Calça Pantalona: Como incluir esse clássico da moda no seu estilo

Foi antes mesmo de a novela “Bogie Oogie” estreiar na Rede Globo que as calças pantalona voltaram à inspirar estilistas, lojas e mulheres de todo o país.

Veja Também: Tendências do Outono Inverno 2015

Na verdade, a volta desse clássico setentista se deu, primeiramente, com as atrizes e celebridades norte-americanas, que se entregaram às calças wide leg, como são conhecidas essas calças de corte reto e pernas amplas.

Veja Também: Como usar a sempre atual calça branca

Calça Pantalona

Descubra como usar a a calça pantalona com estilo e elegância

Se antes as pantalonas eram essencialmente fabricadas em linho e gabardine, hoje em dia é possível ter uma gama de tecidos, que variam dos mais fluidos aos mais estruturados, como o jeans. O resultado é uma flexibilidade nas combinações e nas variações dos estilos. Uma boa calça pantalona preta, por exemplo, pode compor looks do trabalho ao happy hour.

Veja Também: Como se Vestir para Trabalhar

Simetria

Algumas observações são importantes, no entanto. A principal delas é o comprimento das pernas. Por se tratar de uma calça de corte reto e de pernas largas, o comprimento não pode cobrir os pés por completo, ou seja, observe se o modelo que você está pesquisando deixa pelo menos a ponta dos seus pés à mostra.

Veja Também: Looks para mulheres com coxas grossas

Isso tem a ver com simetria, uma vez que deixando os pés aparentes dá uma noção de proporção ao look. Na mesma linha de raciocínio, a barra da calça não deve arrastar no chão, o que além de deselegante, é também pouco higiênico.

Veja Também: Looks para mulheres com seios pequenos

Ainda sobre comprimentos, a largura das pernas das pantalonas varia de acordo com os modelos. Existem modelos altamente conceituais, com pernas muito largas, que podem ser escolhidas para eventos como festas e shows. No dia a dia, prefira as de largura menos ousada. Fica mais fácil para combinar com outras peças e também não atrapalha a sua correria diária.

Veja Também: Look com a Cor da Moda Pantone 2015

Mulheres com quadris largos podem usar a calça pantalona?

Algumas de vocês devem estar perguntando “OK, entendi e acho lindo. Mas eu tenho o quadril largo e não sei se posso usar essa calça”. Mulheres, uni-vos! A calça pantalona é uma das mais versáteis e democráticas do guarda-roupas feminino, especialmente hoje em dia, com modelos e tecidos variados.

Veja Também: Quadris largos, saiba o que vestir para equilibrar a silhueta

Se a sua questão pessoal é quadril largo, observe então dois pontos: a altura da cintura da calça e a largura das pernas da calça. O corte reto, vindo da cintura, começa a abrir e ampliar para o desenho pantalona a partir do quadril e se estende até o tornozelo. Assim, ela ajuda a manter uma silhueta homogênea, independente do tamanho do corpo.

Veja Também: 9 Dicas de roupas para afinar silhueta

Como combinar com outras peças?

Para as que não se sentem confortáveis com calça de cintura “alta” (na verdade a cintura está no lugar certo), as versões de cintura média, em tecidos maleáveis como a malha, podem ser a opção ideal. Não se esqueça da regra de ouro da calça pantalona: Não pode arrastar no chão!

Veja Também: Aprenda a combinar o esmalte com o vestido de festa

Combinar a calça pantalona com outras peças é um jogo delicioso pra quem gosta de moda e de vestir-se bem.

Camisas sociais, camisetas, regatas, cropped tops, bodies… É testar e aprovar! O único conselho que eu dou, para evitar uma combinação desastrosa, é evitar usar camisetões e blusas PARA FORA da calça.

A calça pantalona cria silhuetas elegantes e super modernas, desde que possam formar uma figura geométrica harmônica com o seu tipo de corpo. Blusa para fora da calça, nesse caso, deixar o corpo sem forma.

Veja Também: 5 peças de roupa para mulheres com costas gordinhas

Look profissional

As combinações mais clássicas servem para o ambiente de trabalho e ocasiões mais formais. As pantalonas funcionam muito bem com camisas e blazers, completando com um cinto. Procure manter o blazer aberto, para manter sua figura alongada e atual.

Tops tipo frente-única, em tecidos mais nobres, também funcionam perfeitamente para o ambiente profissional, além de serem uma excelente opção para o happy hour.

Veja Também: Blazer feminino: Como usar

Look casual

Já as combinações mais despojadas servem tanto ao trabalho quanto ao lazer, podendo combinar com casaquinhos de linha ou tricô, regatas, camisetas, jaquetas e bodies. As versões em alfaiataria servem aos dois propósitos – trabalho e lazer – permitindo combinações diferentes entre acessórios e tops.

Veja Também: Inspire-se nas joias e acessórios das famosas

Calçados para usar com a calça pantalona

Quanto aos sapatos, a calça pantalona funciona melhor, em função do comprimento das pernas da calça, com sapatos de saltoSapatos de salto Anabela e meia-pata (aquele semi plataforma, que é mais alto na frente também), além de confortáveis, combinam com perfeição porque ajudam a alongar as pernas e dar mais fluidez ao movimento do tecido.

Mas nada impede usar a pantalona com rasteiras, desde que se observe a bainha da calça, para não arrastar no chão, como já falamos.

Veja Também: 10 sapatos que toda mulher precisa ter

Como eu gosto de dizer para as minhas clientes, moda é tentativa e acerto. Não tenha medo de experimentar e descubra quais os tecidos vestem melhor, quais te deixam mais confortável e siga as tendências com consciência. Assim não tem erro, podem ter certeza!

Sair da versão mobile