainda pensa que só no verão devemos beber muito líquido, mas o fato e que no inverno diversos fatores fazem com que a pele fique mais ressecada, portanto, procure beber, no mínimo, 2 litros de água por dia.

– Para manter a pele hidratada use filtro solar todos os dias, mesmo se o tempo estiver fechado.

– É comum se querer ficar embaixo do chuveiro quente nessa época do ano, no entanto, a recomendação é evitar tanto os banhos quentes como os muito demorados, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele.

– Se você costuma se ensaboar demais, saiba que essa prática contribui para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele, portanto, pegue leve.

– Uma outra dica importante para manter a pele hidratada é se for tomar mais de um banho por dia, deixar para usar sabonetes em apenas um deles, e no outro, se não tiver suado muito, tipo, feito exercícios físicos ou andado durante um certo tempo, apenas ensaboe as áreas de dobras (axilas, virilhas e nádegas) e pés.

– Procure sempre aplicar o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – aproveitando o vapor pós-banho, causada pelo aquecimento do chuveiro, pois ele ajuda na penetração do creme.

– Se sua pele for oleosa, como cútis com acne, evite hidratante comum no rosto, use um oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

Veja Também: Peeling para manchas de acne

manter a pele hidratada no inverno
– No inverno, muitas pessoas sofrem com lábios rachados, já que eles também costumam ressecar muito no inverno, portanto, em locais de clima frio e seco, procure usar hidratantes labiais para evitar possíveis rachaduras. Existem alguns umectantes, compostos com substâncias que mantém a pele umedecida, para lábios, além de batons hidratantes que não só hidratam, como também deixam os lábios mais bonitos.

– Fique atenta aos cremes à base de silicone, alantoína, ureia, pantenol e cerâmidas, eles conferem proteção contra ressecamento e aspereza.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.