Como preparar em casa um creme nutritivo para ter cabelos saudáveis

A maioria das mulheres gosta muito dos seus cabelos e gosta, também, de cuidar deles.

Separamos aqui algumas receitas para você preparar um creme nutritivo para ter cabelos saudáveis.

Atualmente temos diversas opções de produtos nas farmácias e supermercados que prometem nutrir seus cabelos.

Porém, muitas pessoas acabam por preferir usar métodos mais caseiros para essa função, seja para economizar ou por acreditar que essa técnica é mais efetiva.

Dividimos o artigo em dois grupos de produtos que podem ser utilizados para hidratar ou nutrir os cabelos: os óleos e as manteigas. Por fim, também separamos uma receita de creme nutritivo para ter cabelos saudáveis que você pode preparar em casa (isso seria um pouco mais trabalhoso do que utilizar óleos ou manteigas, mas o resultado vale a pena!).

Veja: Como fazer máscara de abacate para o cabelo

Como preparar em casa um creme nutritivo para ter cabelos saudáveis

1. Óleos

Quando nos referimos aos óleos, falamos de óleos vegetais. Esse tipo de substância é muito indicada e adorada por muitas mulheres pelo fato de garantir uma boa hidratação aos cabelos, além de servir para todos os tipos de cabelo, sem restrições (lisos, ondulados, crespos, com química, curtos e longos).

Conheça: Os muitos benefícios do óleo de coco

Para melhores resultados, utilize óleos 100% naturais, como:

Porém, você também pode utilizar outros que não são 100% puros, como o azeite de oliva (sim, o de cozinha) ou o óleo de amêndoas encontrado em farmácias. O que muda, nesse caso, é o tempo que você deixa o produto agir nos cabelos.

Veja Também: Receitas caseiras para cabelos quebradiços e elásticos

Como usar:

Aplique o óleo em todo o comprimento dos cabelos secos (e sujos), garanta que todas as mechas e fios foram banhados com o óleo e deixe agir por PELO MENOS uma hora (você pode, inclusive, dormir com o óleo nos cabelos, apenas tomando cuidado para não sujar nem manchar nada).

Caso você esteja utilizando óleos que não são 100% puros, deixe o produto nos cabelos por NO MÁXIMO uma hora e meia.

Em ambos os casos, após passado o tempo de ação, lave os cabelos normalmente (com shampoo e condicionador), assegurando-se que todo o óleo foi retirado.

Veja Também: Receitas caseiras para cabelos fracos

2. Manteigas

Assim como os óleos, as manteigas vegetais podem ser utilizadas para hidratar e nutrir os cabelos. Elas também são indicadas para diferentes tipos de cabelo. O que vai determinar o uso de manteiga ou óleo é a sua preferência.

A principal diferença é o fato de que as manteigas devem ser derretidas em banho maria antes de serem aplicadas nos cabelos, tirando isso, o modo de aplicação e o tempo são os mesmos (mínimo de uma hora). Após completado o processo, lave os cabelos normalmente.

Conheça: Melhores tratamentos para cabelos secos – Receitas caseiras

Entre os tipos de manteiga mais indicados estão:

Ambos os produtos podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais.

Mais: 3 receitas de máscaras caseiras para o cabelo

Agora, separamos para você uma receita caseira de creme nutritivo para ter cabelos saudáveis: essa receita é indicada para quem deseja reparar danos em seus cabelos, além de deixá-los brilhantes e sedosos.

Ingredientes:

Veja: Como fazer hidratação no cabelo com babosa: 5 Receitas Caseiras

Como fazer:

Confira: 5 receitas caseiras para tratar cabelos danificados

Você pode guardar esse creme em um local fresco e arejado e ele terá validade de até um mês. Caso o deixe na geladeira, ele pode durar mais porém ficará endurecido. O ideal é manter a maior parte na geladeira e retirar uma parte que será usada para manter à temperatura ambiente.

Como usar:

É recomendado utilizar o creme uma vez por semana.

Mais: 5 Receitas Caseiras para Hidratar o Cabelo

Sair da versão mobile