Saiba porque e como usar máscaras para o rosto

Diariamente somos encorajadas a experimentar todo o tipo de tratamento facial, desde aquele para deixar a pele mais hidratada, mais viçosa, até o que promete isso ou aquilo, mas o que muita gente não sabe e nem sequer imagina é que todas essas promessas contidas nas mais variadas receitas podem ganhar uma ajudinha extra, sim, para isso é muito simples, basta apenas usarmos máscaras para poder intensificar todos os efeitos desses tratamentos.

Veja Também: Receitas de máscaras caseiras para todos os tipos de pele
máscaras para o rosto
Pois então, o mais legal é que essas máscaras, que intensificam os efeitos dos tratamentos faciais podem ser feitas em casa mesmo e, acredite, você vai poder perceber seus efeitos até ao se maquiar, pois ela vai ficar mais bonita, inclusive, a base corre menos risco de craquelar, então, por essas e outras a dica é passar a colocar as máscaras na sua rotina de cuidados com a beleza.

Veja Também: Receita caseira de máscara facial de Ivo Pitanguy

Vale frisar que nas máscaras para o rosto, a concentração dos ativos é maior do que nos cremes,ou seja, elas são muito mais potentes e melhor absorvidas que o seu creme diário.

Veja Também: Receitas caseiras para clarear a pele

Muitas podem ser as finalidades das máscaras para o rosto, umas são hidratantes, outras anti-aging ou clareadoras, e outras tantas deixam a pele viçosa, com melhor tônus e uma tonalidade bem mais uniforme, mas existem as antioleosidade, que descongestionam e diminuem o tamanho dos poros. Veja abaixo algumas delas e quais as suas indicações:

Veja Também: Oito formas de prevenir e atacar o envelhecimento facial

Máscara Hidratante

Indicada para peles secas, sem brilho e sem viço, geralmente, mais maduras, a partir dos 40 anos, quando os sinais ficam mais marcantes. Estas máscaras para o rosto são contra indicadas para pele oleosa, a não ser que esteja sensibilizada devido a algum procedimento estético.

Veja Também: 10 dicas para parecer mais jovem

Geralmente os ativos hidratantes mais usados são, vitaminas A, C, E e F, PCA-Na, ácido hialurônico, aloe vera, aquaporinas, óleos minerais como os de amêndoas doces, de semente de uva e de macadâmia e diferentes tipos de silicones.

Veja Também: 7 novidades em tratamentos Anti-idade

Máscara Calmante

Indicada para peles irritadas, como no caso de pós-peeling e pós-laser ou até mesmo depois de uma simples limpeza de pele. Mas também pode ser usada após exposições excessivas ao sol ou quando a pele ficar sensibilizada por excesso de frio.

Veja Também: Limpeza de pele passo a passo

Para esse fim geralmente são utilizados extrato de camomila, extrato de arnica, aloe vera, azuleno, alfa bisabolol, extrato de calêndula, ácido glicirrízico.

Veja Também: Mantenha a pele do rosto sempre bonita

Máscara clareadora

Indicada para peles que apresentam manchinhas, principalmente causadas por melasma, aquelas com coloração acastanhada que aparecem na face, principalmente nas bochechas, na testa e/ou no buço. As causas podem ser desde o uso de anticoncepcionais orais ou a gestação, mas o sol é o seu principal fator desencadeante. Quem possui sardas e pigmentações secundárias ao processo de fotoenvelhecimento também vai se beneficiar com essas máscaras para o rosto.

Veja Também: 3 tratamentos para eliminar manchas no rosto

Máscara para combater a oleosidade

É uma das máscaras para o rosto, indicada para quem tem pele que vive brilhando e com poros abertos, enfim, excelentes para as peles oleosas e acnéicas, principalmente em graus I e II da acne, quando existem muitos cravos e poucas e pequenas espinhas.

Veja Também: Rotina diária de cuidados com a pele do rosto

Geralmente os ativos são usados ativos como extrato de hammamelis, alfa e beta hidroxiácidos, ácido azeláico, retinol e retinaldeído.

Veja Também: Detox caseiro para livrar seu rosto das impurezas

Máscara multifuncional

Bem, se você não tem muita paciência para  fazer diferentes máscaras para o rosto, uma dica é investir nas multifuncionais, onde terá tudo que precisa em uma máscara só, poderá esfoliar, clarear, revitalizar, renovar, rejuvenescer, além de poder fechar os poros, ou seja, um rosto novinho em folha com uma só máscara.

Veja Também: 13 Dicas para você ter uma pele linda e saudável

Máscara Anti-idade

Indicada para peles com sinais de envelhecimento, tais como rugas finas, vincos e flacidez, tanto para as peles secas como para as oleosas, desde que apresentem algum grau de fotoenvelhecimento. No caso de peles secas as máscaras para o rosto podem ter dupla ação, tanto de hidratante como anti-aging.

Veja Também: Dicas para suavizar rugas na testa

Geralmente os ativos mais usados são células tronco, vitaminas C e E, ácido ferrúlico, ácido hialurônico, retinol e retinaldeído, alfa e beta hidroxiácidos, ômegas 3, 6 e 9, resveratrol, extratos como os da romã, do chá verde e do café.

Veja Também: Dicas para disfarçar rugas se maquiando corretamente

Aplicação das máscaras para o rosto

As máscaras para o rosto devem ser sempre aplicadas depois da limpeza, esfoliação e tonificação da pele.

Se for fazer uma esfoliação, deve-se cuidar para que seja de forma super delicada na pele ressecada, mas, no entanto, nunca deve ser feita em uma pele sensível, como logo após algum procedimento estético.

Veja Também: Peeling em lenço: nova mania para rejuvenescer

As máscaras para o rosto devem ser deixadas em contato como a pele  por cerca de 10 a 20 minutos e depois de retirá-las, se deve passar os cosméticos e o filtro solar.

Veja Também: Peeling para manchas de acne

Uso das máscaras para o rosto

Quanto a frequência, as máscaras hidratantes, anti-aging e clareadoras podem ser usadas uma ou duas vezes por semana, sendo que duas vezes é melhor que uma!

Quem for utilizar as máscaras antioleosidade ou para poros dilatados, deve aplicar no máximo uma vez por semana ou até mesmo de 15 em 15 dias.

Como as máscaras calmantes são utilizadas em situações específicas de sensibilização da pele, elas podem ser usadas duas a três vezes por semana.

Já as máscaras multifuncionais, com efeito esfoliante, não devem ser aplicadas mais de uma vez por semana.

Bem é isso, agora é seguir as dicas e compartilhar com a gente os resultados.

Sair da versão mobile