Corset para afinar a cintura: Pros e Contras

Quando observamos a história da busca pela beleza feminina, encontramos referências de desejo por uma cintura fina desde o século XVIII. Aliás, é desde esse século que muitas mulheres se valem de um acessório bem específico para conseguir o efeito de cintura muito fina: o corset.

A peça que voltou com tudo a moda gera bastante discussão entre os médicos. Afinal, quais são os prós e contras de usar corset para afinar a cintura? É o que você vai conferir agora nesta matéria. Tome nota!

Veja: Como escolher o corset correto

Mais: 10 dicas para você conseguir uma Cintura Fina

Tight Lacing para afinar a cintura

Entendendo o mecanismo do corset para afinar a cintura

Para que seja mais fácil compreender quais são os riscos que essa peça oferece para a sua saúde, é essencial saber de que maneira ela age sobre o corpo para transformá-lo.

A técnica aplicada para que o corset afine a cintura é conhecida como tight lacing (que significa laço apertado) e consiste em usar fitas que apertem as costelas. A pressão feita na cintura, pelo acessório, faz com que as últimas costelas (chamadas de costelas flutuantes porque não são fixas e podem se mover) sejam empurradas.

Concluindo a redução aparente da cintura se dá por meio da criação de uma deformidade na sua caixa torácica.

Veja Também: 5 Modelos de Vestido para afinar a cintura

Quais são os pros?

Conheça os argumentos que são usados a favor do uso de corset para afinar a cintura.

1 – Se feito sob medida…

A grande preocupação dos médicos, em relação ao uso do corset para afinar a cintura, é que a peça seja de tamanho inadequado, isto é, que pressione os pontos errados do corpo.

Para quem está pensando em optar pelo corset é fundamental mandar fazer uma peça sob medida, o tamanho deve ter entre 10 e 15 cm menos que a cintura.

Além disso, deve ser feito dos materiais corretos e pressionar os pontos estratégicos para redesenhar a cintura sem machucar ou atrofiar as costelas.

Conheça: Dieta do Mel para você afinar a cintura

2 – Sensualidade

É difícil não aliar ao corset uma ideia de sensualidade, não é mesmo? Esse é um argumento que muitas mulheres adotam para justificar o uso do acessório.

Se você quer apenas adicionar um pouco de estilo ao seu look, mas não irá permanecer horas com essa peça pode até encontrar no corset um aliado.

Mais: 6 Dicas para Você Afinar Cintura

Quais são os contras?

Para quem ainda está pensando em usar corset para afinar a cintura, é importante saber que esse acessório pode representar um grande risco para o seu corpo.

1 – Deformação na caixa torácica

Como foi explicado, acima nesse artigo, o aperto produzido pelo corset age empurrando as costelas, que não são fixas, de maneira a criar uma espécie de deformação na sua caixa torácica.

O grande risco está no fato de que a função das costelas é proteger os órgãos, a partir do momento que elas são deslocadas deixam de oferecer essa proteção.

Veja Também: Tendência Acinturada: Amarrando Faixas, Blusas, Casacos, Cintos num Truque de Styling para a Silhueta

2 –  Pode acarretar no surgimento de varizes

Quando pensamos no aperto que a técnica do tight lacing cria nos damos conta que a circulação é prejudicada.

Com a dificuldade de passar pela região abdominal, o sangue acaba ficando retido nas pernas o que representa um grande risco de desenvolvimento de varizes.

Aprenda: 9 Dicas de roupas para afinar silhueta

3 – Cuidado com a postura

O uso do corset para afinar a cintura também pode prejudicar a sua postura, pode parecer num primeiro momento que o acessório contribui para deixar a coluna mais ereta, mas na verdade isso não acontece.

O uso prolongado da peça pode trazer muitos problemas.

Mais: Dicas de roupas que afinam a silhueta

4 – Dificuldade para respirar

Nas mulheres a respiração é quase que totalmente abdominal, e assim, quando se está usando um corset apertado que dificulta o movimento do abdômen, é possível desenvolver dificuldades respiratórias. Será que para ter uma cintura mais fina vale todos esses sacrifícios?

Veja Também: 7 coisas que fazem você ficar mais atraente

Sair da versão mobile