Saiba como cuidar da sua saúde no verão

O verão é a época mais divertida do ano: podemos usar roupas leves e coloridas, viajar, curtir a família e os amigos, sair, ficar ao ar livre e aproveitar o sol e o calor para pegar um lindo bronzeado.

Mas, apesar de ser a estação mais animada do ano, o verão requer muitos cuidados, que vão desde alimentação ao uso de protetor solar.

Confira abaixo valiosas dicas de como cuidar de sua saúde no verão:

Veja Também: Receitas de sucos funcionais para o verão

Como cuidar da saúde no verão

Cuidados necessários para manter a saúde no verão

1- Proteja sua pele contra os raios ultravioleta

Cuidar de sua saúde no verão tem que ser prioridade, principalmente proteger a sua pele dos raios solares usando protetores com o fator de proteção adequado para a sua pele. Essa atitude, não só no verão, como em todas as estações, pode prevenir o Câncer de Pele. O melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, pode levar à morte a partir de uma simples pinta, por isso fique sempre atento ao aparecimento de manchas em seu corpo, e não esqueça de reaplicar o protetor solar a cada duas horas.

Veja Também: Manchas na pele: Causas e tratamentos

2- Comece a cuidar de sua saúde no verão de dentro para fora

Cuidar da sua saúde no verão não se resume apenas na hidratação da pele e usar protetor solar regularmente. É importante evitar a desidratação, ingerindo muita água e sucos naturais para garantir a hidratação do corpo. Além disso, é preciso se alimentar – de preferência consumir alimentos saudáveis – de comidas leves, já que você provavelmente fará muitas atividades ao longo do dia e não terá tempo de descansar para fazer a digestão. Uma dica muito valiosa para quem vai viajar é estar sempre atenta ao local onde você irá fazer suas refeições, para não correr o risco de sofrer uma intoxicação alimentar e estragar a sua viagem. Evite maioneses e abuse das saladas temperadas com vinagre, azeite ou limão.

Veja Também: As principais tendências da Moda Praia 2015

3- Evite doenças como micoses e conjuntivite

No verão, é muito comum você ir à praia e/ou piscina e voltar com conjuntivite ou micose de  praia, por exemplo. Para evitar contrair qualquer doença e garantir a sua saúde no verão, higienize frequentemente suas mãos, principalmente antes das refeições e antes de tocar os olhos e outras partes do corpo. Sempre que chegar em casa lave as roupas de praia e toalhas com água e sabão e deixe-as secarem completamente ao sol, para evitar o crescimento de microrganismos.

Veja Também: Praia nas férias e seus cuidados especiais

4- Evite as queimaduras solares

A sua saúde no verão é mais importante do que um bronzeado, por isso, entre 10 e 16 horas não fique muito exposta ao sol, pois neste intervalo há um pico de raios ultravioletas, que causam as queimaduras solares. Caso você sinta a sua pele ardida e vermelha, utilize pomadas à base de cortisona, hidratantes com aloe vera e beba muito líquido para reverter a situação. Caso sinta febre e ocorra o aparecimento de bolhas em sua pele, procure um médico.

Sair da versão mobile