Obesidade: sua vida pode está em risco

Cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos com regularidade é essencial para manter a saúde sempre em dia. A obesidade de adultos e crianças está cada vez mais comum hoje em dia, já que muitas pessoas têm o hábito de consumir alimentos muito calóricos e gordurosos, além de não praticar nenhum tipo de atividade física. Para evitar a obesidade em qualquer faixa etária, é imprescindível manter uma alimentação saudável e abandonar o sedentarismo.

Veja Também: 11 alimentos para ajudar a emagrecer

Você conhece os riscos da obesidade para a saúde? Infelizmente muitas pessoas que estão acima do peso ou obesas nem imaginam como o excesso de peso pode prejudicar a sua saúde de uma maneira geral. Isso é muito comum, pois poucas pessoas procuram saber detalhes da saúde, principalmente antes dos quarenta anos de idade. Muitos jovens acham que não podem ficar doentes, e por isso não dão tanta atenção à saúde.

Veja Também: Os 10 piores alimentos para a saúde

Conheça os riscos da obesidade

A seguir, conheça os principais riscos da obesidade e descubra porque é tão importante cuidar da alimentação e manter hábitos saudáveis.

Os riscos da obesidade para a saúde


O que muitas pessoas não sabem é que o excesso de peso pode prejudicar o sistema imunológico e, por isso, aumentar as chances de infecções e diversos outros problemas de saúde. Isso acontece porque a obesidade é responsável por aumentar a reação inflamatória do organismo em um nível mais alto do que o normal. Além disso, de acordo com alguns estudos, o tecido adiposo produz substâncias que prejudicam o trabalho da defesa natural do organismo. Assim elas não conseguem impedir a entrada de vírus e bactérias, por exemplo.

Veja Também: Dieta líquida, emagreça rápido e com saúde

obesidade na infância

O risco de câncer de mama também está associado a obesidade. Sendo assim pessoas que já foram obesas têm mais chances de desenvolver esse tipo de câncer. Para reduzir as chances de desenvolver câncer, jovens obesas e que estão acima do peso devem ter mais cuidado com o seu estilo de vida e fazer uma reeducação alimentar. Vale lembrar que a obesidade não prejudica somente a estética, mas principalmente a saúde.

Veja Também: Qual te ajuda a perder mais peso, Dieta ou Exercício?

Entre os principais riscos da obesidade para a nossa saúde, também vale destacar os seus perigos para mulheres que já passaram pela menopausa, já que a doença aumenta a quantidade de hormônios femininos no sangue. Por esse motivo, mulheres obesas que já passaram por esse período, o risco de ter câncer de mama aumenta em 20%. A melhor alternativa é prevenir tratando a obesidade.

Veja Também: Dieta Radical: Perca até 5 Kg em 3 dias

obesidade

Veja a seguir outras doenças e problemas que estão relacionados com a obesidade.

Doenças causadas pela obesidade

  • Diabetes tipo 2
  • Pressão alta e infarto
  • Colesterol alto
  • Depressão
  • Cálculo biliar e doença na vesícula biliar.
  • Problemas no fígado.
  • Osteoartrite (deterioração das articulações)
  • Gota (doença que afeta as articulações)
  • Problemas pulmonares e apnéia do sono
  • Infertilidade e irregularidades no ciclo menstrual.

Veja Também: Melhores suplementos alimentares para emagrecer

Para evitar os riscos da obesidade é preciso controlar a alimentação consumindo alimentos saudáveis e nutritivos, e também abandonar o sedentarismo que contribui para o surgimento de uma série de doenças. Quem já está acima do peso ou obeso deve procurar ajuda médica para fazer um tratamento para emagrecer.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.