Como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas

Os danos que as tinturas e químicas causam nos fios de cabelo são inevitáveis, mas há maneiras de amenizá-los e deixar os cabelos bonitos e naturais.

Veja Também: Aposte nas luzes da moda

Prevenir esses danos ainda é a melhor maneira de fazer com que as químicas causem menos impacto e os especialistas em cuidados com o cabelo ainda recomendam mais o tratamento pré-química que o pós-química.

Aqui vamos listar algumas alternativas para preparar o cabelo antes de fazer luzes, ou outras químicas como alisamentos, tinturas e mechas.

Veja Também: Aprenda a fazer alisamento com maisena e leite – Receita caseira

Como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas

Descubra como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas

1. Cauterização a frio

Para fazer a cauterização a frio, que é um dos métodos recomendados antes de fazer luzes, você deve lavar os cabelos com shampoo transparente.

Com os fios úmidos, aplique uma máscara de hidratação de cabelos mecha por mecha. Esse hidratante deve ficar por cerca de meia hora nos seus cabelos.

Veja Também: Aprenda como fazer cauterização em casa

Depois de bem enxaguado, novamente mecha por macha, aplique queratina sem enxague. A queratina deve agir de 10 a 15 minutos com uma touca própria para hidratação.

A queratina não precisa de enxague então, após tirar a touca, seus fios estarão prontos para a química.

Veja Também: Como fazer uma queratinização caseira

2. Blindagem capilar

A blindagem capilar é um método parecido com a cauterização para preparar o cabelo antes de fazer luzes e químicas.

A blindagem age de dentro para fora, reparando as camadas capilares e permitindo que os fios não percam a hidratação e o brilho.

Veja Também: O que é blindagem capilar e como fazer em casa

Para fazer a blindagem capilar você vai precisar de produtos para isso, que são ricos em queratina, silicone e vegetais hidratantes.

Esses produtos são facilmente encontrados em lojas especializadas e em farmácias. Eles agem no fechamento de cutículas que estão desgastadas.

Mesmo depois de feitas as químicas, esse tratamento é recomendado para ser feito de dois em dois meses para manter a hidratação, o brilho e a saúde dos fios de cabelo.

Veja Também: Recupere seus cabelos fazendo um cronograma capilar

3. Reposição de proteínas

As proteínas são compostas por elementos que entram em contato com a queratina do cabelo, regenerando os fios.

Como as químicas os degeneram, a reposição de proteínas tanto antes, quanto depois de tratamentos podem ajudar na reconstrução dos cabelos já que elas vão preencher a fibra capilar.

Veja Também: Cabelos com luzes e mechas: Veja como cuidar

Para conseguir um resultado positivo, você pode fazer uma mistura de proteínas. Elas são proteínas em forma de aminoácidos, peptídeos e polipeptídos; proteína de colágeno, que torna os fios fortes e resistentes; proteína de trigo quartenizada, que vai manter o cabelo hidratado por mais tempo; a proteína de seda, que deixa os cabelos com brilho e a própria proteína de queratina.

Veja Também: 6 Dicas de como aumentar o brilho dos cabelos

Esses produtos podem ser adquiridos em lojas especializadas e em algumas farmácias.

As proteínas vão aderir aos fios de cabelo e irá prepara-los para a ação da química, como também são indicadas para recuperá-los após a aplicação da química.

Veja Também: Hidratação caseira para cabelos com luzes, mechas ou tinturas

4. Tratamento profissional

As dicas anteriores são ações que podem ser feitas em casa, por você, ou por qualquer pessoa. No entanto, os cabeleireiros também possuem produtos especializados em preparação e reestruturação dos fios antes e depois da química.

Veja Também: 10 Coisas que você precisa saber antes de pintar o cabelo

Muitos profissionais, no entanto, não oferecem uma preparação antes de fazer luzes e outros tipos de química.

Se você tem interesse em preparar os fios para que eles não saiam muito danificados, informe seu cabeleireiro para que, assim, ele faça um tratamento pré química com produtos hidratantes e fortificantes profissionais.

Veja Também: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

Todos os exemplos utilizados anteriormente podem ser feitos no salão.

É possível que com isso seu tratamento de pintura, alisamento, ou outro tipo saia um pouco mais caro, mas no fim, quando os seus fios não ficarem tão ressecados quanto podem ficar com esses tratamentos, você vai perceber que valeu a pena.

Sair da versão mobile