Cabelos oleosos: confira todas as dicas

Um dos problemas mais comuns referentes ao cabelo respeita à oleosidade, que compromete a saúde dos fios e a aparência estética pessoal. Afetando homens e mulheres em todo o mundo, os cabelos oleosos podem ser cuidados de modo a minimizar os efeitos desta perturbação e, sobretudo, a proporcionar uma vivência mais cômoda aos indivíduos.

Confira aqui todas as dicas e sinta-se bem com o seu cabelo.

Cabelos oleosos – como se caracterizam

A oleosidade capilar resulta da conjugação de um ou mais fatores (internos e externos), nomeadamente o excesso de produção sebácea glandular, desequilíbrios hormonais, regime alimentar pouco saudável, predisposição genética e exposição a ambientes que concentram um elevado nível de poluição.

Neste sentido, os fios apresentam-se frequentemente gordurosos e o cabelo tende a perder dinamismo, brilho e força, podendo apresentar uma tendência relativa para a queda.

Dicas que podem ajudar a combater o problemaProdutos para usar em cabelos oleosos

  1. Não lave o cabelo todos os dias – embora a ideia de limpeza diária lhe possa parecer a mais acertada, lavar os fios diariamente acabará por ter um efeito perverso, na medida em que as raízes necessitam de 24 horas para secar e, ao se manterem úmidas, ficarão mais oleosas devido ao aumento das secreções sebáceas.
  2. Utilize xampus adequados – isto é, um que seja especificamente formulado para cabelos oleosos e outro que, para proteger o equilíbrio dos fios, tenha um PH neutro.
  3. ‘Sim’ ao condicionador, mas somente nas pontas. Evite utilizá-lo nas raízes para não incitar ao aumento da oleosidade.
  4. Xô, água quente! – não faça uso da água quente para lavar o cabelo, dado que o calor estimula a produção de oleosidade. Como medida complementar, na última passagem de xampu, enxágue os fios com água fria para ajudar a fechar os poros.
  5. Adquira produtos de boa qualidade – este é um quesito de extrema importância, na medida em que o mercado atual apresenta uma multiplicidade infindável de artigos destinados à prevenção e combate da oleosidade capilar. Prefira produtos que já tenham alguma credibilidade e aconselhe-se junto do seu médico ou farmacêutico.

    http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=966608

  6. Deixe o cabelo secar ao ar e, caso tenha necessidade de utilizar o secador, faça-o na temperatura mais baixa e a uma distância considerável das raízes.
  7. Beba água para manter a hidratação do organismo e auxiliar a eliminação de toxinas, é fundamental ingerir uma quantidade mínima de 02 litros de água por dia. Adicionalmente, os chás e infusões estão também liberados para coadjuvar no processo preventivo contra os cabelos oleosos.
  8. Alimente-se como deve ser – um regime alimentar saudável é meio caminho andado para controlar este problema desagradável. Por isso, adote o consumo de leguminosas, carne, peixe, frutas, vegetais e cereais integrais e prefira-os em detrimento de doces, refrigerantes, frituras, alimentos gordurosos e processados que só contribuem para o agravamento do problema.
  9. Consulte um dermatologista para realizar um diagnóstico completo e personalizado. Caso seja necessário, este é o profissional de saúde indicado para prescrever um tratamento adequado ao seu caso particular.

 

Sair da versão mobile