7 coisas que você precisa fazer antes de comprar itens de decoração online

A facilidade da entrega, escolher produtos no conforto do seu próprio computador e com a praticidade de pagamento com transações automáticas, a compra de itens de decoração online é praticamente irresistível.

Apesar de todas as vantagens e benefícios, algumas questões devem ser levadas em consideração antes de efetuar a compra desse tipo de produto online.

Descubra agora, o que você precisa inevitavelmente avaliar antes de comprar itens de decoração online.

O que avaliar antes de comprar itens de decoração online

1 – Pré-compra

A loja que vende itens de decoração online possui meios de contato?

Uma loja de itens de decoração online que possui canais diretos de diálogo com o cliente permite que dúvidas sejam tiradas sobre os produtos, meios de entrega, formas de pagamento…

Esses canais podem ser telefone, e-mail, redes sociais e formulários de perguntas que devem estar visíveis para o contato direto.

Ter essa segurança vai fazer com que sua compra seja melhor aproveitada e que você fique tranquila em relação a qualquer problema que pode acontecer, já que a loja pode ser contatada a qualquer momento.

A velocidade em que a loja responde os questionamentos também conta. Uma loja confiável está atenta a todo o momento no que o cliente tem a dizer.

Veja: Como usar plantas artificiais na decoração de sua casa

Mais: Como aplicar o Feng Shui na sua casa

2 – Possuir CNPJ

O Procon alerta que lojas – mesmo as onlines – que tenham o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica são confiáveis. O cliente também deve ser acesso ao CNPJ em local visível no site do comércio.

Página segura no navegador

A maioria dos navegadores de internet identifica sites que não são seguros. Para saber se a loja que vende itens de decoração online é segura, na hora de preencher dados pessoais e número de cartão, o navegador vai dar a opção de você checar a segurança do site no ícone do cadeado ao lado do endereço da loja online. É só clicar no cadeado e verificar se o site possui certificado de segurança.

Veja: Decoração de quarto infantil: criatividade, estímulos e segurança

3 – Boa reputação

Procure depoimentos online e de conhecidos que já usaram a loja de decoração online que você escolheu para saber sobre a reputação.

Baixa frequência de menções em sites de reclamação e comentários positivos de outros clientes através das redes sociais da loja online de decoração é uma boa dica de que a loja é confiável.

Não tenha medo de adicionar e conversar com um desses clientes e tirar dúvidas sobre como foi o atendimento da loja, se o prazo de entrega foi respeitado, se os produtos vieram sem defeitos. Dessa maneira, você ficará mais seguro para efetuar a compra online.

Conheça: 7 dicas para sua cozinha parecer maior

4 – Espaço disponível dentro de casa

Assim como um estudo prévio das cores e texturas do ambiente, procure saber o tamanho exato do lugar onde o item de decoração que você vai comprar online vai ficar.

Conheça também as medida dos itens de decoração que serão comprados online. Se o site não disponibilizá-las, procure entrar em contato com a loja para saber o tamanho do objeto.

Nas compras online, não dá para ver o objeto fisicamente antes de adquiri-lo. Por isso, é necessário que esse espaço esteja certo para que quando a compra chegar, ela caiba tranquilamente no lugar que você deseja que ela fique.

Veja: Como decorar uma sala pequena

5 – Disponibilizar acompanhamento do pagamento

As formas de pagamento disponíveis podem ser uma característica para checar se uma loja de itens de decoração online é confiável. Terceirizar o pagamento através de empresas como o PayPal e o PagSeguro são uma maneira de garantir mais segurança em relação aos dados financeiros, mas não é a única.

Uma loja online que oferece meios para o cliente acompanhar toda a transação do pagamento também impede fraudes e aumenta a transparência entre vendedor e cliente, um motivo para deixá-lo tranquilo quanto à segurança do site.

Veja: Como fazer a decoração de um quarto pequeno

6 – Rastreio das entregas

Assim como o acompanhamento das transações, uma loja de itens de decoração online deve oferecer informações sobre prazos e meios de rastrear as entregas.

Sites seguros dão ao cliente um número de rastreio que pode ser verificado no site dos Correios. Sites não confiáveis não fornecem esse recurso justamente porque podem não cumprir os prazos estipulados.

Conheça: 10 itens que podem deixar a decoração de sua casa brega

7 – Se a loja permite trocas

[ninja-inline id=9469]

Verifique se a loja de itens de decoração online oferece troca do produto em caso de defeito, ou se a compra não ser exatamente o que você queria quando a viu pessoalmente. De acordo com o Código do Consumidor, as lojas têm de ter esse mecanismo.

Com todos esses itens estudados, sua compra de itens de decoração online será mais fácil e compoucas chances de acontecer imprevistos. Escolha com cuidado, mantenha contato com a loja e nada dará errado.

Veja: 10 Erros mais Comuns na decoração da casa

Sair da versão mobile